E-commerce e internacionalização empresarial : o caso prático da Salsa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Eliana Manuela Lopes
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/17396
Resumo: Dissertação de mestrado em Marketing e Gestão Estratégica
id RCAP_1a7fa5c615230f2f9b1db2cb32e2674f
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/17396
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling E-commerce e internacionalização empresarial : o caso prático da SalsaE-commerceExportaçãoInternacionalizaçãoExportInternationalization658.0:681.324681.324:658.0Dissertação de mestrado em Marketing e Gestão EstratégicaO e-commerce é um dos temas mais discutidos no mundo dos negócios. Esta ferramenta de comércio levou já à reformulação das relações com clientes e fornecedores, à racionalização dos processos de negócio e, em alguns casos, à reestruturação de indústrias inteiras. Apesar de relativamente recente, percebeu-se que esta ferramenta era facilitadora da internacionalização das empresas, ao possibilitar uma presença global imediata e de baixo custo. Neste sentido, o objectivo final deste projecto é definir quais os factores que contribuem para o uso desta ferramenta num contexto de internacionalização e qual o seu impacto ao nível das actividades de exportação. Por outras palavras, pretende-se analisar os factores explicativos por detrás da decisão em adoptar esta ferramenta para a venda nos mercados internacionais. Este projecto contempla uma revisão da literatura mais relevante para o caso em análise, um sumário da metodologia aplicada e os resultados empíricos baseados numa abordagem qualitativa e obtidos da análise da empresa Irmãos Vila Nova, S.A., detentora da marca Salsa. A proposta de desenvolver um estudo que une as temáticas do e-commerce e da internacionalização representa um contributo para a literatura actual, caracterizada por um défice de trabalhos nesta área. Tal objectivo ganha particular relevância por se dirigir sobretudo à situação portuguesa, que ainda não foi estudada sobre este ângulo de análise.Electronic commerce is one of the most discussed topics in business today. This tool of trade is already leading to the reshaping of customer and supplier relationships, the streamlining of business processes and, in some cases, even the restructuring of whole industries. Although relatively new soon it’s potential in simplifying the processes in internationalization was understood by companies, enabling an immediate global presence with low costs. The purpose of this study is to define which factors do contribute to this simplification in a context of internationalization and what its impact on export activities is. The aim is to examine which explanatory factors do influence the decision inside an organization to adopt e-commerce as the way of selling on international markets. This study presents a review of the most relevant and recent literature in the field as well as a brief summary of the methodology which has been applied and the empirical results obtained from the analysis of the company Irmãos Vila Nova, SA, owner of the brand Salsa. The proposal to develop a study that links the fields of e-commerce and internationalization represents a contribution to actual literature, which does reveal a lack of studies in combining these fields. This goal gets particular relevance for addressing to the Portuguese market, which has not been investigated at this angle of analysis, and thereby provides a new and exploratory perspective on the field.Pinho, José Carlos M.Universidade do MinhoFernandes, Eliana Manuela Lopes20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/17396porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:56:32Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/17396Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:46:08.625615Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv E-commerce e internacionalização empresarial : o caso prático da Salsa
title E-commerce e internacionalização empresarial : o caso prático da Salsa
spellingShingle E-commerce e internacionalização empresarial : o caso prático da Salsa
Fernandes, Eliana Manuela Lopes
E-commerce
Exportação
Internacionalização
Export
Internationalization
658.0:681.324
681.324:658.0
title_short E-commerce e internacionalização empresarial : o caso prático da Salsa
title_full E-commerce e internacionalização empresarial : o caso prático da Salsa
title_fullStr E-commerce e internacionalização empresarial : o caso prático da Salsa
title_full_unstemmed E-commerce e internacionalização empresarial : o caso prático da Salsa
title_sort E-commerce e internacionalização empresarial : o caso prático da Salsa
author Fernandes, Eliana Manuela Lopes
author_facet Fernandes, Eliana Manuela Lopes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinho, José Carlos M.
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Eliana Manuela Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv E-commerce
Exportação
Internacionalização
Export
Internationalization
658.0:681.324
681.324:658.0
topic E-commerce
Exportação
Internacionalização
Export
Internationalization
658.0:681.324
681.324:658.0
description Dissertação de mestrado em Marketing e Gestão Estratégica
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/17396
url http://hdl.handle.net/1822/17396
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132216232509440