Vivências em percussão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Carlos Josué Almeida de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/189434
Resumo: Este estudo tem como objetivo refletir processos criativos, coletivos e processuais que envolvem a prática coletiva musical. Toma-se como dimensão pedagógico-musical e estética a temática da vivência enquanto categoria intrínseca à construção de conhecimentos musicais que se dá ao se fazer música coletivamente. De modo específico, toma-se o universo da percussão como dimensão articuladora das trocas de saberes que se passam na prática coletiva. Enquanto modalidade de concerto público, o estudo busca, a partir de uma performance pública, ter um registro de áudio e vídeo no qual a percussão fosse colocada em destaque, mesmo não sendo necessariamente um instrumento solista. Ao pensar o concerto e em diálogo com colegas e alunos, estrutura-se uma apresentação que envolve desde partes educacionais e grupos instrumentais, em diferentes contextos, até uma banda para realizar o trabalho de conclusão do bacharelado em Música Popular. A apresentação intitulada “Vivências em Percussão” foi realizada no dia 15 de setembro de 2018 às 19 horas no Auditorium Tasso Corrêa no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Apresentaram-se a Oficina de Percussão Popular da UFRGS (OPP), o Grupo de Percussão Educando com Arte, Grupo Percuá, Tamiris Duarte Trio e convidados e a banda Cachaça de Rolha. Assim, oportunizou-se um pequeno recorte de quais espaços a percussão atua, sendo de forma educacional ou performática.
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