Uma aproximação à arte contemporânea no 9º ano do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santiago, Catarina Freire Luís, 1989-
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/10798
Resumo: Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino das Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2014
id RCAP_1a3a3c39e912d47eba4823176131cbf5
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/10798
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Uma aproximação à arte contemporânea no 9º ano do ensino básicoArte contemporânea - PortugalFormalismoExpressionismo (Arte)Educação visualRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2014Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino das Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2014O presente relatório tem como finalidade a apresentação da planificação, execução e reflexão de uma unidade didática no âmbito da prática supervisionada no Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. A unidade didática, Aproximação à Arte Contemporânea, foi desenvolvida ao longo do ano letivo de 2012/2013 na disciplina de educação visual numa turma do 9º ano, na Escola Básica 2-3 Paula Vicente no Restelo, Lisboa e insere-se no objetivo geral da disciplina Reconhecer o âmbito da arte contemporânea. Com o objetivo de desenvolver uma unidade didática diferente do que os alunos estavam habituados, e com relevância pessoal enquanto forma de motivação, planeou-se uma visita de estudo à coleção de arte contemporânea no museu Berardo, de onde os alunos tiveram de escolher uma obra de arte para trabalhar na sala de aula. Tendo como referência a obra de arte escolhida e a esfera pessoal de cada um, com as suas experiências de vida, interesses e preocupações, os alunos produziram o seu próprio trabalho na sala de aula, com o suporte e material que achassem melhor. Inserida num paradigma formal-cognitivista e expressivo-psicanalítico, valorizou-se a compreensão visual da obra de arte para que esta ajudasse na experimentação e materialização do projeto individual de cada um.The present report’s final goal is to present the planning, execution and analysis of a didactic unit within the practice of supervised teaching contemplated in the Visual Arts Teaching Master’s Degree. The didactic unit, Approaching Contemporary Art, was developed throughout 2012/2013 within the visual education subject, in a 9th year class at Paula Vicente school in Restelo, Lisbon, as part of the Acknowledging the contemporary art field subject’s main goal. With the purpose of developing a different didactic unit from those to which the students were used, and with personal meaning as a means of motivation, a school trip to the Berardo Museum’s Contemporary art collection was planned. There, the students had to choose a work of art to analyze in the classroom. Using both the selected work of art and each student’s personal sphere, containing their life experience, interests and concerns, the students developed their own creative work, with the materials they saw fit. Based on the objective-gestalt and expressive-psychoanalytic views, the understanding of the works of art’s visual language was emphasized in order to assist the experimentation and materialization of each own personal work.Queiroz, João Paulo, 1966-Repositório da Universidade de LisboaSantiago, Catarina Freire Luís, 1989-2014-04-02T15:21:56Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/10798TID:201368277porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:56:35Zoai:repositorio.ul.pt:10451/10798Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:34:42.804363Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Uma aproximação à arte contemporânea no 9º ano do ensino básico
title Uma aproximação à arte contemporânea no 9º ano do ensino básico
spellingShingle Uma aproximação à arte contemporânea no 9º ano do ensino básico
Santiago, Catarina Freire Luís, 1989-
Arte contemporânea - Portugal
Formalismo
Expressionismo (Arte)
Educação visual
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2014
title_short Uma aproximação à arte contemporânea no 9º ano do ensino básico
title_full Uma aproximação à arte contemporânea no 9º ano do ensino básico
title_fullStr Uma aproximação à arte contemporânea no 9º ano do ensino básico
title_full_unstemmed Uma aproximação à arte contemporânea no 9º ano do ensino básico
title_sort Uma aproximação à arte contemporânea no 9º ano do ensino básico
author Santiago, Catarina Freire Luís, 1989-
author_facet Santiago, Catarina Freire Luís, 1989-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Queiroz, João Paulo, 1966-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Santiago, Catarina Freire Luís, 1989-
dc.subject.por.fl_str_mv Arte contemporânea - Portugal
Formalismo
Expressionismo (Arte)
Educação visual
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2014
topic Arte contemporânea - Portugal
Formalismo
Expressionismo (Arte)
Educação visual
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2014
description Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino das Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2014
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-02T15:21:56Z
2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/10798
TID:201368277
url http://hdl.handle.net/10451/10798
identifier_str_mv TID:201368277
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134242783887360