Os estereótipos femininos e a comunicação publicitária dos jogos eletrônicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Karen Pinto
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/35236
Resumo: Os jogos eletrônicos são conhecidos há tempos pela sociedade. Muitos os utilizam como entretenimento ou até mesmo instrumento de trabalho. Com a evolução dos jogos, podemos cada vez mais imergir em um universo real através de uma tela digital que nos possibilita uma experiência única, explorando sensações e sentimentos. Os avanços sociológicos são bastante proeminentes. No entanto, desde o seu surgimento, o mundo dos jogos eletrônicos tem sido majoritariamente associado ao público masculino. Apenas recentemente o avanço da participação das mulheres neste meio começou a destacar-se. Por mérito ao aumento de movimentos feministas e a emancipação das mulheres em todo o mundo tecnológico, o nicho dos jogos eletrônicos vem se tornando mais tolerante a ambos os sexos. Nesse contexto, às mulheres vem ganhando cada vez mais espaço e quebrando quaisquer tipos de estereótipos relacionados ao sexo feminino. A presente dissertação visa explorar o papel da mulher no mundo dos jogos eletrônicos, analisado-o através de estudos históricos do feminismo e questões de gêneros. Busca-se analisar o propósito do molde na construção das personagens femininas e a sua representatividade na publicidade dos jogos.
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