Promoção da autorregulação do desenvolvimento em crianças do pré-escolar : programa de intervenção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/29492 |
Resumo: | O presente Relatório, procura traduzir a experiência adquirida em Estágio Curricular do Mestrado de Psicologia da Educação, no ano letivo de 2018/2019, da Universidade Católica Portuguesa de Braga. Realizou-se em consonância com as exigências do Mestrado de Psicologia da Educação e decorreu na Misericórdia da Póvoa de Lanhoso, nas valências da Infância e dos Séniores, perfazendo a duração de 567 horas. Assim, o período de estágio foi constituído por diversas atividades de observação, bem como, atividades de intervenção individualizada e em grupo. As atividades que a estagiária teve oportunidade de desenvolver relacionam-se com necessidades apresentadas pela instituição que careciam de resposta. A experiência de estágio visa capacitar o aluno quer de competências referentes à prática da psicologia, quer de competências sociais necessárias à profissão e que possibilitem respostas adequadas a eventuais situações especificas dos contextos em questão. Neste sentido, acredita-se que a realização deste estágio permitiu a aquisição de conhecimentos e competências fundamentais para a prática futura desta profissão: Psicólogo da Educação. |
id |
RCAP_6535622e42c2335b5aed2ebd985e5119 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/29492 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Promoção da autorregulação do desenvolvimento em crianças do pré-escolar : programa de intervençãoEstágio curricularAquisição de competênciasPré-escolarSénioresCurricular stageAcquisition of skillsPreschoolSeniorsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente Relatório, procura traduzir a experiência adquirida em Estágio Curricular do Mestrado de Psicologia da Educação, no ano letivo de 2018/2019, da Universidade Católica Portuguesa de Braga. Realizou-se em consonância com as exigências do Mestrado de Psicologia da Educação e decorreu na Misericórdia da Póvoa de Lanhoso, nas valências da Infância e dos Séniores, perfazendo a duração de 567 horas. Assim, o período de estágio foi constituído por diversas atividades de observação, bem como, atividades de intervenção individualizada e em grupo. As atividades que a estagiária teve oportunidade de desenvolver relacionam-se com necessidades apresentadas pela instituição que careciam de resposta. A experiência de estágio visa capacitar o aluno quer de competências referentes à prática da psicologia, quer de competências sociais necessárias à profissão e que possibilitem respostas adequadas a eventuais situações especificas dos contextos em questão. Neste sentido, acredita-se que a realização deste estágio permitiu a aquisição de conhecimentos e competências fundamentais para a prática futura desta profissão: Psicólogo da Educação.This report will seek to translate the experience gained in the Curricular Internship of the Master of Psychology of Education, in the academic year 2018/2019, of the Portuguese Catholic University of Braga. It was held in accordance with the requirements of the Master of Psychology of Education and took place in the Mercy of Póvoa de Lanhoso, in the valences of Childhood and Seniors, totaling 567 hours. Thus, the internship period consisted of several observation activities, as well as individualized and group intervention activities. The activities that the intern had the opportunity to develop are related to needs presented by the institution that needed to be answered. The internship experience aims to enable the student to have skills related to the practice of psychology, as well as social skills necessary for the profession and enabling adequate responses to any specific situations of the contexts in question. In this sense, it is believed that the accomplishment of this internship allowed the acquisition of knowledge and fundamental competences for the future practice of this profession: Educational Psychologist.Azevedo, Ângela Maria Pereira e SáVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSousa, Inês Sofia Freitas de2020-02-10T11:01:33Z2020-02-0320192020-02-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/29492TID:202412660porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:35:02Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/29492Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:23:41.075453Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Promoção da autorregulação do desenvolvimento em crianças do pré-escolar : programa de intervenção |
title |
Promoção da autorregulação do desenvolvimento em crianças do pré-escolar : programa de intervenção |
spellingShingle |
Promoção da autorregulação do desenvolvimento em crianças do pré-escolar : programa de intervenção Sousa, Inês Sofia Freitas de Estágio curricular Aquisição de competências Pré-escolar Séniores Curricular stage Acquisition of skills Preschool Seniors Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Promoção da autorregulação do desenvolvimento em crianças do pré-escolar : programa de intervenção |
title_full |
Promoção da autorregulação do desenvolvimento em crianças do pré-escolar : programa de intervenção |
title_fullStr |
Promoção da autorregulação do desenvolvimento em crianças do pré-escolar : programa de intervenção |
title_full_unstemmed |
Promoção da autorregulação do desenvolvimento em crianças do pré-escolar : programa de intervenção |
title_sort |
Promoção da autorregulação do desenvolvimento em crianças do pré-escolar : programa de intervenção |
author |
Sousa, Inês Sofia Freitas de |
author_facet |
Sousa, Inês Sofia Freitas de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Azevedo, Ângela Maria Pereira e Sá Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Inês Sofia Freitas de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio curricular Aquisição de competências Pré-escolar Séniores Curricular stage Acquisition of skills Preschool Seniors Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Estágio curricular Aquisição de competências Pré-escolar Séniores Curricular stage Acquisition of skills Preschool Seniors Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente Relatório, procura traduzir a experiência adquirida em Estágio Curricular do Mestrado de Psicologia da Educação, no ano letivo de 2018/2019, da Universidade Católica Portuguesa de Braga. Realizou-se em consonância com as exigências do Mestrado de Psicologia da Educação e decorreu na Misericórdia da Póvoa de Lanhoso, nas valências da Infância e dos Séniores, perfazendo a duração de 567 horas. Assim, o período de estágio foi constituído por diversas atividades de observação, bem como, atividades de intervenção individualizada e em grupo. As atividades que a estagiária teve oportunidade de desenvolver relacionam-se com necessidades apresentadas pela instituição que careciam de resposta. A experiência de estágio visa capacitar o aluno quer de competências referentes à prática da psicologia, quer de competências sociais necessárias à profissão e que possibilitem respostas adequadas a eventuais situações especificas dos contextos em questão. Neste sentido, acredita-se que a realização deste estágio permitiu a aquisição de conhecimentos e competências fundamentais para a prática futura desta profissão: Psicólogo da Educação. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2020-02-10T11:01:33Z 2020-02-03 2020-02-03T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/29492 TID:202412660 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/29492 |
identifier_str_mv |
TID:202412660 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131945849847808 |