Propriedades Psicométricas da Medida de Negociação Interpessoal do Relationship Questionnaire numa Amostra Portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Nádia Salgado
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Pinto, Alexandra Marques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/28986
Resumo: Em Portugal, escasseiam estudos sobre instrumentos que avaliem competências de tomada de decisão responsável. Neste sentido, o presente estudo pretendeu analisar propriedades psicométricas da medida de Negociação Interpessoal do Relationship Questionnaire, numa amostra de 197 alunos dos 2º e 3º ciclos do ensino básico português. Especificamente, avaliaram-se a sua validade factorial, fidedignidade e validade discriminante. Seguidamente, analisaram-se as competências globais dos alunos avaliadas pela medida de Negociação Interpessoal e as suas diferenças em função das variáveis sociodemográficas. Os resultados revelaram um melhor ajustamento do modelo unifactorial, adequada fidedignidade e poder discriminativo da medida relativamente a outros domínios da Aprendizagem Sócio-Emocional. Os resultados indicaram ainda competências adequadas ao desenvolvimento por parte dos alunos; melhores resultados por parte das raparigas do que dos rapazes; e a inexistência de diferenças significativas relativamente à idade, ao ciclo de ensino e à nacionalidade. Estes resultados atribuem relevância ao aprofundamento da medida em estudo.
id RCAP_1a3b7f5e994d4f06160eb9d0dd1b6f49
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/28986
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Propriedades Psicométricas da Medida de Negociação Interpessoal do Relationship Questionnaire numa Amostra PortuguesaPsychometric Properties of the Interpersonal Negotiation Measure of the Relationship Questionnaire in a Portuguese SampleAprendizagem socio-emocionalNegociação interpessoalTomada de decisão responsávelEm Portugal, escasseiam estudos sobre instrumentos que avaliem competências de tomada de decisão responsável. Neste sentido, o presente estudo pretendeu analisar propriedades psicométricas da medida de Negociação Interpessoal do Relationship Questionnaire, numa amostra de 197 alunos dos 2º e 3º ciclos do ensino básico português. Especificamente, avaliaram-se a sua validade factorial, fidedignidade e validade discriminante. Seguidamente, analisaram-se as competências globais dos alunos avaliadas pela medida de Negociação Interpessoal e as suas diferenças em função das variáveis sociodemográficas. Os resultados revelaram um melhor ajustamento do modelo unifactorial, adequada fidedignidade e poder discriminativo da medida relativamente a outros domínios da Aprendizagem Sócio-Emocional. Os resultados indicaram ainda competências adequadas ao desenvolvimento por parte dos alunos; melhores resultados por parte das raparigas do que dos rapazes; e a inexistência de diferenças significativas relativamente à idade, ao ciclo de ensino e à nacionalidade. Estes resultados atribuem relevância ao aprofundamento da medida em estudo.In Portugal, studies on instruments that assess responsible decision-making skills are scarce. Hence, the present study set out to analyze the psychometric properties of the Interpersonal Negotiation measure of the Relationship Questionnaire, in a sample of 197 pupils from 2nd and 3rd cycles of Portuguese middle schools. Factorial validity, reliability and discriminant validity were evaluated. Pupils’ global skills evaluated by the Interpersonal Negotiation measure were then analyzed, as well as the socio-demographic differences. Results revealed a better fit of the one-factor model, adequate reliability, and discriminative power of the measure regarding other Socio-Emotional Learning domains. Results also indicated adequate skills of the pupils considering their stage of development; results for girls were higher in comparison with boys; and a lack of significant differences regarding age, educational cycle and nationality. These data reinforce the need to further develop the measure under study.Associação Iberoamericana de Diagnóstico e Avaliação Psicológica (AIDEP-AIDAP)Repositório da Universidade de LisboaPereira, Nádia SalgadoPinto, Alexandra Marques2017-09-19T15:13:01Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/28986por2183-605110.21865/RIDEP44.2.06info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:21:11Zoai:repositorio.ul.pt:10451/28986Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:45:08.232905Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Propriedades Psicométricas da Medida de Negociação Interpessoal do Relationship Questionnaire numa Amostra Portuguesa
Psychometric Properties of the Interpersonal Negotiation Measure of the Relationship Questionnaire in a Portuguese Sample
title Propriedades Psicométricas da Medida de Negociação Interpessoal do Relationship Questionnaire numa Amostra Portuguesa
spellingShingle Propriedades Psicométricas da Medida de Negociação Interpessoal do Relationship Questionnaire numa Amostra Portuguesa
Pereira, Nádia Salgado
Aprendizagem socio-emocional
Negociação interpessoal
Tomada de decisão responsável
title_short Propriedades Psicométricas da Medida de Negociação Interpessoal do Relationship Questionnaire numa Amostra Portuguesa
title_full Propriedades Psicométricas da Medida de Negociação Interpessoal do Relationship Questionnaire numa Amostra Portuguesa
title_fullStr Propriedades Psicométricas da Medida de Negociação Interpessoal do Relationship Questionnaire numa Amostra Portuguesa
title_full_unstemmed Propriedades Psicométricas da Medida de Negociação Interpessoal do Relationship Questionnaire numa Amostra Portuguesa
title_sort Propriedades Psicométricas da Medida de Negociação Interpessoal do Relationship Questionnaire numa Amostra Portuguesa
author Pereira, Nádia Salgado
author_facet Pereira, Nádia Salgado
Pinto, Alexandra Marques
author_role author
author2 Pinto, Alexandra Marques
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Nádia Salgado
Pinto, Alexandra Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem socio-emocional
Negociação interpessoal
Tomada de decisão responsável
topic Aprendizagem socio-emocional
Negociação interpessoal
Tomada de decisão responsável
description Em Portugal, escasseiam estudos sobre instrumentos que avaliem competências de tomada de decisão responsável. Neste sentido, o presente estudo pretendeu analisar propriedades psicométricas da medida de Negociação Interpessoal do Relationship Questionnaire, numa amostra de 197 alunos dos 2º e 3º ciclos do ensino básico português. Especificamente, avaliaram-se a sua validade factorial, fidedignidade e validade discriminante. Seguidamente, analisaram-se as competências globais dos alunos avaliadas pela medida de Negociação Interpessoal e as suas diferenças em função das variáveis sociodemográficas. Os resultados revelaram um melhor ajustamento do modelo unifactorial, adequada fidedignidade e poder discriminativo da medida relativamente a outros domínios da Aprendizagem Sócio-Emocional. Os resultados indicaram ainda competências adequadas ao desenvolvimento por parte dos alunos; melhores resultados por parte das raparigas do que dos rapazes; e a inexistência de diferenças significativas relativamente à idade, ao ciclo de ensino e à nacionalidade. Estes resultados atribuem relevância ao aprofundamento da medida em estudo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-19T15:13:01Z
2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/28986
url http://hdl.handle.net/10451/28986
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-6051
10.21865/RIDEP44.2.06
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Iberoamericana de Diagnóstico e Avaliação Psicológica (AIDEP-AIDAP)
publisher.none.fl_str_mv Associação Iberoamericana de Diagnóstico e Avaliação Psicológica (AIDEP-AIDAP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134373670289408