O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE UMA EMPRESA BRASILEIRA EXPORTADORA DE CAFÉS ESPECIAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Mariana Augusta de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: VERDU, Fabiane Cortez
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3309
Resumo: A internacionalização de empresas pode gerar benefícios ao mesmo tempo em que pode trazer incertezas e complexidades. Tais questões são tratadas nas teorias de estratégias de internacionalização como a do modelo de Upssala e fenômeno Born Global. A primeira afirma que as empresas se internacionalizam em etapas e para países de menor distância psíquica. A segunda representa empresas que se internacionalizam rapidamente, logo após a sua fundação. Um levantamento bibliográfico sobre tais abordagens mostrou uma carência de estudos sobre empresas não americanas e de países emergentes. Dessa forma, analisar a internacionalização de empresas brasileiras se mostra relevante. No Brasil, um dos setores de maior importância econômica é o cafeeiro o qual, em 2018, ocupou a primeira colocação mundial tanto na produção quanto na exportação de café. Diante o exposto, a presente pesquisa do tipo qualitativa e descritiva consiste em um estudo de caso que busca analisar o processo de internacionalização de uma empresa brasileira exportadora de cafés especiais. A partir de entrevista semi estruturada com um dos fundadores da empresa identificou- se que a exportadora apresenta internacionalização tipicamente de uma Born Global.
id UNICESU -1_60ec5b97aa7a7dd6d80bb71c2bd80dd9
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3309
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE UMA EMPRESA BRASILEIRA EXPORTADORA DE CAFÉS ESPECIAISBorn globalExportaçãoModelo de UppsalaA internacionalização de empresas pode gerar benefícios ao mesmo tempo em que pode trazer incertezas e complexidades. Tais questões são tratadas nas teorias de estratégias de internacionalização como a do modelo de Upssala e fenômeno Born Global. A primeira afirma que as empresas se internacionalizam em etapas e para países de menor distância psíquica. A segunda representa empresas que se internacionalizam rapidamente, logo após a sua fundação. Um levantamento bibliográfico sobre tais abordagens mostrou uma carência de estudos sobre empresas não americanas e de países emergentes. Dessa forma, analisar a internacionalização de empresas brasileiras se mostra relevante. No Brasil, um dos setores de maior importância econômica é o cafeeiro o qual, em 2018, ocupou a primeira colocação mundial tanto na produção quanto na exportação de café. Diante o exposto, a presente pesquisa do tipo qualitativa e descritiva consiste em um estudo de caso que busca analisar o processo de internacionalização de uma empresa brasileira exportadora de cafés especiais. A partir de entrevista semi estruturada com um dos fundadores da empresa identificou- se que a exportadora apresenta internacionalização tipicamente de uma Born Global.UniCesumar2019-12-05T12:30:21Z2019-12-05T12:30:21Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3309otherSOUZA, Mariana Augusta deVERDU, Fabiane Cortezreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:03:27Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:03:34.413Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE UMA EMPRESA BRASILEIRA EXPORTADORA DE CAFÉS ESPECIAIS
title O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE UMA EMPRESA BRASILEIRA EXPORTADORA DE CAFÉS ESPECIAIS
spellingShingle O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE UMA EMPRESA BRASILEIRA EXPORTADORA DE CAFÉS ESPECIAIS
SOUZA, Mariana Augusta de
Born global
Exportação
Modelo de Uppsala
title_short O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE UMA EMPRESA BRASILEIRA EXPORTADORA DE CAFÉS ESPECIAIS
title_full O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE UMA EMPRESA BRASILEIRA EXPORTADORA DE CAFÉS ESPECIAIS
title_fullStr O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE UMA EMPRESA BRASILEIRA EXPORTADORA DE CAFÉS ESPECIAIS
title_full_unstemmed O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE UMA EMPRESA BRASILEIRA EXPORTADORA DE CAFÉS ESPECIAIS
title_sort O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE UMA EMPRESA BRASILEIRA EXPORTADORA DE CAFÉS ESPECIAIS
author SOUZA, Mariana Augusta de
author_facet SOUZA, Mariana Augusta de
VERDU, Fabiane Cortez
author_role author
author2 VERDU, Fabiane Cortez
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA, Mariana Augusta de
VERDU, Fabiane Cortez
dc.subject.por.fl_str_mv Born global
Exportação
Modelo de Uppsala
topic Born global
Exportação
Modelo de Uppsala
dc.description.none.fl_txt_mv A internacionalização de empresas pode gerar benefícios ao mesmo tempo em que pode trazer incertezas e complexidades. Tais questões são tratadas nas teorias de estratégias de internacionalização como a do modelo de Upssala e fenômeno Born Global. A primeira afirma que as empresas se internacionalizam em etapas e para países de menor distância psíquica. A segunda representa empresas que se internacionalizam rapidamente, logo após a sua fundação. Um levantamento bibliográfico sobre tais abordagens mostrou uma carência de estudos sobre empresas não americanas e de países emergentes. Dessa forma, analisar a internacionalização de empresas brasileiras se mostra relevante. No Brasil, um dos setores de maior importância econômica é o cafeeiro o qual, em 2018, ocupou a primeira colocação mundial tanto na produção quanto na exportação de café. Diante o exposto, a presente pesquisa do tipo qualitativa e descritiva consiste em um estudo de caso que busca analisar o processo de internacionalização de uma empresa brasileira exportadora de cafés especiais. A partir de entrevista semi estruturada com um dos fundadores da empresa identificou- se que a exportadora apresenta internacionalização tipicamente de uma Born Global.
description A internacionalização de empresas pode gerar benefícios ao mesmo tempo em que pode trazer incertezas e complexidades. Tais questões são tratadas nas teorias de estratégias de internacionalização como a do modelo de Upssala e fenômeno Born Global. A primeira afirma que as empresas se internacionalizam em etapas e para países de menor distância psíquica. A segunda representa empresas que se internacionalizam rapidamente, logo após a sua fundação. Um levantamento bibliográfico sobre tais abordagens mostrou uma carência de estudos sobre empresas não americanas e de países emergentes. Dessa forma, analisar a internacionalização de empresas brasileiras se mostra relevante. No Brasil, um dos setores de maior importância econômica é o cafeeiro o qual, em 2018, ocupou a primeira colocação mundial tanto na produção quanto na exportação de café. Diante o exposto, a presente pesquisa do tipo qualitativa e descritiva consiste em um estudo de caso que busca analisar o processo de internacionalização de uma empresa brasileira exportadora de cafés especiais. A partir de entrevista semi estruturada com um dos fundadores da empresa identificou- se que a exportadora apresenta internacionalização tipicamente de uma Born Global.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-05T12:30:21Z
2019-12-05T12:30:21Z
2019-10-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3309
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3309
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948623578726400