Digitization and internationalization : a study on portuguese companies during the covid-19 crisis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nicola, Maura Bedin
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/23308
Resumo: Mestrado Bolonha em Economia e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação
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spelling Digitization and internationalization : a study on portuguese companies during the covid-19 crisisCovid-19 em PortugalInternacionalizaçãoDigitalizaçãoBorn GlobalsBorn DigitalsModelo UppsalaCovid-19 in PortugalInternationalizationScanningUppsala ModelMestrado Bolonha em Economia e Gestão de Ciência, Tecnologia e InovaçãoNos últimos anos a globalização se mostrou uma ferramenta muito utilizada por empresas como facilitador da internacionalização, visto que o processo auxilia a integração entre as diferentes partes do globo. Com isso nasceram diversas teorias que buscam explicar como funciona o processo de expansão das empresas para além-fronteiras, como A teoria do Ciclo do Produto de 1966, o Modelo Uppsala de 1977, a Teoria do Paradigma Eclético de 1980. No decorrer dos anos, o contexto mudou com a utilização dos meios de comunicação e, consequentemente, o surgimento da internet. Teorias que estudam a internacionalização e a digitalização, como as Born Globals e Born Digitals Companies, surgiram com o intuito de trazer uma abordagem mais atualizada dos processos que se tornaram mais dinâmicos e velozes, atrelado muitas vezes as empresas menores, mas não menos competitivas, diferente do que era visto nas primeiras teorias. Em um momento em que muito se avançou em relação as trocas internacionais, surge a pandemia de Corona vírus, levando o mundo a entender a sua interdependência e levando todos a uma espécie de caos generalizado gerado pelo fechamento de escolas, comércios, indústrias, levantando incerteza e imprevisibilidade. A digitalização dos negócios, antes vista como uma evolução lenta, tornou-se obrigatória e acabou por salvar empresas que tiveram agilidade para entender o momento em que se encontravam. As gigantes da tecnologia valorizaram-se graças a busca por soluções para negócios, estudos e relações. O trabalho a seguir busca, através de uma abordagem quantitativa, entender se o grau de digitalização apresentado por empresas portuguesas durante a crise de Covid-19 mitigou o impacto negativo gerado pela crise. Para isto, foi realizada uma pesquisa através de questionário, com 260 empresas internacionalizadas portuguesas, observando aspectos estruturais (visão internacional, capacidade de gestão operacional e de gestão), estratégias (grau de digitalização, internet como facilitador de internacionalização, internet como fator relevante no combate a crise, rápida internacionalização e impacto geral do covid) e performance destas empresas (crescimento do grau de internacionalização eperformance durante a crise). Foram criadas 8 hipóteses a partir dos três grupos(aspetos estruturais, estratégias e performance), para identificar possíveis relações que influenciassem os resultados no combate a crise, sendo que 75% das hipóteses obtiveram comprovação estatística. Os resultados encontrados demonstram que a performance durante a crise é impactada diretamente por dois fatores: o impacto generalizado da Covid na empresa e a rápida internacionalização. Já a digitalização (grau de digitalização, internet como fator relevante e internet como facilitador de internacionalização) não foi um fator diferencial para mitigar os impactos negativos, ressaltando que a pesquisa foi realizada com empresas portuguesas de diversos setores, podendo diferenciar-se em outros contextos ou em áreas específicas.In the recent years, globalization has proved to be a tool widely used by companies as a facilitator of internationalization, since the process helps the integration between different parts of the globe. With this, several theories were born to explain how the process of expansion of companies beyond borders works, such as The Product Cycle Theory of 1966, the Uppsala Model of 1977, the Eclectic Paradigm Theory of 1980. Over the years, the context has changed with the use of the media and, consequently, the emergence of the Internet. Theories that study internationalization and digitization, such as Born Globals and Born Digitals Companies, emerged in order to bring a more up-to-date approach to processes that have become more dynamic and faster, often tied to smaller but no less competitive companies, different from what was seen in the early theories. At a time when much progress has been made in relation to international trade, the Corona virus pandemic arises, leading the world to understand its interdependence and leading everyone to a kind of widespread chaos generated by the closure of schools, shops, industries, raising uncertainty and unpredictability. The digitization of the business, once seen as a slow evolution, became mandatory and ended up saving companies that had the agility to understand the moment they were in. The technology giants have valued themselves thanks to the search for solutions for business, education and relationships. The following work seeks, through a quantitative approach, to understand whether the degree of digitization presented by Portuguese companies during the Covid-19 crisis mitigated the negative impact generated by the crisis. For this, a questionnaire was conducted with 260 Portuguese internationalized companies, observing structural aspects (international vision, operational management and management capacity), strategies (degree of digitization, internet as a enabler of internationalization, internet as a relevant factor in combating the crisis, quickly internationalization and overall impact of covid) and performance of these companies (growth of the degree of internationalization and performance during the crisis). Eight hypotheses were created from the three groups (structural aspects, strategies and performance), to identify possible relationships that influenced the results in combating the crisis, and 75% of the hypotheses obtained statistical proof. The results show that performance during the crisis is directly impacted by two factors: Covid's widespread impact on the company and rapid internationalization. On the other hand, digitization (degree of digitization, internet as a relevant factor and internet as a enabler of internationalization) was not a differential factor to mitigate the negative impacts, emphasizing that the research was conducted with Portuguese companies from various sectors, being able to differentiate in other contexts or in specific areas.Instituto Superior de Economia e GestãoCrespo, NunoRepositório da Universidade de LisboaNicola, Maura Bedin2022-01-29T15:46:45Z2021-102021-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/23308engNicola, Maura Bedin (2021). "Digitization and internationalization : a study on portuguese companies during the covid-19 crisis". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. 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