Capital Intelectual e Desempenho Organizacional no Sector Farmac?utico Portugu?s

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordeiro, Ana Sofia Godinho
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Almeida, Vasco (Orientador)
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/279
Resumo: Segundo o paradigma econ?mico vigente, os intang?veis s?o hoje os principais factores de produ??o que criam riqueza no meio empresarial, devendo ser entendidos pelos gestores como factores cr?ticos de sucesso. O conjunto de intang?veis que criam valor organizacional e sustentam a vantagem competitiva constituem o capital intelectual. Se no meio acad?mico, o capital intelectual ? visto como um motor do desenvolvimento econ?mico, no ?mbito da sociedade do conhecimento, j? no meio empresarial apesar do reconhecimento da sua import?ncia estrat?gica, poucos conseguem defini-lo e identific?-lo, n?o sabendo mesmo como tirar proveito dele. Acresce ainda o facto de o principal entrave poder estar relacionado na dificuldade em medir e representar o valor gerado por este recurso intang?vel. A generalidade dos autores que se dedica ao estudo do capital intelectual sustenta a exist?ncia de uma rela??o entre este e o desempenho organizacional, numa ?ptica de cria??o e manuten??o de vantagens competitivas sustent?veis. Este trabalho apresenta um estudo explorat?rio realizado no ?mbito da ind?stria farmac?utica portuguesa, com o objectivo de investigar, por um lado, a presen?a dos tr?s elementos do capital intelectual: capital humano, capital estrutural e capital relacional e, por outro, o seu inter-relacionamento dentro do contexto farmac?utico portugu?s. Por fim, pretende-se investigar at? que ponto o capital intelectual contribui para o sucesso das organiza??es analisadas. / According to the prevailing economic paradigm, intangibles are now the main factors of production that are creating wealth in the business world and they should be seen by managers as crucial factors of success. The intangible assets that create organisational value and sustain a competitive edge constitute intellectual capital. In academia intellectual capital is viewed as a driving force for economic development, in the context of the knowledge society, but in the corporate world, although recognised for its strategic importance few people can define it and identify it, or even know how to exploit it. The chief obstacle may be related to the difficulty in measuring and representing the value engendered by this intangible resource. Most authors involved in studying intellectual capital believe that it is related to organisational performance in terms of creating and retaining sustainable competitive advantages. This work is an exploratory study of the Portuguese pharmaceutical industry and it set out, first, to inquire into the presence of the three elements of intellectual capital, human capital, structural capital and relational capital, and also to examine their interrelations within the Portuguese pharmaceutical context. A final objective was to ascertain the part played by intellectual capital in the success of the organizations studied.
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