Relatório de estágio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/18811 |
Resumo: | O presente estágio curricular realizado em consonância com as exigências do Mestrado de Psicologia da Educação, decorreu num contexto educacional, nomeadamente, no Agrupamento de Escolas de Maximinos (AE Maximinos). O estágio teve inicio no dia 25 de setembro de 2013 e terminou no dia 25 de julho de 2014. Neste período, a estagiária cumpriu um total de 440. Esta experiência teve como finalidade dotar o estagiário de competências, quer ao nível da prática da psicologia, aprofundando conhecimentos e novas aprendizagens, quer ao nível social e humano inerente a esta profissão, que lhe permitiram responder adequadamente a situações-problema que possam surgir em contexto educacional. Neste sentido, o período de estágio foi constituído por diversas atividades de observação, bem como, atividades de intervenção individualizada e em grupo. As atividades que a estagiária teve oportunidade de desenvolver estavam associadas a necessidades apresentadas pela instituição que careciam de resposta. Deste modo, das atividades desenvolvidos em grupo destacou-se o programa “Caminhar a par e de mãos dadas”, devido ao seu teor social e por ter sido construído na integra pela estagiária, e o programas de Orientação Vocacional para 9º ano, devido á sua relevância social e profissional, bem como, à importância atribuída a este programa de desenvolvimento por parte do AE Maximinos. Além das atividades em grupo foram também acompanhados três alunos, dos quais se destacou o caso da Marta Ferreira. Assim, acredita-se que a realização deste estágio permitiu a aquisição de conhecimentos e competências fundamentais para a prática futura desta profissão: Psicólogo da Educação. |
id |
RCAP_1ac0ef640953265ec6c8874b5cff93e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/18811 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágioEstágio curricularAquisição de competênciasOrientação multidisciplinarCurricular internshipAcquisition of competenciesMultidisciplinary orientationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente estágio curricular realizado em consonância com as exigências do Mestrado de Psicologia da Educação, decorreu num contexto educacional, nomeadamente, no Agrupamento de Escolas de Maximinos (AE Maximinos). O estágio teve inicio no dia 25 de setembro de 2013 e terminou no dia 25 de julho de 2014. Neste período, a estagiária cumpriu um total de 440. Esta experiência teve como finalidade dotar o estagiário de competências, quer ao nível da prática da psicologia, aprofundando conhecimentos e novas aprendizagens, quer ao nível social e humano inerente a esta profissão, que lhe permitiram responder adequadamente a situações-problema que possam surgir em contexto educacional. Neste sentido, o período de estágio foi constituído por diversas atividades de observação, bem como, atividades de intervenção individualizada e em grupo. As atividades que a estagiária teve oportunidade de desenvolver estavam associadas a necessidades apresentadas pela instituição que careciam de resposta. Deste modo, das atividades desenvolvidos em grupo destacou-se o programa “Caminhar a par e de mãos dadas”, devido ao seu teor social e por ter sido construído na integra pela estagiária, e o programas de Orientação Vocacional para 9º ano, devido á sua relevância social e profissional, bem como, à importância atribuída a este programa de desenvolvimento por parte do AE Maximinos. Além das atividades em grupo foram também acompanhados três alunos, dos quais se destacou o caso da Marta Ferreira. Assim, acredita-se que a realização deste estágio permitiu a aquisição de conhecimentos e competências fundamentais para a prática futura desta profissão: Psicólogo da Educação.This curricular internship carried out in line with the requirements of Educational Psychology Master, took place an educational context, particularly in Maximinos Group of Schools (AE Maximinos). The internship began on September 25 of 2013 and ended on 25 July of 2014. In this period, the trainee completed a total of 440. This experiment aimed to provide the trainee skills, both in terms of psychology practice, deepening knowledge and new learning, both in social and human level inherent in this profession, which enabled it to respond appropriately to problem situations that may arise in context educational. In this sense, the internship period was made up of several observation activities, as well as individualized intervention and group activities. The activities that the trainee had the opportunity to develop were linked to the needs presented by the institution that needed an answer. From the activities developed in group the program "Walking in pair hand in hand", stood out because of its social content and because it was built in full by the trainee and the Vocational Guidance programs for 9th year, due to their social and professional relevance, as well as the importance attributed to this development program by the AE Maximinos. In addition to the group activities were also accompanied three students, from these Marta Ferreira’s case was highlighted. Thus, it is believed that the completion of this stage allowed the acquisition of knowledge and fundamental skills to the practice of this profession in the future: Educational Psychologist.Azevedo, Ângela Maria Pereira e SáVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaFerreira, Rita Isabel da Silva2015-12-14T10:26:54Z2015-05-2720152015-05-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/18811TID:201668424porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-12T01:37:04Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/18811Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:15:41.244837Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio |
title |
Relatório de estágio |
spellingShingle |
Relatório de estágio Ferreira, Rita Isabel da Silva Estágio curricular Aquisição de competências Orientação multidisciplinar Curricular internship Acquisition of competencies Multidisciplinary orientation Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de estágio |
title_full |
Relatório de estágio |
title_fullStr |
Relatório de estágio |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio |
title_sort |
Relatório de estágio |
author |
Ferreira, Rita Isabel da Silva |
author_facet |
Ferreira, Rita Isabel da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Azevedo, Ângela Maria Pereira e Sá Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Rita Isabel da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio curricular Aquisição de competências Orientação multidisciplinar Curricular internship Acquisition of competencies Multidisciplinary orientation Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Estágio curricular Aquisição de competências Orientação multidisciplinar Curricular internship Acquisition of competencies Multidisciplinary orientation Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente estágio curricular realizado em consonância com as exigências do Mestrado de Psicologia da Educação, decorreu num contexto educacional, nomeadamente, no Agrupamento de Escolas de Maximinos (AE Maximinos). O estágio teve inicio no dia 25 de setembro de 2013 e terminou no dia 25 de julho de 2014. Neste período, a estagiária cumpriu um total de 440. Esta experiência teve como finalidade dotar o estagiário de competências, quer ao nível da prática da psicologia, aprofundando conhecimentos e novas aprendizagens, quer ao nível social e humano inerente a esta profissão, que lhe permitiram responder adequadamente a situações-problema que possam surgir em contexto educacional. Neste sentido, o período de estágio foi constituído por diversas atividades de observação, bem como, atividades de intervenção individualizada e em grupo. As atividades que a estagiária teve oportunidade de desenvolver estavam associadas a necessidades apresentadas pela instituição que careciam de resposta. Deste modo, das atividades desenvolvidos em grupo destacou-se o programa “Caminhar a par e de mãos dadas”, devido ao seu teor social e por ter sido construído na integra pela estagiária, e o programas de Orientação Vocacional para 9º ano, devido á sua relevância social e profissional, bem como, à importância atribuída a este programa de desenvolvimento por parte do AE Maximinos. Além das atividades em grupo foram também acompanhados três alunos, dos quais se destacou o caso da Marta Ferreira. Assim, acredita-se que a realização deste estágio permitiu a aquisição de conhecimentos e competências fundamentais para a prática futura desta profissão: Psicólogo da Educação. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-14T10:26:54Z 2015-05-27 2015 2015-05-27T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/18811 TID:201668424 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/18811 |
identifier_str_mv |
TID:201668424 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131837756342272 |