Relatório de estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Carla Marisa Calixto
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/2078
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, sob a orientação da Professora Doutora Maria da Graça D’Almeida Sardinha. Numa primeira parte, procurou-se refletir sobre a importância do desenvolvimento da competência plurilingue no âmbito de uma sociedade caracterizada pelo seu crescente multiculturalismo. Neste contexto, a escola assume um papel fundamental enquanto entidade formadora de cidadãos plenos, com uma participação democrática ativa, capaz de olhar e interpretar a realidade circundante de forma informada e critica. Para tal, em muito contribui o contato com a literatura infanto-juvenil enquanto forma de desenvolver um bom nível de literacia em leitura, o que será certamente determinante para a formação da consciência cívica do aluno. Este é, aliás, um dos objetivos subjacentes à escolha da obra “ O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”: o de mostrar aos alunos a importância de olharmos a realidade de uma forma refletida, de fazer-lhes sentir que o colorido que a vida nos proporciona é mais importante do que a visão a preto e branco que muitos defendem. Por fim, e dada a componente de língua estrangeira do presente mestrado, uma inevitável reflexão sobre a importância da componente intercultural ao serviço de um cidadão cuja atitude se paute pelos valores do entendimento, da tolerância e respeito mútuos pela diversidade, assente na competência linguística, mas também na cultural. Em seguida, foi feita uma descrição do contexto onde decorreu o estágio pedagógico e uma análise crítica dos materiais de trabalho, após o que se segue o capítulo dedicado à atividade letiva desenvolvida. Nele, surgem as unidades didáticas lecionadas, acompanhadas das respetivas justificações pedagógicas e do desenvolvimento de aula. Os recursos didáticos utilizados encontram-se nos anexos, cuja remissão se encontra devidamente assinalada ao longo do corpo do texto. Por fim, um elenco das atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo não apenas na Escola Secundária Eng.º Acácio Calazans Duarte, mas também no Agrupamento de Escolas de Constância, local onde a professora-estagiária Virgínia Vieira se encontrava a lecionar.
id RCAP_1a127396dbf569ce0664d66e907b6a17
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2078
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágioEducação plurilingue oEducação interculturalA presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, sob a orientação da Professora Doutora Maria da Graça D’Almeida Sardinha. Numa primeira parte, procurou-se refletir sobre a importância do desenvolvimento da competência plurilingue no âmbito de uma sociedade caracterizada pelo seu crescente multiculturalismo. Neste contexto, a escola assume um papel fundamental enquanto entidade formadora de cidadãos plenos, com uma participação democrática ativa, capaz de olhar e interpretar a realidade circundante de forma informada e critica. Para tal, em muito contribui o contato com a literatura infanto-juvenil enquanto forma de desenvolver um bom nível de literacia em leitura, o que será certamente determinante para a formação da consciência cívica do aluno. Este é, aliás, um dos objetivos subjacentes à escolha da obra “ O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”: o de mostrar aos alunos a importância de olharmos a realidade de uma forma refletida, de fazer-lhes sentir que o colorido que a vida nos proporciona é mais importante do que a visão a preto e branco que muitos defendem. Por fim, e dada a componente de língua estrangeira do presente mestrado, uma inevitável reflexão sobre a importância da componente intercultural ao serviço de um cidadão cuja atitude se paute pelos valores do entendimento, da tolerância e respeito mútuos pela diversidade, assente na competência linguística, mas também na cultural. Em seguida, foi feita uma descrição do contexto onde decorreu o estágio pedagógico e uma análise crítica dos materiais de trabalho, após o que se segue o capítulo dedicado à atividade letiva desenvolvida. Nele, surgem as unidades didáticas lecionadas, acompanhadas das respetivas justificações pedagógicas e do desenvolvimento de aula. Os recursos didáticos utilizados encontram-se nos anexos, cuja remissão se encontra devidamente assinalada ao longo do corpo do texto. Por fim, um elenco das atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo não apenas na Escola Secundária Eng.º Acácio Calazans Duarte, mas também no Agrupamento de Escolas de Constância, local onde a professora-estagiária Virgínia Vieira se encontrava a lecionar.This thesis was developed for the Mestrado em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, under the supervision of Professora Doutora Maria da Graça D’Almeida Sardinha. In the introduction, it was made a reflection about the importance that the plurilingualism assumes in a growing multicultural society. In this context, school assumes a major role as formative entity, capable of developing the citizens’ democratic awareness, capable of looking at the reality in an informed, critical way. To achieve it, the contact with the infant-juvenile literature is a great contribute as it contributes to the development of the student´s civic conscience. This is one of the reasons why the story “ O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá” was chosen: to show the students the importance of looking around in an informed way, to make them feel that the joy that life gives us is more important than looking at it and living it in black and white. Finally, and given the foreign language component of this master, it follows an inevitable reflection about the importance of intercultural component for a citizenship based on the values of understanding, comprehension, tolerance and mutual respect for the diversity, based on a linguistic and also cultural competence. In the following chapters, it was described the context where the practice occurred and it was made an analysis of the work materials, followed by a description of the pedagogical practice. This last chapter includes the classes´ didactic justification as well as their developments. The lesson plans and the unit plans, as well as the materials are included on the attachments and its location is a duly indicated on the text. Finally, there is the description of the activities that took place not only on Escola Secundária Eng.º Acácio Calazans Duarte but also on Agrupamento de Escolas de Constância, where the trainee-teacher Virginia Vieira was teaching.Universidade da Beira InteriorSardinha, Maria da Graça Guilherme de AlmeidauBibliorumRamos, Carla Marisa Calixto2014-07-23T11:35:32Z2013-062013-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.presentationml.presentationapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.presentationml.presentationapplication/octet-streamapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.presentationml.presentationapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.presentationml.presentationapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.presentationml.presentationapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.presentationml.presentationapplication/octet-streamapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.presentationml.presentationapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.presentationml.presentationapplication/octet-streamapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.presentationml.presentationapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.presentationml.presentationapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10400.6/2078porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:37:54Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2078Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:47.615567Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio
title Relatório de estágio
spellingShingle Relatório de estágio
Ramos, Carla Marisa Calixto
Educação plurilingue o
Educação intercultural
title_short Relatório de estágio
title_full Relatório de estágio
title_fullStr Relatório de estágio
title_full_unstemmed Relatório de estágio
title_sort Relatório de estágio
author Ramos, Carla Marisa Calixto
author_facet Ramos, Carla Marisa Calixto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sardinha, Maria da Graça Guilherme de Almeida
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Carla Marisa Calixto
dc.subject.por.fl_str_mv Educação plurilingue o
Educação intercultural
topic Educação plurilingue o
Educação intercultural
description A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, sob a orientação da Professora Doutora Maria da Graça D’Almeida Sardinha. Numa primeira parte, procurou-se refletir sobre a importância do desenvolvimento da competência plurilingue no âmbito de uma sociedade caracterizada pelo seu crescente multiculturalismo. Neste contexto, a escola assume um papel fundamental enquanto entidade formadora de cidadãos plenos, com uma participação democrática ativa, capaz de olhar e interpretar a realidade circundante de forma informada e critica. Para tal, em muito contribui o contato com a literatura infanto-juvenil enquanto forma de desenvolver um bom nível de literacia em leitura, o que será certamente determinante para a formação da consciência cívica do aluno. Este é, aliás, um dos objetivos subjacentes à escolha da obra “ O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”: o de mostrar aos alunos a importância de olharmos a realidade de uma forma refletida, de fazer-lhes sentir que o colorido que a vida nos proporciona é mais importante do que a visão a preto e branco que muitos defendem. Por fim, e dada a componente de língua estrangeira do presente mestrado, uma inevitável reflexão sobre a importância da componente intercultural ao serviço de um cidadão cuja atitude se paute pelos valores do entendimento, da tolerância e respeito mútuos pela diversidade, assente na competência linguística, mas também na cultural. Em seguida, foi feita uma descrição do contexto onde decorreu o estágio pedagógico e uma análise crítica dos materiais de trabalho, após o que se segue o capítulo dedicado à atividade letiva desenvolvida. Nele, surgem as unidades didáticas lecionadas, acompanhadas das respetivas justificações pedagógicas e do desenvolvimento de aula. Os recursos didáticos utilizados encontram-se nos anexos, cuja remissão se encontra devidamente assinalada ao longo do corpo do texto. Por fim, um elenco das atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo não apenas na Escola Secundária Eng.º Acácio Calazans Duarte, mas também no Agrupamento de Escolas de Constância, local onde a professora-estagiária Virgínia Vieira se encontrava a lecionar.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06
2013-06-01T00:00:00Z
2014-07-23T11:35:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/2078
url http://hdl.handle.net/10400.6/2078
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
application/vnd.openxmlformats-officedocument.presentationml.presentation
application/vnd.openxmlformats-officedocument.presentationml.presentation
application/octet-stream
application/vnd.openxmlformats-officedocument.presentationml.presentation
application/vnd.openxmlformats-officedocument.presentationml.presentation
application/vnd.openxmlformats-officedocument.presentationml.presentation
application/vnd.openxmlformats-officedocument.presentationml.presentation
application/octet-stream
application/vnd.openxmlformats-officedocument.presentationml.presentation
application/vnd.openxmlformats-officedocument.presentationml.presentation
application/octet-stream
application/vnd.openxmlformats-officedocument.presentationml.presentation
application/vnd.openxmlformats-officedocument.presentationml.presentation
application/octet-stream
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior
publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136336320397312