Relatório de Estágio – Conexões Matemáticas no âmbito do estudo de Funções
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/160232 |
Resumo: | A presente dissertação, dividida em duas partes, descreve o trabalho desenvolvido no ano letivo 2022/2023. A Parte I consiste no relatório de estágio, onde consta a descrição das atividades realizadas no âmbito do estágio pedagógico. A Parte II é dedicada à investigação desenvolvida com um grupo de alunos da turma de 10.º ano associada ao estágio. O trabalho de investigação teve como objetivo compreender que papel desempenham as conexões matemáticas na compreensão dos alunos sobre os conceitos do tópico de funções. Por forma a concretizar este objetivo, teve-se em consideração as seguintes questões de investigação: 1. Que estratégias usam os alunos na realização de tarefas que envolvem conexões matemáticas entre diferentes conceitos, processos e representações matemáticas? 2. Quais os momentos da realização de tarefas com conexões matemáticas nos quais os alunos manifestam mais dificuldades ou, em contrapartida, mais destreza? 3. De que forma contribuem as conexões matemáticas para a compreensão dos alunos sobre os conceitos do tópico de funções e para a manipulação dos mesmos? O estudo assenta numa metodologia de investigação qualitativa com cinco estudos de caso. As técnicas de recolha de dados utilizadas foram a observação participante, a entrevista semiestruturada individual, o diário de bordo e a recolha documental. A investigação permitiu concluir que: os alunos recorrem frequentemente ao uso de representações múltiplas de uma mesma situação matemática ao realizarem tarefas que envolvam conexões matemáticas; as dificuldades surgem principalmente na realização de generalizações e na componente analítica das resoluções; os alunos revelam destreza na transição entre diferentes representações de uma situação matemática e na interpretação de uma à luz das outras; as conexões matemáticas contribuem para a deteção de erros e para a associação de conceitos reais a conceitos matemáticos que os representam. |
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Relatório de Estágio – Conexões Matemáticas no âmbito do estudo de FunçõesEstágio PedagógicoConexões MatemáticasFunçõesTarefas MatemáticasDomínio/Área Científica::Ciências Naturais::MatemáticasA presente dissertação, dividida em duas partes, descreve o trabalho desenvolvido no ano letivo 2022/2023. A Parte I consiste no relatório de estágio, onde consta a descrição das atividades realizadas no âmbito do estágio pedagógico. A Parte II é dedicada à investigação desenvolvida com um grupo de alunos da turma de 10.º ano associada ao estágio. O trabalho de investigação teve como objetivo compreender que papel desempenham as conexões matemáticas na compreensão dos alunos sobre os conceitos do tópico de funções. Por forma a concretizar este objetivo, teve-se em consideração as seguintes questões de investigação: 1. Que estratégias usam os alunos na realização de tarefas que envolvem conexões matemáticas entre diferentes conceitos, processos e representações matemáticas? 2. Quais os momentos da realização de tarefas com conexões matemáticas nos quais os alunos manifestam mais dificuldades ou, em contrapartida, mais destreza? 3. De que forma contribuem as conexões matemáticas para a compreensão dos alunos sobre os conceitos do tópico de funções e para a manipulação dos mesmos? O estudo assenta numa metodologia de investigação qualitativa com cinco estudos de caso. As técnicas de recolha de dados utilizadas foram a observação participante, a entrevista semiestruturada individual, o diário de bordo e a recolha documental. A investigação permitiu concluir que: os alunos recorrem frequentemente ao uso de representações múltiplas de uma mesma situação matemática ao realizarem tarefas que envolvam conexões matemáticas; as dificuldades surgem principalmente na realização de generalizações e na componente analítica das resoluções; os alunos revelam destreza na transição entre diferentes representações de uma situação matemática e na interpretação de uma à luz das outras; as conexões matemáticas contribuem para a deteção de erros e para a associação de conceitos reais a conceitos matemáticos que os representam.The present dissertation, divided in two parts, reports the developed work in the 2022/2023 school year. Part I consists of the internship report, in which the activities done in the context of the pedagogical internship are described. Part II is dedicated to the developed research with a group of students from the 10th grade class. The investigation had the main goal of understanding what is the role of mathematical connexions in the students' learning of the concepts on the topic of functions. To achieve that goal, the following investigation questions where considered: 1. What strategies do students use when doing mathematical tasks with mathematical connexions between different mathematical concepts, processes and representations? 2. In which moments do students exhibit more difficulties or dexterity when doing mathematical tasks with mathematical connexions? 3. How do mathematical connexions add to the students' understanding on the concepts of functions and on their capacity to handle them? The study is settled on a qualitative research methodology with five case studies. The data collection techniques that were used were the participant observation, the individual semi-structured interview, the logbook and the documental collection. The research led to the following conclusions: students frequently resort to the use of multiple representations of the same mathematical situation when doing tasks with mathematical connexions; the struggles emerge mainly when making generalizations and on the analytical part of the resolutions; students show dexterity when switching between representations of a mathematical situation and when interpreting one in the light of the others; mathematical connexions add to the error detection and the association between real concepts and the mathematical concepts that represent them.Rocha, HelenaRodrigues, AlexandraRUNFerreira, Guilherme António Vieira2023-11-21T16:34:19Z2023-072023-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/160232porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:42:49Zoai:run.unl.pt:10362/160232Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:57:55.624751Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A presente dissertação, dividida em duas partes, descreve o trabalho desenvolvido no ano letivo 2022/2023. A Parte I consiste no relatório de estágio, onde consta a descrição das atividades realizadas no âmbito do estágio pedagógico. A Parte II é dedicada à investigação desenvolvida com um grupo de alunos da turma de 10.º ano associada ao estágio. O trabalho de investigação teve como objetivo compreender que papel desempenham as conexões matemáticas na compreensão dos alunos sobre os conceitos do tópico de funções. Por forma a concretizar este objetivo, teve-se em consideração as seguintes questões de investigação: 1. Que estratégias usam os alunos na realização de tarefas que envolvem conexões matemáticas entre diferentes conceitos, processos e representações matemáticas? 2. Quais os momentos da realização de tarefas com conexões matemáticas nos quais os alunos manifestam mais dificuldades ou, em contrapartida, mais destreza? 3. De que forma contribuem as conexões matemáticas para a compreensão dos alunos sobre os conceitos do tópico de funções e para a manipulação dos mesmos? O estudo assenta numa metodologia de investigação qualitativa com cinco estudos de caso. As técnicas de recolha de dados utilizadas foram a observação participante, a entrevista semiestruturada individual, o diário de bordo e a recolha documental. A investigação permitiu concluir que: os alunos recorrem frequentemente ao uso de representações múltiplas de uma mesma situação matemática ao realizarem tarefas que envolvam conexões matemáticas; as dificuldades surgem principalmente na realização de generalizações e na componente analítica das resoluções; os alunos revelam destreza na transição entre diferentes representações de uma situação matemática e na interpretação de uma à luz das outras; as conexões matemáticas contribuem para a deteção de erros e para a associação de conceitos reais a conceitos matemáticos que os representam. |
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