Relatório de Estágio – Conexões Matemáticas no âmbito do estudo de Funções

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Guilherme António Vieira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/160232
Resumo: A presente dissertação, dividida em duas partes, descreve o trabalho desenvolvido no ano letivo 2022/2023. A Parte I consiste no relatório de estágio, onde consta a descrição das atividades realizadas no âmbito do estágio pedagógico. A Parte II é dedicada à investigação desenvolvida com um grupo de alunos da turma de 10.º ano associada ao estágio. O trabalho de investigação teve como objetivo compreender que papel desempenham as conexões matemáticas na compreensão dos alunos sobre os conceitos do tópico de funções. Por forma a concretizar este objetivo, teve-se em consideração as seguintes questões de investigação: 1. Que estratégias usam os alunos na realização de tarefas que envolvem conexões matemáticas entre diferentes conceitos, processos e representações matemáticas? 2. Quais os momentos da realização de tarefas com conexões matemáticas nos quais os alunos manifestam mais dificuldades ou, em contrapartida, mais destreza? 3. De que forma contribuem as conexões matemáticas para a compreensão dos alunos sobre os conceitos do tópico de funções e para a manipulação dos mesmos? O estudo assenta numa metodologia de investigação qualitativa com cinco estudos de caso. As técnicas de recolha de dados utilizadas foram a observação participante, a entrevista semiestruturada individual, o diário de bordo e a recolha documental. A investigação permitiu concluir que: os alunos recorrem frequentemente ao uso de representações múltiplas de uma mesma situação matemática ao realizarem tarefas que envolvam conexões matemáticas; as dificuldades surgem principalmente na realização de generalizações e na componente analítica das resoluções; os alunos revelam destreza na transição entre diferentes representações de uma situação matemática e na interpretação de uma à luz das outras; as conexões matemáticas contribuem para a deteção de erros e para a associação de conceitos reais a conceitos matemáticos que os representam.
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