Elearning.ul.pt : uma plataforma de e-learning no ensino superior nacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Ana Mafalda Dias, 1987-
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/6152
Resumo: Relatório de estágio de mestrado, Educação (Tecnologias de Informação, Comunicação e Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
id RCAP_f9c43627b24526851c6f6218e1af5d72
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/6152
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Elearning.ul.pt : uma plataforma de e-learning no ensino superior nacionalNovas tecnologias da informação e da comunicaçãoE-learningActividade docenteEnsino superior - PortugalRelatórios de estágio de mestrado - 2011Relatório de estágio de mestrado, Educação (Tecnologias de Informação, Comunicação e Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011A evolução das novas tecnologias e a crescente importância que estas têm vindo a assumir na Educação leva a que as instituições de ensino superior tenham que se adaptar a modelos de ensino diferentes, que implicam mudanças diretas e profundas a nível organizacional, pedagógico e social. Em Portugal são já inúmeras as Universidades e Institutos Politécnicos que integram o e-learning e o b-learning nas suas modalidades de ensino. Esta integração não tem vindo a ser pacífica. Existem ainda inúmeros obstáculos à integração eficiente das novas tecnologias da informação e da comunicação nas práticas quotidianas dos docentes/investigadores e consequentemente dos estudantes. O trabalho atualmente apresentado organiza-se em torno das atividades realizadas no âmbito do estágio académico desenvolvido no e-Learning Lab da Universidade de Lisboa no ano letivo 2010/2011. O trabalho desenvolvido durante o estágio centrou-se, essencialmente, na concepção de materiais de apoio à prática docente no âmbito do e/b-learning no Ensino Superior e de atividades de intervenção (ações de formação) que culminaram ainda na realização de uma investigação em torno da utilização que os docentes da Universidade de Lisboa fazem da plataforma Moodle, bem como das suas disciplinas alojadas em elearning.ul.pt. A realização deste estágio foi um período de grandes aprendizagens e de crescimento profissional, onde houve a possibilidade de compreender de uma melhor forma os desafios subjacentes à implementação de um programa de e-learning numa Instituição de Ensino Superior.The evolution of new technologies and the increasingly important role they have been playing in Education make it necessary for Higher Education Institutions have to adapt to different teaching models that imply direct and profound changes at a structural, pedagogical and social level. There are already a large number of Universities and Polytechnic Institutes that integrate e-learning and b-learning in their teaching models. However, this integration hasn’t been peaceful. A large number of obstacles still exist regarding the efficient integration of new information and communication technologies in the everyday practices of teachers/investigators and subsequently students. This paper is structured around the activities performed during the academic internship at the e-Learning lab of the University of Lisbon in the academic year of 2010/2011. The work developed during the this period focused essentially on the design of support materials for teaching in e/b-learning in Higher Education and also training sessions that lead to an investigation revolving around the use that teachers of the University of Lisbon make of Moodle, as well as of their classes hosted at elearning.ul.pt. This internship was a period of great learning and professional growth, allowing for a better understanding of the challenges underlying the implementation of an e-learning programme in a Higher Education Institution.Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981-Repositório da Universidade de LisboaGonçalves, Ana Mafalda Dias, 1987-2012-04-24T12:04:28Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/6152porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:48:28Zoai:repositorio.ul.pt:10451/6152Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:31:21.302797Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Elearning.ul.pt : uma plataforma de e-learning no ensino superior nacional
title Elearning.ul.pt : uma plataforma de e-learning no ensino superior nacional
spellingShingle Elearning.ul.pt : uma plataforma de e-learning no ensino superior nacional
Gonçalves, Ana Mafalda Dias, 1987-
Novas tecnologias da informação e da comunicação
E-learning
Actividade docente
Ensino superior - Portugal
Relatórios de estágio de mestrado - 2011
title_short Elearning.ul.pt : uma plataforma de e-learning no ensino superior nacional
title_full Elearning.ul.pt : uma plataforma de e-learning no ensino superior nacional
title_fullStr Elearning.ul.pt : uma plataforma de e-learning no ensino superior nacional
title_full_unstemmed Elearning.ul.pt : uma plataforma de e-learning no ensino superior nacional
title_sort Elearning.ul.pt : uma plataforma de e-learning no ensino superior nacional
author Gonçalves, Ana Mafalda Dias, 1987-
author_facet Gonçalves, Ana Mafalda Dias, 1987-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Ana Mafalda Dias, 1987-
dc.subject.por.fl_str_mv Novas tecnologias da informação e da comunicação
E-learning
Actividade docente
Ensino superior - Portugal
Relatórios de estágio de mestrado - 2011
topic Novas tecnologias da informação e da comunicação
E-learning
Actividade docente
Ensino superior - Portugal
Relatórios de estágio de mestrado - 2011
description Relatório de estágio de mestrado, Educação (Tecnologias de Informação, Comunicação e Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2012-04-24T12:04:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/6152
url http://hdl.handle.net/10451/6152
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134202407419904