Relatório de estágio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/13015 |
Resumo: | Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário |
id |
RCAP_d2a8242721e4c7df790c989c412f5596 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/13015 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágioEstágio pedagógicoConexões matemáticasDerivadasGeometriaProblemasDificuldadesDissertação para obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no SecundárioA presente dissertação está dividida em duas partes: a primeira referente ao relatório de estágio a segunda ao trabalho de investigação na prática pedagógica. O relatório de estágio encontra-se dividido em cinco secções: Introdução, Agrupamento de Escolas António Gedeão, A escola de estágio, Prática Pedagógica e Reflexão Crítica. Nesta parte caracterizou-se fisicamente o Agrupamento de escolas António Gedeão e os alunos,caracterizou-se o local e a turma de estágio, resumiu-se o trabalho desenvolvido pelo estagiário na escola de estágio e, por fim, foi feito uma reflexão crítica do trabalho. O trabalho de investigação na prática pedagógica, a segunda parte deste trabalho, encontra-se dividido em 5 secções: Introdução, Revisão de literatura, Metodologia, Análise de dados e Conclusão. Com este projeto pretendeu-se perceber como é que os alunos fazem conexões matemáticas. Com esse intuito analisou-se como é que quatro alunos, de uma turma do 12.º ano, resolviam dois problemas envolvendo conexões entre os temas da geometria e das derivadas. Analisou-se o método de resolução do problema, em que fase é que surgem as conexões na resolução dos problemas e as principais dificuldades sentidas pelos alunos. Com este estudo, concluiu-se que os alunos que têm o conceito de derivada interiorizado conseguem fazer, com algum auxílio, a conexão dentro deste tema, porém todos os alunos sentiram dificuldades em fazer a conexão entre diversos temas. Todos os alunos resolvem os problemas passando por duas fases, a compreensão do problema e a elaboração e execução do plano de resolução do problema, sendo que as conexões surgiram sempre nesta segunda fase.Faculdade de Ciências e TecnologiaRocha, HelenaLopes, Maria do RosárioRUNMarques, José Carlos da Silva Rangel de Almeida2014-07-29T10:50:38Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/13015porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:47:39Zoai:run.unl.pt:10362/13015Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:21:01.293519Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio |
title |
Relatório de estágio |
spellingShingle |
Relatório de estágio Marques, José Carlos da Silva Rangel de Almeida Estágio pedagógico Conexões matemáticas Derivadas Geometria Problemas Dificuldades |
title_short |
Relatório de estágio |
title_full |
Relatório de estágio |
title_fullStr |
Relatório de estágio |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio |
title_sort |
Relatório de estágio |
author |
Marques, José Carlos da Silva Rangel de Almeida |
author_facet |
Marques, José Carlos da Silva Rangel de Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rocha, Helena Lopes, Maria do Rosário RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, José Carlos da Silva Rangel de Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio pedagógico Conexões matemáticas Derivadas Geometria Problemas Dificuldades |
topic |
Estágio pedagógico Conexões matemáticas Derivadas Geometria Problemas Dificuldades |
description |
Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-29T10:50:38Z 2014 2014-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/13015 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/13015 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Tecnologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Tecnologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137851053441024 |