As modalidades de formação e-learning e b-learning na promoção da aprendizagem ao longo da vida
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/94859 |
Resumo: | Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação |
id |
RCAP_e63d79bc2e11f3756c181fcddc8ae1c9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/94859 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As modalidades de formação e-learning e b-learning na promoção da aprendizagem ao longo da vidaThe training modalities of e-learning and b-learning in promoting lifelong learningFormação ProfissionalAprendizagem ao longo da vidaE-learningB-LearningProfessional trainingLifelong learningE-learningB-learningRelatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoO relatório que se apresenta enquadra e descreve as atividades desenvolvidas no âmbito do estágio curricular do Mestrado em Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, realizado na empresa Conclusão – Estudos e Formação, Lda., durante nove meses.A Conclusão é uma empresa que, entre as suas várias atividades, se dedica à formação profissional, oferecendo contextos de aprendizagem que não ficam limitados ao espaço físico de sala de aula, mais concretamente o e-learning e o b-learning. Neste contexto, a referida entidade desenvolve um trabalho que vai ao encontro das premissas da aprendizagem ao longo da vida, proporcionando múltiplas oportunidades de aprender durante a vida, e em todos os domínios da vida, favorecendo o desenvolvimento contínuo das pessoas (Comissão das Comunidades Europeias, 2000). Por outro lado, a mesma permite, também, fazer face ao novo paradigma social, em que o conhecimento, que rapidamente se torna obsoleto, assume um papel de relevo no mercado de trabalho, refletindo a necessidade de atualizar os saberes adquiridos outrora ou, até, de adquirir novos (Hargreaves, 2003. O cerne das atividades desenvolvidas no âmbito do estágio, com efeito, recaiu, por um lado, no apoio à gestão e administração da formação, especialmente naquela que ocorre nas modalidades e-learning e b-learning. Por outro lado, tivemos a possibilidade de conceber, implementar e avaliar um workshop e, ainda, de conceber um curso, à luz de três modelos, a saber: o Modelo ADDIE (Peres & Pimenta, 2016; Gava, Nobre, & Sondermann, 2014), o Modelo de ensino e aprendizagem de Gilly Salmon (2004) e o Modelo de Avaliação de Kirkpatrick e Kirkpatrick (2010). Este último foi colocado na Loja Online de Formação do Grupo Conclusão, para possível compra posterior.Neste relatório, começamos por realizar um enquadramento teórico, de modo a contextualizar o nosso projeto de estágio, nomeadamente no que concerne à formação profissional em Portugal e à formação a distância, concretamente o e-learning e o b-learning. Numa segunda parte, apresentamos a entidade acolhedora e descrevemos as atividades levadas a cabo durante o estágio.This report presents and describes the activities carried out within the scope of the curricular internship of the Master in Sciences of Education of the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Coimbra. This internship was carried out at the company Conclusão - Estudos e Formação, Lda., during nine months. Conclusão is a company that, among its various activities, dedicates itself to professional training, offering learning contexts that are not limited to the physical space of the classroom, namely e-learning and b-learning. In this context, this entity meets the premises of lifelong learning, by providing multiple opportunities to learn during life, and in all areas of life, favoring the continuous development of people (Commission of the European Communities, 2000). On the other hand, Conclusão also makes it possible to face the new social paradigm, in which knowledge, that quickly becomes obsolete, assumes a prominent role in the labor market, reflecting the need to update the knowledge once acquired or even to acquire new knowledge (Hargreaves, 2003). The activities developed during the internship were focused, on the one hand, in supporting the management and administration of training, especially the one which occurs in the elearning and b-learning modalities. On the other hand, we had the possibility to design, implement and evaluate a workshop and also to design a course, based in three models: the ADDIE Model (Peres & Pimenta, 2016; Gava, Nobre, & Sondermann, 2014), the Gilly Salmon Teaching and Learning Model (2004) and the Model of Evaluation of Kirkpatrick and Kirkpatrick (2010). The course was placed in the Training Online Shop of the Conclusão Group, for possible future purchase. In this report, we begin by presenting a theoretical framework, in order to contextualize our internship project, namely with regard to professional training in Portugal and distance learning, specifically e-learning and b-learning. In the second part, we present the host entity and describe the activities carried out during the internship.2019-07-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/94859http://hdl.handle.net/10316/94859TID:202716007porCarvalho, Edite Carla Fidalgo deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T03:57:54Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/94859Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:13:29.892985Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As modalidades de formação e-learning e b-learning na promoção da aprendizagem ao longo da vida The training modalities of e-learning and b-learning in promoting lifelong learning |
title |
As modalidades de formação e-learning e b-learning na promoção da aprendizagem ao longo da vida |
spellingShingle |
As modalidades de formação e-learning e b-learning na promoção da aprendizagem ao longo da vida Carvalho, Edite Carla Fidalgo de Formação Profissional Aprendizagem ao longo da vida E-learning B-Learning Professional training Lifelong learning E-learning B-learning |
title_short |
As modalidades de formação e-learning e b-learning na promoção da aprendizagem ao longo da vida |
title_full |
As modalidades de formação e-learning e b-learning na promoção da aprendizagem ao longo da vida |
title_fullStr |
As modalidades de formação e-learning e b-learning na promoção da aprendizagem ao longo da vida |
title_full_unstemmed |
As modalidades de formação e-learning e b-learning na promoção da aprendizagem ao longo da vida |
title_sort |
As modalidades de formação e-learning e b-learning na promoção da aprendizagem ao longo da vida |
author |
Carvalho, Edite Carla Fidalgo de |
author_facet |
Carvalho, Edite Carla Fidalgo de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Edite Carla Fidalgo de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Profissional Aprendizagem ao longo da vida E-learning B-Learning Professional training Lifelong learning E-learning B-learning |
topic |
Formação Profissional Aprendizagem ao longo da vida E-learning B-Learning Professional training Lifelong learning E-learning B-learning |
description |
Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/94859 http://hdl.handle.net/10316/94859 TID:202716007 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/94859 |
identifier_str_mv |
TID:202716007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134030300446720 |