O grupo de percussão e a sua influência na aprendizagem da percussão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/10593 |
Resumo: | Este projecto pretendeu estudar a influência da participação dos alunos de percussão num grupo de percussão no seu processo de aprendizagem. Foi concretizada uma investigação prática que tornou possível a análise da referida influência através do estabelecimento de comparações entre um grupo de controlo e um grupo experimental. O impacto da participação num grupo de percussão no processo de aprendizagem dos alunos de percussão foi avaliado ao nível das competências cognitivas adquiridas, da motivação demonstrada e da identidade musical criada. Foram ainda construídos e enviados inquéritos às escolas com a disciplina de percussão que permitiram compreender qual o panorama nacional em relação à existência de grupos de percussão e ao seu modo de funcionamento. Os resultados sugerem uma influência positiva do grupo de percussão em diversos aspectos do processo de aprendizagem dos alunos de percussão. |
id |
RCAP_1a31cd36bdad686036dac1396c29f8d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/10593 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O grupo de percussão e a sua influência na aprendizagem da percussãoEducação musicalEnsino em equipaProcesso de aprendizagemInstrumentos de percussãoDesenvolvimento cognitivoEste projecto pretendeu estudar a influência da participação dos alunos de percussão num grupo de percussão no seu processo de aprendizagem. Foi concretizada uma investigação prática que tornou possível a análise da referida influência através do estabelecimento de comparações entre um grupo de controlo e um grupo experimental. O impacto da participação num grupo de percussão no processo de aprendizagem dos alunos de percussão foi avaliado ao nível das competências cognitivas adquiridas, da motivação demonstrada e da identidade musical criada. Foram ainda construídos e enviados inquéritos às escolas com a disciplina de percussão que permitiram compreender qual o panorama nacional em relação à existência de grupos de percussão e ao seu modo de funcionamento. Os resultados sugerem uma influência positiva do grupo de percussão em diversos aspectos do processo de aprendizagem dos alunos de percussão.This project aimed to study the influence of students' participation in a percussion group in their learning process. It was completed a research practice that made possible the analysis of that influence by establishing comparisons between a control group and an experimental group. The impact of participation in a percussion group in the learning process of percussion students was assessed at the level of acquired cognitive skills, demonstrated motivation and musical identity created. We also developed surveys that were sent to schools and that allowed a better understanding of the national picture in relation to the existence of percussion groups and the way they function. The results suggest a positive influence of the percussion group in several aspects of the students' learning percussion.Universidade de Aveiro2013-06-19T14:09:37Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/10593porTeixeira, Leandro Alves Leite Duarteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:18:34Zoai:ria.ua.pt:10773/10593Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:47:08.739804Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O grupo de percussão e a sua influência na aprendizagem da percussão |
title |
O grupo de percussão e a sua influência na aprendizagem da percussão |
spellingShingle |
O grupo de percussão e a sua influência na aprendizagem da percussão Teixeira, Leandro Alves Leite Duarte Educação musical Ensino em equipa Processo de aprendizagem Instrumentos de percussão Desenvolvimento cognitivo |
title_short |
O grupo de percussão e a sua influência na aprendizagem da percussão |
title_full |
O grupo de percussão e a sua influência na aprendizagem da percussão |
title_fullStr |
O grupo de percussão e a sua influência na aprendizagem da percussão |
title_full_unstemmed |
O grupo de percussão e a sua influência na aprendizagem da percussão |
title_sort |
O grupo de percussão e a sua influência na aprendizagem da percussão |
author |
Teixeira, Leandro Alves Leite Duarte |
author_facet |
Teixeira, Leandro Alves Leite Duarte |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Leandro Alves Leite Duarte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação musical Ensino em equipa Processo de aprendizagem Instrumentos de percussão Desenvolvimento cognitivo |
topic |
Educação musical Ensino em equipa Processo de aprendizagem Instrumentos de percussão Desenvolvimento cognitivo |
description |
Este projecto pretendeu estudar a influência da participação dos alunos de percussão num grupo de percussão no seu processo de aprendizagem. Foi concretizada uma investigação prática que tornou possível a análise da referida influência através do estabelecimento de comparações entre um grupo de controlo e um grupo experimental. O impacto da participação num grupo de percussão no processo de aprendizagem dos alunos de percussão foi avaliado ao nível das competências cognitivas adquiridas, da motivação demonstrada e da identidade musical criada. Foram ainda construídos e enviados inquéritos às escolas com a disciplina de percussão que permitiram compreender qual o panorama nacional em relação à existência de grupos de percussão e ao seu modo de funcionamento. Os resultados sugerem uma influência positiva do grupo de percussão em diversos aspectos do processo de aprendizagem dos alunos de percussão. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2012 2013-06-19T14:09:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/10593 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/10593 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137522417139712 |