O fenómeno da Reificação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Diogo Rodrigues
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/93752
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
id RCAP_1a7a91cf8a7db20434658257f38920f6
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/93752
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O fenómeno da ReificaçãoThe phenomenon of ReificationEducaçãoHonnethLukácsReconhecimentoReificaçãoEducationHonnethLukácsRecognitionReificationRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de LetrasO presente relatório de estágio, intitulado O Fenómeno da Reificação, é uma parte integrante da unidade curricular Estágio (Prática Pedagógica Supervisionada) e Relatório Final, do Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, e realizado na Escola Secundária da Mealhada do Agrupamento de Escolas da Mealhada. Este relatório serve como momento de descrição, reflexão e aferição dos elementos que compuseram a prática pedagógica, em contexto de atividade. Esta atividade fez surgir uma série de dúvidas e questões, que motivaram o aprofundamento científico do tema escolhido.Sendo assim, o relatório encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte é uma descrição e reflexão relativamente ao período em que a prática pedagógica supervisionada ocorreu, na Escola Secundária da Mealhada, no ano letivo 2019/2020, dando conta do contexto concreto em que ele se desenrolou, quer do ponto de vista mais geral, quer na especificada da experiência em questão. A segunda parte é uma incursão histórica e crítica no conceito de Reificação, delimitando a sua transformação e atualização, do seu entendimento como originária na dimensão produtiva ao esquecimento do reconhecimento, tal como é contemplado nos trabalhos de Georg Lukács e Axel Honneth. São tomadas em conta as implicações deste fenómeno, que se podem manifestar nos mais diversos âmbitos da nossa vida, incluindo o da educação. Conclui-se que há elementos que potenciam este fenómeno, sendo necessária uma postura de vigilância relativamente a eles.The following Internship Report, titled The Phenomenon of Reification, is part of the curricular unit Estágio e Relatório Final [‘Internship and Final Report’], from the Masters Degree in Teaching Philosophy in High School at Coimbra University’s Faculty of Arts and Humanities, which had its internship component done at Mealhada’s Secondary School, which is part of Agrupamento de Escolas da Mealhada. This report describes, reflects upon and takes stock of the elements that were present in the context of the pedagogical practice, This practice raised a series of questions, that put forward an investigation of the chosen theme. This report is divided in two parts. The first one is a description and reflection about the internship itself, at Mealhada’s Secondary School, in the School Year 2019/2020, describing the context in which the internship occurred. This includes a broader look at that context, but it also notes the specificity of my experience. The second part is a historical and critical investigation of the concept of Reification, including its transformation and actualization, from being understood as a part of the productive dimension, to the way it is perceived as a forgetfulness of recognition, as it appears in the works of Georg Lukács and Axel Honneth, paying attention to its implications that can manifest themselves in a variety of scopes, including education. The conclusion is that there are elements that strengthen this phenomenon, so that having a vigilant stance towards them is deemed necessary.2020-11-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/93752http://hdl.handle.net/10316/93752TID:202674762porRocha, Diogo Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T10:10:59Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/93752Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:12:39.368479Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O fenómeno da Reificação
The phenomenon of Reification
title O fenómeno da Reificação
spellingShingle O fenómeno da Reificação
Rocha, Diogo Rodrigues
Educação
Honneth
Lukács
Reconhecimento
Reificação
Education
Honneth
Lukács
Recognition
Reification
title_short O fenómeno da Reificação
title_full O fenómeno da Reificação
title_fullStr O fenómeno da Reificação
title_full_unstemmed O fenómeno da Reificação
title_sort O fenómeno da Reificação
author Rocha, Diogo Rodrigues
author_facet Rocha, Diogo Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Diogo Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Honneth
Lukács
Reconhecimento
Reificação
Education
Honneth
Lukács
Recognition
Reification
topic Educação
Honneth
Lukács
Reconhecimento
Reificação
Education
Honneth
Lukács
Recognition
Reification
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/93752
http://hdl.handle.net/10316/93752
TID:202674762
url http://hdl.handle.net/10316/93752
identifier_str_mv TID:202674762
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817549941623488512