As Potencialidades do Kamishibai Plurilingue na Educação Para a Diversidade Cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha,Francisco
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Faneca,Rosa Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-04582022000100031
Resumo: Resumo Os anos 90 ficaram assinalados por um conjunto de transformações de caráter socioeconómico, que alteraram as dinâmicas sociais, potenciando a interligação, a interdependência, a mobilidade, a superação de fronteiras, a redução do espaço e do tempo e o fluxo de informação, abrindo novas possibilidades de acesso à diversidade cultural. Todo este conjunto de perplexidades e de desafios marcam o nosso tempo e exigem um olhar renovado sobre o papel da escola e a aplicação de um novo paradigma de identidade e de cidadania. Daqui sobressai a importância do desenvolvimento de um leque alargado de competências (capacidades, conhecimentos e atitudes) que possam permitir uma maior interação com pessoas que são linguística e culturalmente diferentes. Com este contributo pretende-se aquilatar sobre os benefícios de promover a compreensão e a aceitação das diferenças culturais em contextos educativos através da utilização do kamishibai plurilingue.
id RCAP_cef307423d8c26f8ba1860ecdfa2b728
oai_identifier_str oai:scielo:S2184-04582022000100031
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As Potencialidades do Kamishibai Plurilingue na Educação Para a Diversidade Culturalkamishibai plurilinguemulticulturalismointerculturalidadeeducação interculturalaprendizagensResumo Os anos 90 ficaram assinalados por um conjunto de transformações de caráter socioeconómico, que alteraram as dinâmicas sociais, potenciando a interligação, a interdependência, a mobilidade, a superação de fronteiras, a redução do espaço e do tempo e o fluxo de informação, abrindo novas possibilidades de acesso à diversidade cultural. Todo este conjunto de perplexidades e de desafios marcam o nosso tempo e exigem um olhar renovado sobre o papel da escola e a aplicação de um novo paradigma de identidade e de cidadania. Daqui sobressai a importância do desenvolvimento de um leque alargado de competências (capacidades, conhecimentos e atitudes) que possam permitir uma maior interação com pessoas que são linguística e culturalmente diferentes. Com este contributo pretende-se aquilatar sobre os benefícios de promover a compreensão e a aceitação das diferenças culturais em contextos educativos através da utilização do kamishibai plurilingue.Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)2022-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-04582022000100031Revista Lusófona de Estudos Culturais (RLEC)/Lusophone Journal of Cultural Studies (LJCS) v.9 n.1 2022reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-04582022000100031Rocha,FranciscoFaneca,Rosa Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:32:03Zoai:scielo:S2184-04582022000100031Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:34:57.879957Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As Potencialidades do Kamishibai Plurilingue na Educação Para a Diversidade Cultural
title As Potencialidades do Kamishibai Plurilingue na Educação Para a Diversidade Cultural
spellingShingle As Potencialidades do Kamishibai Plurilingue na Educação Para a Diversidade Cultural
Rocha,Francisco
kamishibai plurilingue
multiculturalismo
interculturalidade
educação intercultural
aprendizagens
title_short As Potencialidades do Kamishibai Plurilingue na Educação Para a Diversidade Cultural
title_full As Potencialidades do Kamishibai Plurilingue na Educação Para a Diversidade Cultural
title_fullStr As Potencialidades do Kamishibai Plurilingue na Educação Para a Diversidade Cultural
title_full_unstemmed As Potencialidades do Kamishibai Plurilingue na Educação Para a Diversidade Cultural
title_sort As Potencialidades do Kamishibai Plurilingue na Educação Para a Diversidade Cultural
author Rocha,Francisco
author_facet Rocha,Francisco
Faneca,Rosa Maria
author_role author
author2 Faneca,Rosa Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha,Francisco
Faneca,Rosa Maria
dc.subject.por.fl_str_mv kamishibai plurilingue
multiculturalismo
interculturalidade
educação intercultural
aprendizagens
topic kamishibai plurilingue
multiculturalismo
interculturalidade
educação intercultural
aprendizagens
description Resumo Os anos 90 ficaram assinalados por um conjunto de transformações de caráter socioeconómico, que alteraram as dinâmicas sociais, potenciando a interligação, a interdependência, a mobilidade, a superação de fronteiras, a redução do espaço e do tempo e o fluxo de informação, abrindo novas possibilidades de acesso à diversidade cultural. Todo este conjunto de perplexidades e de desafios marcam o nosso tempo e exigem um olhar renovado sobre o papel da escola e a aplicação de um novo paradigma de identidade e de cidadania. Daqui sobressai a importância do desenvolvimento de um leque alargado de competências (capacidades, conhecimentos e atitudes) que possam permitir uma maior interação com pessoas que são linguística e culturalmente diferentes. Com este contributo pretende-se aquilatar sobre os benefícios de promover a compreensão e a aceitação das diferenças culturais em contextos educativos através da utilização do kamishibai plurilingue.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-04582022000100031
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-04582022000100031
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-04582022000100031
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Lusófona de Estudos Culturais (RLEC)/Lusophone Journal of Cultural Studies (LJCS) v.9 n.1 2022
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137404311830528