As Potencialidades do Kamishibai Plurilingue na Educação Para a Diversidade Cultural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-04582022000100031 |
Resumo: | Resumo Os anos 90 ficaram assinalados por um conjunto de transformações de caráter socioeconómico, que alteraram as dinâmicas sociais, potenciando a interligação, a interdependência, a mobilidade, a superação de fronteiras, a redução do espaço e do tempo e o fluxo de informação, abrindo novas possibilidades de acesso à diversidade cultural. Todo este conjunto de perplexidades e de desafios marcam o nosso tempo e exigem um olhar renovado sobre o papel da escola e a aplicação de um novo paradigma de identidade e de cidadania. Daqui sobressai a importância do desenvolvimento de um leque alargado de competências (capacidades, conhecimentos e atitudes) que possam permitir uma maior interação com pessoas que são linguística e culturalmente diferentes. Com este contributo pretende-se aquilatar sobre os benefícios de promover a compreensão e a aceitação das diferenças culturais em contextos educativos através da utilização do kamishibai plurilingue. |
id |
RCAP_cef307423d8c26f8ba1860ecdfa2b728 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2184-04582022000100031 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As Potencialidades do Kamishibai Plurilingue na Educação Para a Diversidade Culturalkamishibai plurilinguemulticulturalismointerculturalidadeeducação interculturalaprendizagensResumo Os anos 90 ficaram assinalados por um conjunto de transformações de caráter socioeconómico, que alteraram as dinâmicas sociais, potenciando a interligação, a interdependência, a mobilidade, a superação de fronteiras, a redução do espaço e do tempo e o fluxo de informação, abrindo novas possibilidades de acesso à diversidade cultural. Todo este conjunto de perplexidades e de desafios marcam o nosso tempo e exigem um olhar renovado sobre o papel da escola e a aplicação de um novo paradigma de identidade e de cidadania. Daqui sobressai a importância do desenvolvimento de um leque alargado de competências (capacidades, conhecimentos e atitudes) que possam permitir uma maior interação com pessoas que são linguística e culturalmente diferentes. Com este contributo pretende-se aquilatar sobre os benefícios de promover a compreensão e a aceitação das diferenças culturais em contextos educativos através da utilização do kamishibai plurilingue.Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)2022-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-04582022000100031Revista Lusófona de Estudos Culturais (RLEC)/Lusophone Journal of Cultural Studies (LJCS) v.9 n.1 2022reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-04582022000100031Rocha,FranciscoFaneca,Rosa Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:32:03Zoai:scielo:S2184-04582022000100031Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:34:57.879957Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As Potencialidades do Kamishibai Plurilingue na Educação Para a Diversidade Cultural |
title |
As Potencialidades do Kamishibai Plurilingue na Educação Para a Diversidade Cultural |
spellingShingle |
As Potencialidades do Kamishibai Plurilingue na Educação Para a Diversidade Cultural Rocha,Francisco kamishibai plurilingue multiculturalismo interculturalidade educação intercultural aprendizagens |
title_short |
As Potencialidades do Kamishibai Plurilingue na Educação Para a Diversidade Cultural |
title_full |
As Potencialidades do Kamishibai Plurilingue na Educação Para a Diversidade Cultural |
title_fullStr |
As Potencialidades do Kamishibai Plurilingue na Educação Para a Diversidade Cultural |
title_full_unstemmed |
As Potencialidades do Kamishibai Plurilingue na Educação Para a Diversidade Cultural |
title_sort |
As Potencialidades do Kamishibai Plurilingue na Educação Para a Diversidade Cultural |
author |
Rocha,Francisco |
author_facet |
Rocha,Francisco Faneca,Rosa Maria |
author_role |
author |
author2 |
Faneca,Rosa Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha,Francisco Faneca,Rosa Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
kamishibai plurilingue multiculturalismo interculturalidade educação intercultural aprendizagens |
topic |
kamishibai plurilingue multiculturalismo interculturalidade educação intercultural aprendizagens |
description |
Resumo Os anos 90 ficaram assinalados por um conjunto de transformações de caráter socioeconómico, que alteraram as dinâmicas sociais, potenciando a interligação, a interdependência, a mobilidade, a superação de fronteiras, a redução do espaço e do tempo e o fluxo de informação, abrindo novas possibilidades de acesso à diversidade cultural. Todo este conjunto de perplexidades e de desafios marcam o nosso tempo e exigem um olhar renovado sobre o papel da escola e a aplicação de um novo paradigma de identidade e de cidadania. Daqui sobressai a importância do desenvolvimento de um leque alargado de competências (capacidades, conhecimentos e atitudes) que possam permitir uma maior interação com pessoas que são linguística e culturalmente diferentes. Com este contributo pretende-se aquilatar sobre os benefícios de promover a compreensão e a aceitação das diferenças culturais em contextos educativos através da utilização do kamishibai plurilingue. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-04582022000100031 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-04582022000100031 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-04582022000100031 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Lusófona de Estudos Culturais (RLEC)/Lusophone Journal of Cultural Studies (LJCS) v.9 n.1 2022 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137404311830528 |