Estilos parentais e a conexão com a natureza: um olhar sobre o Projeto Limites Invisíveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raposo, Rosa Inês Vieira Paquete Coelho
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/32900
Resumo: Atualmente, assiste-se a um decréscimo das experiências diretas de contacto com a natureza, com consequente diminuição da conexão com a mesma, acarretando consequências negativas, sobretudo para as crianças. Com vista à diminuição desse afastamento e a sensibilizar para a importância dos espaços exteriores/natureza como promotores do desenvolvimento e da aprendizagem, surgiu o Projeto Limites Invisíveis (LI). Assim, o objetivo foi compreender as características dos pais que colocaram os filhos nos LI, tendo-se analisado: motivos de inscrição, variáveis sociodemográficas, estilos parentais e Nature Relatedness (NR). Procurou-se, ainda, verificar se o contacto com a natureza constituiu um preditor da NR. A investigação tem uma tipologia quase-experimental, com 286 participantes – Grupo Experimental (n=135) que compreende os indivíduos que inscreveram os filhos nos LI, não se aplicando este critério ao Grupo de Controlo (n=151). Utilizaram-se três instrumentos: questionário sociodemográfico, Questionário de Estilos Parentais para Pais e Nature Relatedness Scale. Para a análise dos dados, recorreu-se aos programas IBM SPSS Statistics v25, jamovi v1.6 e MaxQDA v2020.4. Quanto aos resultados, o principal motivo para a inscrição numa experiência educativa na natureza foi a promoção do contacto com a mesma. Acresce que não se verificaram diferenças entre grupos quanto aos estilos parentais e à NR. Verificou-se, concomitantemente, que o contacto frequente com a natureza (infância e ao longo da vida) é preditor de uma maior NR. Face aos resultados, e atendendo às alterações climáticas, bem como à sustentabilidade da vida no planeta, considera-se pertinente a realização de mais estudos, de modo a melhor compreender a conexão indivíduo-natureza.
id RCAP_1a98407a2eda3044258174cd37ca1e4c
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/32900
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estilos parentais e a conexão com a natureza: um olhar sobre o Projeto Limites InvisíveisCriançasEducaçãoConexão com a naturezaPrograma Casa da MataAtualmente, assiste-se a um decréscimo das experiências diretas de contacto com a natureza, com consequente diminuição da conexão com a mesma, acarretando consequências negativas, sobretudo para as crianças. Com vista à diminuição desse afastamento e a sensibilizar para a importância dos espaços exteriores/natureza como promotores do desenvolvimento e da aprendizagem, surgiu o Projeto Limites Invisíveis (LI). Assim, o objetivo foi compreender as características dos pais que colocaram os filhos nos LI, tendo-se analisado: motivos de inscrição, variáveis sociodemográficas, estilos parentais e Nature Relatedness (NR). Procurou-se, ainda, verificar se o contacto com a natureza constituiu um preditor da NR. A investigação tem uma tipologia quase-experimental, com 286 participantes – Grupo Experimental (n=135) que compreende os indivíduos que inscreveram os filhos nos LI, não se aplicando este critério ao Grupo de Controlo (n=151). Utilizaram-se três instrumentos: questionário sociodemográfico, Questionário de Estilos Parentais para Pais e Nature Relatedness Scale. Para a análise dos dados, recorreu-se aos programas IBM SPSS Statistics v25, jamovi v1.6 e MaxQDA v2020.4. Quanto aos resultados, o principal motivo para a inscrição numa experiência educativa na natureza foi a promoção do contacto com a mesma. Acresce que não se verificaram diferenças entre grupos quanto aos estilos parentais e à NR. Verificou-se, concomitantemente, que o contacto frequente com a natureza (infância e ao longo da vida) é preditor de uma maior NR. Face aos resultados, e atendendo às alterações climáticas, bem como à sustentabilidade da vida no planeta, considera-se pertinente a realização de mais estudos, de modo a melhor compreender a conexão indivíduo-natureza.Currently, there seems to be a decrease in direct contact experiences with nature, with a consequent decrease in the connection with nature, which could unavoidably result in negative consequences, especially in what concerns children. With the goal of decreasing this ever-growing gap, as well as raising awareness for the importance of outdoor spaces/nature as promoters of development and learning, the Projeto Limites Invisíveis (LI) was founded. Thus, the aim of the present investigation was to better understand the predominant traits of the parents who enrolled their children in LI, as well as to analyze parents' enrollment motives, sociodemographic variables, parenting styles and Nature Relatedness (NR). Additionally, the present study also attempted to ascertain the role of contact with nature as a predictor of NR. The investigation follows a quasi-experimental typology, counting 286 total participants, divided into an experimental group (n=135) - comprising participants who enrolled their children in LI - and a control group (n=151), to which the previous criterion did not apply. For the statistical analysis of the collected data, IBM SPSS Statistics v25, jamovi v1.6 and MaxQDA v2020.4 were used. In what pertains to the results, the main reason for parents to enroll their children in an educational experience in nature was the promotion of contact with nature. Additionally, there were no observable differences betweeen groups, regarding both parenting styles and NR. Concomitantly, frequent contact with nature (both in childhood and throughout life) was determined to be a predictor of a higher NR. In view of the results, and in view of the current changes in climate,as well as the sustainability of life on this planet, further studies are required, in order to better understand one's connection with nature.2023-12-20T00:00:00Z2021-12-13T00:00:00Z2021-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/32900porRaposo, Rosa Inês Vieira Paquete Coelhoinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:03:22Zoai:ria.ua.pt:10773/32900Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:04:26.686416Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estilos parentais e a conexão com a natureza: um olhar sobre o Projeto Limites Invisíveis
title Estilos parentais e a conexão com a natureza: um olhar sobre o Projeto Limites Invisíveis
spellingShingle Estilos parentais e a conexão com a natureza: um olhar sobre o Projeto Limites Invisíveis
Raposo, Rosa Inês Vieira Paquete Coelho
Crianças
Educação
Conexão com a natureza
Programa Casa da Mata
title_short Estilos parentais e a conexão com a natureza: um olhar sobre o Projeto Limites Invisíveis
title_full Estilos parentais e a conexão com a natureza: um olhar sobre o Projeto Limites Invisíveis
title_fullStr Estilos parentais e a conexão com a natureza: um olhar sobre o Projeto Limites Invisíveis
title_full_unstemmed Estilos parentais e a conexão com a natureza: um olhar sobre o Projeto Limites Invisíveis
title_sort Estilos parentais e a conexão com a natureza: um olhar sobre o Projeto Limites Invisíveis
author Raposo, Rosa Inês Vieira Paquete Coelho
author_facet Raposo, Rosa Inês Vieira Paquete Coelho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Raposo, Rosa Inês Vieira Paquete Coelho
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças
Educação
Conexão com a natureza
Programa Casa da Mata
topic Crianças
Educação
Conexão com a natureza
Programa Casa da Mata
description Atualmente, assiste-se a um decréscimo das experiências diretas de contacto com a natureza, com consequente diminuição da conexão com a mesma, acarretando consequências negativas, sobretudo para as crianças. Com vista à diminuição desse afastamento e a sensibilizar para a importância dos espaços exteriores/natureza como promotores do desenvolvimento e da aprendizagem, surgiu o Projeto Limites Invisíveis (LI). Assim, o objetivo foi compreender as características dos pais que colocaram os filhos nos LI, tendo-se analisado: motivos de inscrição, variáveis sociodemográficas, estilos parentais e Nature Relatedness (NR). Procurou-se, ainda, verificar se o contacto com a natureza constituiu um preditor da NR. A investigação tem uma tipologia quase-experimental, com 286 participantes – Grupo Experimental (n=135) que compreende os indivíduos que inscreveram os filhos nos LI, não se aplicando este critério ao Grupo de Controlo (n=151). Utilizaram-se três instrumentos: questionário sociodemográfico, Questionário de Estilos Parentais para Pais e Nature Relatedness Scale. Para a análise dos dados, recorreu-se aos programas IBM SPSS Statistics v25, jamovi v1.6 e MaxQDA v2020.4. Quanto aos resultados, o principal motivo para a inscrição numa experiência educativa na natureza foi a promoção do contacto com a mesma. Acresce que não se verificaram diferenças entre grupos quanto aos estilos parentais e à NR. Verificou-se, concomitantemente, que o contacto frequente com a natureza (infância e ao longo da vida) é preditor de uma maior NR. Face aos resultados, e atendendo às alterações climáticas, bem como à sustentabilidade da vida no planeta, considera-se pertinente a realização de mais estudos, de modo a melhor compreender a conexão indivíduo-natureza.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-13T00:00:00Z
2021-12-13
2023-12-20T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/32900
url http://hdl.handle.net/10773/32900
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137699715612672