Proposta do modelo 6C Loop Back I/D para o ensino da engenharia no ensino politécnico em modalidade elearning : um estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Carlos Alberto Correia de 1962-
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/17938
Resumo: Trabalho de projecto de mestrado, Educação (Especialização em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014
id RCAP_1a8ac261d2b4034038edc6cb8d29e225
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/17938
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Proposta do modelo 6C Loop Back I/D para o ensino da engenharia no ensino politécnico em modalidade elearning : um estudo exploratórioEnsino da engenhariaE-learningDesign institucionalTrabalhos de projecto de mestrado - 2014Trabalho de projecto de mestrado, Educação (Especialização em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014Após uma breve análise ao atual Ensino da Engenharia em Portugal, enquadrando-o num contexto global, tornou-se meu propósito desenvolver uma proposta de Design Instrucional que servisse de ponto de partida para o desenvolvimento de um projeto de formação a distância utilizando a metodologia e-Learning, tendo as Instituições do Ensino Superior como alvo. O desenvolvimento do projeto relacionou-se com o modelo da formação adotado, do qual fizeram parte as seguintes etapas: Tipo de Curso; Design; Implementação; Ambiente. Após se ter determinado que o Tipo de Curso seria em Automação Industrial e em Ambiente e-Learning, o projeto centrou-se nas etapas de Design e Implementação. Na etapa do Design, planeou-se e implementou-se o Design Instrucional, com o objetivo de criar um modelo, que não só contribuísse para o ensino de aprendizagens complexas, como é o caso da Engenharia, mas também, que se ajustasse ao contexto socioeconómico e cultural do país, através de uma aprendizagem suportada por multimédia e atividades simuladas através de softwaree de autor, que privilegiasse mais o processo de ‘aprender’ do aluno do que o de ‘ensinar’ do professor. Assim surgiu um método de aprendizagem baseado em atividades modulares associativas através da instrução, interatividade e da reflexão, inspirado pelo princípio de ‘’dividir para conquistar’’. Neste contexto, o modelo propõe a resolução de um problema complexo direcionado ao programa de aprendizagem, através da interligação da solução de subproblemas de acordo com os temas/módulos, considerando a análise de alternativas, e uma avaliação relativamente ao Planeamento do Curso. Deste modo foi elaborado o plano curricular de acordo com a metodologia de Ensino proposta. Paralelamente, conceberam-se materiais didáticos de apoio e ferramentas multimédia de aprendizagem, com a finalidade de suportar o Design Instrucional proposto.After a brief analyze to the current Engineering Teaching Method in part or even most schools in Portugal, framing it in a global context, it became a purpose to develop a Method of Instructional Design , which served as a starting point to the development of a training project, using e- Learning, targeted to the Polytechnic Institutions. The development of the project was related to the adopted model of training, which took part in the following steps: Type of Training, Design, Implementation, and Environment. After it was determined that the type of course would be on Industrial Automation and e- Learning environment, the project focused on the design and implementation stages. At the design stage, was planned and implemented the instructional design with the aim of creating a model that not only contribute to the teaching of complex learning, as is the case of Engineering, but also to adjust it to the socio - economic and cultural development, through a learning environment supported in multimedia activities, mainly virtual simulation, who would privilege the student process of 'learning ' than the teacher centered strategies. Thus, emerged a learning method based on modular associative activities through guided instruction, interactivity and reflection, inspired by the principle of '' divide and conquer''. In this context, the model proposes solving a complex problem associated within the study program, through the interconnection of subproblems solutions, according to the topics / modules, considering alternative analysis. Regarding the Course plan, the curriculum was developed according to the Instructional Design proposed; in regard to the production of materials, instructional support learning materials were designed as well multimedia tools, in order to support the proposed Instructional Design.Miranda, Guilhermina LobatoRepositório da Universidade de LisboaCarvalho, Carlos Alberto Correia de 1962-2015-04-16T11:55:43Z20142014-10-122014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/17938TID:201282780porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:03:51Zoai:repositorio.ul.pt:10451/17938Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:37:38.278680Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Proposta do modelo 6C Loop Back I/D para o ensino da engenharia no ensino politécnico em modalidade elearning : um estudo exploratório
title Proposta do modelo 6C Loop Back I/D para o ensino da engenharia no ensino politécnico em modalidade elearning : um estudo exploratório
spellingShingle Proposta do modelo 6C Loop Back I/D para o ensino da engenharia no ensino politécnico em modalidade elearning : um estudo exploratório
Carvalho, Carlos Alberto Correia de 1962-
Ensino da engenharia
E-learning
Design institucional
Trabalhos de projecto de mestrado - 2014
title_short Proposta do modelo 6C Loop Back I/D para o ensino da engenharia no ensino politécnico em modalidade elearning : um estudo exploratório
title_full Proposta do modelo 6C Loop Back I/D para o ensino da engenharia no ensino politécnico em modalidade elearning : um estudo exploratório
title_fullStr Proposta do modelo 6C Loop Back I/D para o ensino da engenharia no ensino politécnico em modalidade elearning : um estudo exploratório
title_full_unstemmed Proposta do modelo 6C Loop Back I/D para o ensino da engenharia no ensino politécnico em modalidade elearning : um estudo exploratório
title_sort Proposta do modelo 6C Loop Back I/D para o ensino da engenharia no ensino politécnico em modalidade elearning : um estudo exploratório
author Carvalho, Carlos Alberto Correia de 1962-
author_facet Carvalho, Carlos Alberto Correia de 1962-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Miranda, Guilhermina Lobato
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Carlos Alberto Correia de 1962-
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da engenharia
E-learning
Design institucional
Trabalhos de projecto de mestrado - 2014
topic Ensino da engenharia
E-learning
Design institucional
Trabalhos de projecto de mestrado - 2014
description Trabalho de projecto de mestrado, Educação (Especialização em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-10-12
2014-01-01T00:00:00Z
2015-04-16T11:55:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/17938
TID:201282780
url http://hdl.handle.net/10451/17938
identifier_str_mv TID:201282780
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134274682617856