A Educação faz tudo? Crítica ao pedagogismo na “sociedade da aprendizagem”
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/1779 |
Resumo: | Os discursos apologéticos acerca das todopoderosas aprendizagem e educação ao longo da vida são reproduzidos em vários documentos de política da União Europeia e de outras agências internacionais. O seu foco é a adaptação funcional dos aprendentes individuais à empregabilidade, flexibilidade e competitividade económica, no quadro da “sociedade da aprendizagem” e da “economia do conhecimento”. Depois de analisar o racional da aprendizagem ao longo da vida, orientada para a aquisição de qualificações e habilidades, o autor conclui que os seus principais argumentos e as suas críticas contra a pedagogia moderna são frequentemente baseados em assunções pedagogistas, de carácter economicista, e em crenças exageradas no poder da educação e da aprendizagem. |
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A Educação faz tudo? Crítica ao pedagogismo na “sociedade da aprendizagem”EDUCAÇÃOAPRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDAAPRENDIZAGEMPEDAGOGIACOMPETITIVIDADE ECONÓMICAQUALIFICAÇÃO PROFISSIONALEDUCATIONLIFELONG LEARNINGLEARNINGPEDAGOGYECONOMIC COMPETITIVENESSPROFESSIONAL QUALIFICATIONOs discursos apologéticos acerca das todopoderosas aprendizagem e educação ao longo da vida são reproduzidos em vários documentos de política da União Europeia e de outras agências internacionais. O seu foco é a adaptação funcional dos aprendentes individuais à empregabilidade, flexibilidade e competitividade económica, no quadro da “sociedade da aprendizagem” e da “economia do conhecimento”. Depois de analisar o racional da aprendizagem ao longo da vida, orientada para a aquisição de qualificações e habilidades, o autor conclui que os seus principais argumentos e as suas críticas contra a pedagogia moderna são frequentemente baseados em assunções pedagogistas, de carácter economicista, e em crenças exageradas no poder da educação e da aprendizagem.Speeches apologetic about the all-powerful learning and education throughout life are reproduced and replayed in various policy documents of the European Union and other international agencies. Its focus is the functional adaptation to individual learners’ employability, fl exibility and economic competitiveness in the context of “learning society” and “knowledge economy”. After analyzing the rationale of lifelong learning, geared to the acquisition of skills and abilities, the author concludes that its main arguments and criticisms against the modern pedagogy are often based on assumptions pedagogies, whether economistic, and exaggerated beliefs in the power of education and learningEdições Universitárias Lusófonas2012-03-15T14:11:29Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/1779por1646-401XLima, Licínio C.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-08T01:31:46Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1779Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:41:31.536689Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A Educação faz tudo? Crítica ao pedagogismo na “sociedade da aprendizagem” Lima, Licínio C. EDUCAÇÃO APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA APRENDIZAGEM PEDAGOGIA COMPETITIVIDADE ECONÓMICA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL EDUCATION LIFELONG LEARNING LEARNING PEDAGOGY ECONOMIC COMPETITIVENESS PROFESSIONAL QUALIFICATION |
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