Museu, reflexão e práticas de arte contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Elias Rodrigues, 1989-
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/20417
Resumo: Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino das Artes Visuais, Universidade de Lisboa, 2014
id RCAP_bc2dd58337ae97ba87f7dfa8f9aeda3a
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/20417
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Museu, reflexão e práticas de arte contemporâneaArte contemporânea - PortugalAuto-retratoAuto representaçãoFormalismoExpressividadeRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2014Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino das Artes Visuais, Universidade de Lisboa, 2014O relatório que aqui se expõe tem como objectivo a apresentação da planificação, realização e reflexão da unidade didáctica realizada enquanto aluno do Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. A unidade didáctica Museu, reflexão e práticas de arte contemporânea foi desenvolvida no ano lectivo 2013/14, na disciplina de Educação Visual, com a turma do 9ºC da Escola Básica 2+3 de Paula Vicente, no Restelo, Lisboa. Partindo do objectivo geral Reconhecer o âmbito da arte contemporânea, esta unidade didáctica foi desenvolvida segundo duas unidades de trabalho (Interpretação de uma obra de arte contemporânea e Auto-retrato/ auto-representação), a incluir no final da intervenção, na exposição Trabalhos Contemporâneos: uma exposição da turma do 9ºC. A primeira unidade de trabalho teve como ponto de partida uma visita guiada ao Museu Berardo, sediado no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, onde os alunos escolheram uma obra de arte para trabalhar em sala de aula. Aqui, os alunos tiveram de realizar uma interpretação de cunho pessoal, com liberdade total na escolha dos materiais e suportes. O mesmo aconteceu na segunda unidade de trabalho, na qual os alunos tiveram de realizar um trabalho livre na temática do auto-retrato/ auto-representação. Este trabalho pretendia levá-los a reflectirem sobre si próprios. No final das duas unidades de trabalhos realizou-se uma exposição e um catálogo contendo a biografia do aluno e a memória descritiva da interpretação da obra escolhida.El report que se expone aquí tiene como objetivo presentar la planificación, realización y reflexión de la unidad didáctica realizada como estudiante del Mastér en Enseñanza de Artes Visuales en el 3er Ciclo de la Educación Básica y Secundaria. La unidad didática Museo, reflexión y práctica del arte contemporáneo se desarrolló en el curso académico 2013/14, en la disciplina de Educación Visual, con la clase del 9ºC, de la Escuela Básica 2+3 Paula Vicente, en Restelo, Lisboa. Con base en el objetivo general Reconocer el ámbito del arte contemporáneo, esta unidad didáctica se ha desarrollado en dos unidades de trabajo (Interpretación de una obra de arte contemporáneo y Autorretrato / auto-representación), para incluir al final de la intervención, en lá exposición Trabajos contemporáneos : una exposición de la clase del 9ºC. La primera unidad de trabajo tuvo como punto de partida, una visita guiada por el Museo Berardo, con sede en el Centro Cultural de Belém, en Lisboa, donde los estudiantes eligieron una obra de arte para trabajar en la clase. Aquí, los estudiantes tenían que realizar una interpretación de estilo personal, con total libertad en la elección de materiales y medios de comunicación. Lo mismo ocurrió en la segunda unidad de trabajo, en el que los estudiantes tenían que realizar trabajo libre el tema de autorretrato / auto-representación. Este trabajo pretende hacerlos reflexionar sobre sí mismos. Al final de las dos unidades de trabajo se celebró una exposición y un catálogo conteniendo la biografía del estudiante y la memoria descriptiva de la interpretación de la obra elegida.Saraiva, Pedro, 1952-Repositório da Universidade de LisboaNunes, Elias Rodrigues, 1989-2015-11-10T10:23:36Z20142014-10-062014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/20417TID:201368382porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:05:51Zoai:repositorio.ul.pt:10451/20417Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:38:26.573129Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Museu, reflexão e práticas de arte contemporânea
title Museu, reflexão e práticas de arte contemporânea
spellingShingle Museu, reflexão e práticas de arte contemporânea
Nunes, Elias Rodrigues, 1989-
Arte contemporânea - Portugal
Auto-retrato
Auto representação
Formalismo
Expressividade
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2014
title_short Museu, reflexão e práticas de arte contemporânea
title_full Museu, reflexão e práticas de arte contemporânea
title_fullStr Museu, reflexão e práticas de arte contemporânea
title_full_unstemmed Museu, reflexão e práticas de arte contemporânea
title_sort Museu, reflexão e práticas de arte contemporânea
author Nunes, Elias Rodrigues, 1989-
author_facet Nunes, Elias Rodrigues, 1989-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Saraiva, Pedro, 1952-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Elias Rodrigues, 1989-
dc.subject.por.fl_str_mv Arte contemporânea - Portugal
Auto-retrato
Auto representação
Formalismo
Expressividade
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2014
topic Arte contemporânea - Portugal
Auto-retrato
Auto representação
Formalismo
Expressividade
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2014
description Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino das Artes Visuais, Universidade de Lisboa, 2014
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-10-06
2014-01-01T00:00:00Z
2015-11-10T10:23:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/20417
TID:201368382
url http://hdl.handle.net/10451/20417
identifier_str_mv TID:201368382
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134283761188864