A ciência de dados como acelerador da interconectividade digital de stakeholders em portos e aeroportos inteligentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Paula José Martins João Maio
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/34907
Resumo: A ciência de dados, ao longo dos últimos dez anos, tem contribuído para acelerar a transformação dos portos e aeroportos tradicionais em portos e aeroportos inteligentes. A revisão da literatura permitiu identificar nove áreas onde é claro o impulso dado pela ciência de dados à evolução vivida por estes hubs de navegação. Verificou-se ainda, que as dimensões identificadas para os portos inteligentes nem sempre eram coincidentes com as dimensões dos aeroportos inteligentes. Para além dessas nove dimensões, este estudo propõe a inclusão de uma décima dimensão na análise da inteligência de portos e aeroportos: a interconectividade digital dos seus stakeholders. Apesar da interconectividade física e digital nos portos e nos aeroportos inteligentes ter sido largamente estudada na literatura, uma vez que é uma das características desses mesmos “data hubs” considerados inteligentes, tem sido focada, na sua quase totalidade, nos temas da Internet das Coisas e sensorização, de forma a melhorar toda a operação ao longo de toda a cadeia de produção de valor. Embora a maior aplicação da ciência de dados seja nos motores de busca, não encontrámos estudos que analisassem a interconectividade relacionada com os seus websites institucionais. O objetivo deste trabalho foi preencher essa lacuna de investigação, através da análise de dados referentes à performance dos websites institucionais dos top cinco portos e dos top cinco aeroportos inteligentes do mundo. Os resultados deste estudo apontam para a existência de graves lacunas e dificuldades na interconectividade quer dos portos inteligentes quer dos aeroportos inteligentes ao nível dos seus websites com os seus diferentes stakeholders, principalmente em termos de velocidade e de performance e compatibilidade com dispositivos móveis, esquecendo-se de que uma das primeiras interações que existe entre um potencial stakeholder e estas organizações é realizada através da consulta do seu website institucional, utilizando um dispositivo móvel e que existe uma correlação elevada entre a taxa de rejeição de um website e o tempo médio de pesquisa por parte de um utilizador nesse mesmo website. Da análise dos dados recolhidos, nenhum dos hubs analisados pode ser considerado um exemplo de excelência na interconectividade global (mobile e desktop) e, na maioria das vezes, os portos pontuaram quase sempre melhor que os aeroportos. O estudo identificou igualmente diversas oportunidades de melhoria dessa mesma interconectividade, sendo que ligeiras reduções nos tempos de espera ou ligeiras melhorias na performance e na otimização dos tempos médios de navegação nas páginas dos websites, podem ter um impacto muito significativo na performance global de um website e na imagem geral de uma marca.
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Apesar da interconectividade física e digital nos portos e nos aeroportos inteligentes ter sido largamente estudada na literatura, uma vez que é uma das características desses mesmos “data hubs” considerados inteligentes, tem sido focada, na sua quase totalidade, nos temas da Internet das Coisas e sensorização, de forma a melhorar toda a operação ao longo de toda a cadeia de produção de valor. Embora a maior aplicação da ciência de dados seja nos motores de busca, não encontrámos estudos que analisassem a interconectividade relacionada com os seus websites institucionais. O objetivo deste trabalho foi preencher essa lacuna de investigação, através da análise de dados referentes à performance dos websites institucionais dos top cinco portos e dos top cinco aeroportos inteligentes do mundo. Os resultados deste estudo apontam para a existência de graves lacunas e dificuldades na interconectividade quer dos portos inteligentes quer dos aeroportos inteligentes ao nível dos seus websites com os seus diferentes stakeholders, principalmente em termos de velocidade e de performance e compatibilidade com dispositivos móveis, esquecendo-se de que uma das primeiras interações que existe entre um potencial stakeholder e estas organizações é realizada através da consulta do seu website institucional, utilizando um dispositivo móvel e que existe uma correlação elevada entre a taxa de rejeição de um website e o tempo médio de pesquisa por parte de um utilizador nesse mesmo website. Da análise dos dados recolhidos, nenhum dos hubs analisados pode ser considerado um exemplo de excelência na interconectividade global (mobile e desktop) e, na maioria das vezes, os portos pontuaram quase sempre melhor que os aeroportos. O estudo identificou igualmente diversas oportunidades de melhoria dessa mesma interconectividade, sendo que ligeiras reduções nos tempos de espera ou ligeiras melhorias na performance e na otimização dos tempos médios de navegação nas páginas dos websites, podem ter um impacto muito significativo na performance global de um website e na imagem geral de uma marca.Over the past ten years, data science has contributed to accelerate the transformation of traditional ports and airports into smart ports and airports. The literature review allowed us to identify nine areas where the boost given by data science to the evolution experienced by these navigation hubs is clear. It was also verified that the dimensions identified for the smart ports were not always coincident with the dimensions of the smart airports. In addition to these nine dimensions, this study proposes the inclusion of a tenth dimension in the analysis of the intelligence of ports and airports: the digital interconnectivity of their stakeholders. Despite the physical and digital interconnectivity in smart ports and airports having been widely studied in the literature, since it is one of the characteristics of these data hubs considered smart, it has been focused, almost entirely, on the Internet of Things and sensors to improve the entire operation along the entire value production chain. Although the main use of data science is on search engines, we did not find studies that analyzed the interconnectivity related to their institutional websites. The objective of this work was to fill this research gap, through the analysis of data referring to the performance of the institutional websites of the top world five smart ports and the top world five smart airports. The results of this study point to the existence of serious gaps and difficulties in the interconnectivity of both smart ports and smart airports in terms of their websites with their different stakeholders, mainly in terms of speed and performance and compatibility with mobile devices, ignoring that one of the first interactions that exists between a potential stakeholder and these organizations is carried out through the search of their institutional website using a mobile device and that there is a high correlation between the bounce rate of a website and the average search time of a user on that same website. From the analysis of the data collected, none of the analyzed hubs can be considered an example of excellence in global interconnectivity (mobile and desktop), and in most cases, ports always scored better than airports. The study also identified several opportunities to improve the interconnectivity, being aware that slight reductions in waiting times or slight improvements in performance and in the optimization of average browsing times on website pages, can have a very significant impact on the overall performance of a website and the overall image of a brand.2022-10-17T14:57:21Z2022-07-26T00:00:00Z2022-07-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/34907porMarques, Paula José Martins João Maioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:07:11Zoai:ria.ua.pt:10773/34907Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:06:00.951664Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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