Reificação e reconhecimento: reflexões para a pesquisa em educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas Críticas (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3613 |
Resumo: | Neste artigo, propomos desvendar o “reconhecimento prévio do outro” como uma condição não-epistêmica fundamental das pesquisas em educação, evitando certos problemas ocasionados pela reificação, isto é, a atitude de não reconhecer o saber da alteridade. Percebemos, a partir das reflexões de Axel Honneth, a existência de uma instância fundamental: subjacente à perspectiva do conhecimento existe uma condição não-epistêmica que pode se orientar pelos motivos dos outros. Trata-se de uma proposta que foge, portanto, da disputa entre diferentes perspectivas epistemológicas e da polarização ou da contraposição entre elementos subjetivos e objetivos, ambos reificados. Assumir a postura de reconhecimento do outro implica, enfim, o reconhecimento de sua alteridade por intermédio da sua vivência em plenitude. Nesse aspecto, a teoria de Honneth vem preencher uma lacuna no acontecer das pesquisas educacionais, pois até poderíamos arriscar dizer que, sem este acolhimento do outro, qualquer iniciativa estaria sujeita a recair nas malhas da reificação. |
id |
UNB - 28_a5e1bbfe07bc588568453eb092b7c4a8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3613 |
network_acronym_str |
UNB - 28 |
network_name_str |
Linhas Críticas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Reificação e reconhecimento: reflexões para a pesquisa em educaçãoReificação;Reconhecimento;; Axel Honneth;Pesquisa educacionalNeste artigo, propomos desvendar o “reconhecimento prévio do outro” como uma condição não-epistêmica fundamental das pesquisas em educação, evitando certos problemas ocasionados pela reificação, isto é, a atitude de não reconhecer o saber da alteridade. Percebemos, a partir das reflexões de Axel Honneth, a existência de uma instância fundamental: subjacente à perspectiva do conhecimento existe uma condição não-epistêmica que pode se orientar pelos motivos dos outros. Trata-se de uma proposta que foge, portanto, da disputa entre diferentes perspectivas epistemológicas e da polarização ou da contraposição entre elementos subjetivos e objetivos, ambos reificados. Assumir a postura de reconhecimento do outro implica, enfim, o reconhecimento de sua alteridade por intermédio da sua vivência em plenitude. Nesse aspecto, a teoria de Honneth vem preencher uma lacuna no acontecer das pesquisas educacionais, pois até poderíamos arriscar dizer que, sem este acolhimento do outro, qualquer iniciativa estaria sujeita a recair nas malhas da reificação.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2011-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/361310.26512/lc.v16i31.3613Linhas Críticas; Vol. 16 No. 31 (2010): Hermenêutica, Teoria Crítica e Educação; 275-286Linhas Críticas; Vol. 16 Núm. 31 (2010): Hermenêutica, Teoria Crítica e Educação; 275-286Linhas Críticas; v. 16 n. 31 (2010): Hermenêutica, Teoria Crítica e Educação; 275-2861981-04311516-489610.26512/lc.v16i31reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3613/3293Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTrevisan, Amarildo LuizRossatto, Noeli Dutra2022-09-09T16:37:30Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3613Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br||1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T16:37:30Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reificação e reconhecimento: reflexões para a pesquisa em educação |
title |
Reificação e reconhecimento: reflexões para a pesquisa em educação |
spellingShingle |
Reificação e reconhecimento: reflexões para a pesquisa em educação Trevisan, Amarildo Luiz Reificação; Reconhecimento; ; Axel Honneth; Pesquisa educacional |
title_short |
Reificação e reconhecimento: reflexões para a pesquisa em educação |
title_full |
Reificação e reconhecimento: reflexões para a pesquisa em educação |
title_fullStr |
Reificação e reconhecimento: reflexões para a pesquisa em educação |
title_full_unstemmed |
Reificação e reconhecimento: reflexões para a pesquisa em educação |
title_sort |
Reificação e reconhecimento: reflexões para a pesquisa em educação |
author |
Trevisan, Amarildo Luiz |
author_facet |
Trevisan, Amarildo Luiz Rossatto, Noeli Dutra |
author_role |
author |
author2 |
Rossatto, Noeli Dutra |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Trevisan, Amarildo Luiz Rossatto, Noeli Dutra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Reificação; Reconhecimento; ; Axel Honneth; Pesquisa educacional |
topic |
Reificação; Reconhecimento; ; Axel Honneth; Pesquisa educacional |
description |
Neste artigo, propomos desvendar o “reconhecimento prévio do outro” como uma condição não-epistêmica fundamental das pesquisas em educação, evitando certos problemas ocasionados pela reificação, isto é, a atitude de não reconhecer o saber da alteridade. Percebemos, a partir das reflexões de Axel Honneth, a existência de uma instância fundamental: subjacente à perspectiva do conhecimento existe uma condição não-epistêmica que pode se orientar pelos motivos dos outros. Trata-se de uma proposta que foge, portanto, da disputa entre diferentes perspectivas epistemológicas e da polarização ou da contraposição entre elementos subjetivos e objetivos, ambos reificados. Assumir a postura de reconhecimento do outro implica, enfim, o reconhecimento de sua alteridade por intermédio da sua vivência em plenitude. Nesse aspecto, a teoria de Honneth vem preencher uma lacuna no acontecer das pesquisas educacionais, pois até poderíamos arriscar dizer que, sem este acolhimento do outro, qualquer iniciativa estaria sujeita a recair nas malhas da reificação. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-04-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3613 10.26512/lc.v16i31.3613 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3613 |
identifier_str_mv |
10.26512/lc.v16i31.3613 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3613/3293 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linhas Críticas; Vol. 16 No. 31 (2010): Hermenêutica, Teoria Crítica e Educação; 275-286 Linhas Críticas; Vol. 16 Núm. 31 (2010): Hermenêutica, Teoria Crítica e Educação; 275-286 Linhas Críticas; v. 16 n. 31 (2010): Hermenêutica, Teoria Crítica e Educação; 275-286 1981-0431 1516-4896 10.26512/lc.v16i31 reponame:Linhas Críticas (Online) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UnB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UnB |
institution |
UnB |
reponame_str |
Linhas Críticas (Online) |
collection |
Linhas Críticas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rvlinhas@unb.br|| |
_version_ |
1797053650870206464 |