A Responsabilidade Social Empresarial (RSE) como vantagem competitiva na Gestamp Cerveira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Parente, Sílvia da Conceição Esteves
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1355
Resumo: A dissertação apresentada tem como objetivo analisar, segundo o ponto de vista interno da empresa, de que forma a Responsabilidade Social Empresarial (RSE) é uma vantagem competitiva. O estudo incidiu sobre a Gestamp Cerveira, uma empresa pertencente ao setor automóvel, que neste caso é uma fornecedora de componentes metálicos para as marcas de automóveis. Tendo por base que a RSE tem um efeito positivo na competitividade das empresas, e dado que a unidade em estudo já conta com algumas medidas socialmente responsáveis, analisou-se, segundo a perspetiva de uma amostra de colaboradores com cargos técnicos, de chefia intermédia e de direção, se a RSE pode ser vantajosa para a empresa, na medida em que aumenta a sua competitividade, beneficia a sua imagem e reputação, motiva os seus colaboradores e leva à captação de talentos para a empresa. Da mesma forma, analisou-se se o Gestor de Recursos Humanos é quem tem o papel mais importante na implementação da RSE na empresa. As análises realizadas (descritiva e de frequências), permitiram concluir que a RSE é uma vantagem competitiva para a empresa, não porque incrementa o lucro, porque não acrescenta valor ao produto, mas porque leva à promoção (interna) da criatividade, da inovação e capta a atenção dos atuais clientes. No que concerne à imagem e reputação, a RSE é um fator potenciador de ambas, tal como contribui amplamente para a motivação dos colaboradores, fazendo com que o know-how destes se “fidelize” à empresa. Na Gestamp Cerveira, não é o Gestor de Recursos Humanos quem tem o papel mais importante na implementação da RSE, mas sim o Gerente da empresa.
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Tendo por base que a RSE tem um efeito positivo na competitividade das empresas, e dado que a unidade em estudo já conta com algumas medidas socialmente responsáveis, analisou-se, segundo a perspetiva de uma amostra de colaboradores com cargos técnicos, de chefia intermédia e de direção, se a RSE pode ser vantajosa para a empresa, na medida em que aumenta a sua competitividade, beneficia a sua imagem e reputação, motiva os seus colaboradores e leva à captação de talentos para a empresa. Da mesma forma, analisou-se se o Gestor de Recursos Humanos é quem tem o papel mais importante na implementação da RSE na empresa. As análises realizadas (descritiva e de frequências), permitiram concluir que a RSE é uma vantagem competitiva para a empresa, não porque incrementa o lucro, porque não acrescenta valor ao produto, mas porque leva à promoção (interna) da criatividade, da inovação e capta a atenção dos atuais clientes. No que concerne à imagem e reputação, a RSE é um fator potenciador de ambas, tal como contribui amplamente para a motivação dos colaboradores, fazendo com que o know-how destes se “fidelize” à empresa. Na Gestamp Cerveira, não é o Gestor de Recursos Humanos quem tem o papel mais importante na implementação da RSE, mas sim o Gerente da empresa.The thesis hereby presented aims to analyse how can the Corporate Social Responsibility become a competitive advantage, from the company’s internal point of view. The research occurred in Gestamp Cerveira, an automotive industry company, which supplies metal components to car brands. Based on the fact that CSR has a positive effect on company’s competitiveness, and considering that the study unit already relies on some socially responsible measures, it was analysed from the perspective of a sample of technicians and management workers, if CSR can be profitable for the company, when it comes to the company’s competitiveness, image and reputation benefits, worker motivation and new talents capture. This way, it was also analysed if the Human Resources Managers is the most important role when implementing CSR in the company. The analysis performed (descriptive and frequency) allowed us to conclude that CSR is a competitive advantage for the company, not because it increases profit, as it doesn’t add any value to the product, but because it promotes creativity and innovation internally, and captures the attention of current customers. Regarding image and reputation, CSR is a factor that can boost both, as well as it contributes greatly for workers’ motivation, making their know-how “loyal” to the company. At Gestamp Cerveira, it’s the HR manager role is not the most important. This place belongs to the plant manager.La disertación presentada tiene como objetivo analizar según el punto de vista interno de la empresa, de que forma la Responsabilidad Social Corporativa (RSC) es una ventaja competitiva. El estudio se ha hecho sobre Gestamp Cerveira, una empresa del setor automóvil, proveedora de componentes metálicos para las marcas de automóviles. Teniendo por base, que la RSC, tiene un efecto positivo en la competitividad de las empresas, y una vez que la unidad en estudio ya tiene implantada algunas medidas socialmente responsables, se ha analizado según la perspectiva de una muestra de colaboradores con cargos técnicos, de mando intermedio y de dirección, si la RSC puede ser ventajosa para la empresa, en la medida que amplía su competitivad, trayendo beneficios para su imagen, reputación, motivando a sus colaboradores y facilitando la captura de talentos para la empresa. De la misma forma, se ha analizado, si el Gestor de Recursos Humanos es quién tiene el papel más importante en la implantación de la RSC en la empresa. El análisis llevado a cabo (descriptiva y de frecuencia), permitió concluir que la RSC es una ventaja competitiva para la empresa, no incrementa el lucro de la misma, ni del producto, pero si la promoción (interna) de la creatividad, innovación y capta la atención de los clientes actuales. Cuanto a la imagen y reputación, la RSC es un factor potenciador de ambas, tal como contribución constante para la motivación de los colaboradores, haciendo con que el know-how de estos “se fidelice” a la empresa. En Gestamp Cerveira, no es el Gestor de Recursos Humanos, que tiene el papel más importante en la implantación de la RSC, pero el Gerente de la empresa.2015-11-05T09:51:14Z2015-04-13T00:00:00Z2015-04-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1355TID:201126915porParente, Sílvia da Conceição Estevesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:37:05Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1355Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:38.272953Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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