O grupo de percussão e a sua influência na aprendizagem da percussão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Leandro Alves Leite Duarte
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/10593
Resumo: Este projecto pretendeu estudar a influência da participação dos alunos de percussão num grupo de percussão no seu processo de aprendizagem. Foi concretizada uma investigação prática que tornou possível a análise da referida influência através do estabelecimento de comparações entre um grupo de controlo e um grupo experimental. O impacto da participação num grupo de percussão no processo de aprendizagem dos alunos de percussão foi avaliado ao nível das competências cognitivas adquiridas, da motivação demonstrada e da identidade musical criada. Foram ainda construídos e enviados inquéritos às escolas com a disciplina de percussão que permitiram compreender qual o panorama nacional em relação à existência de grupos de percussão e ao seu modo de funcionamento. Os resultados sugerem uma influência positiva do grupo de percussão em diversos aspectos do processo de aprendizagem dos alunos de percussão.
id RCAP_1a31cd36bdad686036dac1396c29f8d1
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/10593
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O grupo de percussão e a sua influência na aprendizagem da percussãoEducação musicalEnsino em equipaProcesso de aprendizagemInstrumentos de percussãoDesenvolvimento cognitivoEste projecto pretendeu estudar a influência da participação dos alunos de percussão num grupo de percussão no seu processo de aprendizagem. Foi concretizada uma investigação prática que tornou possível a análise da referida influência através do estabelecimento de comparações entre um grupo de controlo e um grupo experimental. O impacto da participação num grupo de percussão no processo de aprendizagem dos alunos de percussão foi avaliado ao nível das competências cognitivas adquiridas, da motivação demonstrada e da identidade musical criada. Foram ainda construídos e enviados inquéritos às escolas com a disciplina de percussão que permitiram compreender qual o panorama nacional em relação à existência de grupos de percussão e ao seu modo de funcionamento. Os resultados sugerem uma influência positiva do grupo de percussão em diversos aspectos do processo de aprendizagem dos alunos de percussão.This project aimed to study the influence of students' participation in a percussion group in their learning process. It was completed a research practice that made possible the analysis of that influence by establishing comparisons between a control group and an experimental group. The impact of participation in a percussion group in the learning process of percussion students was assessed at the level of acquired cognitive skills, demonstrated motivation and musical identity created. We also developed surveys that were sent to schools and that allowed a better understanding of the national picture in relation to the existence of percussion groups and the way they function. The results suggest a positive influence of the percussion group in several aspects of the students' learning percussion.Universidade de Aveiro2013-06-19T14:09:37Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/10593porTeixeira, Leandro Alves Leite Duarteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:18:34Zoai:ria.ua.pt:10773/10593Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:47:08.739804Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O grupo de percussão e a sua influência na aprendizagem da percussão
title O grupo de percussão e a sua influência na aprendizagem da percussão
spellingShingle O grupo de percussão e a sua influência na aprendizagem da percussão
Teixeira, Leandro Alves Leite Duarte
Educação musical
Ensino em equipa
Processo de aprendizagem
Instrumentos de percussão
Desenvolvimento cognitivo
title_short O grupo de percussão e a sua influência na aprendizagem da percussão
title_full O grupo de percussão e a sua influência na aprendizagem da percussão
title_fullStr O grupo de percussão e a sua influência na aprendizagem da percussão
title_full_unstemmed O grupo de percussão e a sua influência na aprendizagem da percussão
title_sort O grupo de percussão e a sua influência na aprendizagem da percussão
author Teixeira, Leandro Alves Leite Duarte
author_facet Teixeira, Leandro Alves Leite Duarte
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Leandro Alves Leite Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Educação musical
Ensino em equipa
Processo de aprendizagem
Instrumentos de percussão
Desenvolvimento cognitivo
topic Educação musical
Ensino em equipa
Processo de aprendizagem
Instrumentos de percussão
Desenvolvimento cognitivo
description Este projecto pretendeu estudar a influência da participação dos alunos de percussão num grupo de percussão no seu processo de aprendizagem. Foi concretizada uma investigação prática que tornou possível a análise da referida influência através do estabelecimento de comparações entre um grupo de controlo e um grupo experimental. O impacto da participação num grupo de percussão no processo de aprendizagem dos alunos de percussão foi avaliado ao nível das competências cognitivas adquiridas, da motivação demonstrada e da identidade musical criada. Foram ainda construídos e enviados inquéritos às escolas com a disciplina de percussão que permitiram compreender qual o panorama nacional em relação à existência de grupos de percussão e ao seu modo de funcionamento. Os resultados sugerem uma influência positiva do grupo de percussão em diversos aspectos do processo de aprendizagem dos alunos de percussão.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012
2013-06-19T14:09:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/10593
url http://hdl.handle.net/10773/10593
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137522417139712