How does product market structure influence financial structure and bankruptcy risk?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Magali Pedro
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/12087
Resumo: The decision-making process is crucial to the success or failure of an organization. We can analyze financial decisions (particularly decisions regarding capital structure) and/or operational decisions (quantities and prices to be charged). These decisions are influenced by the dynamic economic and competitive environment in which firms live. The dissertation aims, using a game theoretical framework, to examine how market structure influences financial and product market decisions and consequently the bankruptcy risk .It analyzes the impact of changes at the level of demand uncertainty, in the degree of product differentiation and the asymmetry in marginal production costs on the risk of bankruptcy. The analysis is performed assuming a duopoly market where there is uncertainty in demand and where firms compete in quantities; ### Resumo: O processo de tomada de decisão é crucial para o sucesso ou insucesso de uma organização. Pode-se falar em decisões financeiras (particularmente decisões quanto à estrutura de capital) e/ou em decisões operacionais (quantidades e preços ótimos a praticar). Estas decisões são influenciadas pelo contexto económico e concorrencial dinâmico em que as empresas vivem. Esta dissertação pretende, utilizando o enquadramento da teoria dos jogos, analisar como é que a estrutura de mercado influencia as decisões financeiras e do mercado do produto e consequentemente o risco de falência. É analisado o impacto de mudanças no nível de incerteza na procura, no grau de diferenciação do produto e na assimetria nos custos de produção sobre o risco de falência. A análise será feita assumindo um mercado duopólio onde existe incerteza na procura e onde as empresas competem em quantidades.
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