O Fantoche em jardim-de-infância : um recurso à integração social da criança inibida
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/1198 |
Resumo: | Relatório de Estágio apresentado ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. |
id |
RCAP_1aa841813f3154651e1edcd4b134d6b0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1198 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O Fantoche em jardim-de-infância : um recurso à integração social da criança inibidaPré-escolarInibiçãoFantochesIntegração socialRelatório de Estágio apresentado ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.Os estudos mostram que a criança inibida apresenta dificuldades na interacção social com os outros (adultos e pares), evidenciando dificuldades em integrar-se, naturalmente, no grupo de colegas do jardim-de-infância. Este comportamento pode levar ao isolamento da criança. Consideramos que o recurso ao fantoche como estratégia promotora da interacção com os colegas e adultos, de relações sociais e expressão dos sentimentos e emoções da criança é uma mais-valia para que esta desenvolva competências sociais e relacionais. Consolidados na metodologia investigação-acção desenvolvemos e implementamos um conjunto de actividades com fantoches com o objectivo de integrar a criança inibida no grupo, incluindo-a neste. Para identificar as crianças inibidas, recorremos á aplicação do teste sociométrico e este permitiu analisar as escolhas do grupo relativamente aos colegas mais e menos escolhidos para as diversas situações do quotidiano do jardim-de-infância. Este processo permitiu também a identificação das crianças isoladas. As entrevistas feitas à Educadora e Auxiliar de Acção Educativa responsáveis pelo grupo, permitiu-nos identificar as crianças que estas consideram inibidas. Ao cruzarmos estes dados com os do teste sociométrico foi possível identificar um grupo de sete crianças inibidas. A implementação das actividades permitiu verificar que o objecto de integração das crianças inibidas no grupo foi alcançado. As crianças foram, progressivamente, evidenciando comportamentos de menor inibição, mais contactos sociais e menos receosos na interacção com os outros.Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoBailote, Cátia Alexandra Lopes da Cruz2012-03-09T14:54:01Z2011-072011-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/1198porBAILOTE, Cátia Alexandra Lopes da Cruz (2011) - O fantoche em jardim-de-infância : um recurso à integração social da criança inibida. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 268 f. Dissertação de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:38:26Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1198Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:32:42.157950Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Fantoche em jardim-de-infância : um recurso à integração social da criança inibida |
title |
O Fantoche em jardim-de-infância : um recurso à integração social da criança inibida |
spellingShingle |
O Fantoche em jardim-de-infância : um recurso à integração social da criança inibida Bailote, Cátia Alexandra Lopes da Cruz Pré-escolar Inibição Fantoches Integração social |
title_short |
O Fantoche em jardim-de-infância : um recurso à integração social da criança inibida |
title_full |
O Fantoche em jardim-de-infância : um recurso à integração social da criança inibida |
title_fullStr |
O Fantoche em jardim-de-infância : um recurso à integração social da criança inibida |
title_full_unstemmed |
O Fantoche em jardim-de-infância : um recurso à integração social da criança inibida |
title_sort |
O Fantoche em jardim-de-infância : um recurso à integração social da criança inibida |
author |
Bailote, Cátia Alexandra Lopes da Cruz |
author_facet |
Bailote, Cátia Alexandra Lopes da Cruz |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bailote, Cátia Alexandra Lopes da Cruz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pré-escolar Inibição Fantoches Integração social |
topic |
Pré-escolar Inibição Fantoches Integração social |
description |
Relatório de Estágio apresentado ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-07 2011-07-01T00:00:00Z 2012-03-09T14:54:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/1198 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/1198 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
BAILOTE, Cátia Alexandra Lopes da Cruz (2011) - O fantoche em jardim-de-infância : um recurso à integração social da criança inibida. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 268 f. Dissertação de Mestrado. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130784846577664 |