Jogos Eletrônicos: Comunicação e Arte na Cibercultura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Marcelo Silvio
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Fernando, Fernando Camargo, Ghomes, Rogério Zanetti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25770/artc.11601
Resumo: Os jogos eletrônicos têm uma relevância cada vez maior nos processos comunicativos e de mediações das interações na sociedade contemporânea, apresentando-se como um fenômeno expressivo, híbrido, de alta complexidade e interdisciplinaridade. Desta maneira é necessária a discussão sobre os jogos eletrônicos serem considerados arte. Com o surgimento da cibercultura os jogos eletrônicos conseguiram desenvolver em um curto período de tempo uma retórica própria, onde uma de suas principais características é o esforço que o jogador desempenha com a finalidade de influenciar o resultado. Com relação à Arte o artigo se apropria do conceito deleuzeano para quem a arte não trata de reproduzir ou inventar formas, mas de captar forças, de tornar visíveis forças invisíveis. Desta maneira, apesar de conter interatividade e ludicidade, o jogo não pode ser considerado arte.
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