As lojas dos museus e o seu papel na valorização e divulgação das instituições museológicas da Região Autónoma da Madeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/694 |
Resumo: | Ao longo da sua existência as instituições museológicas foram evoluindo em termos estruturais e culturais e repensando as suas políticas, adaptando-as aos novos tempos. O Museu é agora encarado como um espaço activo, dinâmico e atractivo onde as colecções já não são o único objectivo e a pessoa assume um papel central. Procurando sintonizar-se com as necessidades e exigências das comunidades que pretendem servir, os museus começaram a utilizar o marketing como forma de proporcionar aos seus visitantes um conjunto de benefícios capazes de satisfazer ou melhorar a sua experiência de visita. Efectivamente o sucesso dos museus depende hoje do tipo de produto oferecido ao cliente, dos serviços, da acessibilidade, da comunicação e do entretenimento, além do carácter educativo, tornando-se por isso necessário oferecer um leque mais alargado de serviços, para ir ao encontro de um mercado cada vez mais exigente. A combinação da actividade principal do museu com a oferta de serviços complementares, como as lojas, desempenha um papel fulcral na obtenção de visitas satisfatórias. As lojas de museu são actualmente consideradas como uma política incontornável de valorização e divulgação dos museus, constituindo igualmente uma fonte de financiamento com crescente importância. O propósito deste trabalho, visa o estudo das lojas dos museus da Região Autónoma da Madeira, perceber a sua importância na divulgação dos museus e do património regional e propor melhorias ao seu funcionamento, para que as lojas dos museus locais vejam desenvolvidas todas as suas potencialidades em termos de comunicação e maximização de receitas. |
id |
RCAP_1acd772d7f6c9964a0a43debc70efbc9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/694 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As lojas dos museus e o seu papel na valorização e divulgação das instituições museológicas da Região Autónoma da MadeiraMuseuMarketing culturalLojas de museuValorização do patrimónioDivulgação culturalDesenvolvimentoMadeira (Portugal)Gestão Cultural.Centro de Artes e HumanidadesAo longo da sua existência as instituições museológicas foram evoluindo em termos estruturais e culturais e repensando as suas políticas, adaptando-as aos novos tempos. O Museu é agora encarado como um espaço activo, dinâmico e atractivo onde as colecções já não são o único objectivo e a pessoa assume um papel central. Procurando sintonizar-se com as necessidades e exigências das comunidades que pretendem servir, os museus começaram a utilizar o marketing como forma de proporcionar aos seus visitantes um conjunto de benefícios capazes de satisfazer ou melhorar a sua experiência de visita. Efectivamente o sucesso dos museus depende hoje do tipo de produto oferecido ao cliente, dos serviços, da acessibilidade, da comunicação e do entretenimento, além do carácter educativo, tornando-se por isso necessário oferecer um leque mais alargado de serviços, para ir ao encontro de um mercado cada vez mais exigente. A combinação da actividade principal do museu com a oferta de serviços complementares, como as lojas, desempenha um papel fulcral na obtenção de visitas satisfatórias. As lojas de museu são actualmente consideradas como uma política incontornável de valorização e divulgação dos museus, constituindo igualmente uma fonte de financiamento com crescente importância. O propósito deste trabalho, visa o estudo das lojas dos museus da Região Autónoma da Madeira, perceber a sua importância na divulgação dos museus e do património regional e propor melhorias ao seu funcionamento, para que as lojas dos museus locais vejam desenvolvidas todas as suas potencialidades em termos de comunicação e maximização de receitas.Pestana, Maria Isabel Câmara Santa Clara GomesSilva, Álvaro Fernando Duarte de Sousa eDigitUMaSilva, Luísa Manuela Sousa da2015-02-03T12:08:29Z2015-02-032012-09-01T00:00:00Z2012-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/694201165414porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:24Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/694Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:03:23.895280Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As lojas dos museus e o seu papel na valorização e divulgação das instituições museológicas da Região Autónoma da Madeira |
title |
As lojas dos museus e o seu papel na valorização e divulgação das instituições museológicas da Região Autónoma da Madeira |
spellingShingle |
As lojas dos museus e o seu papel na valorização e divulgação das instituições museológicas da Região Autónoma da Madeira Silva, Luísa Manuela Sousa da Museu Marketing cultural Lojas de museu Valorização do património Divulgação cultural Desenvolvimento Madeira (Portugal) Gestão Cultural . Centro de Artes e Humanidades |
title_short |
As lojas dos museus e o seu papel na valorização e divulgação das instituições museológicas da Região Autónoma da Madeira |
title_full |
As lojas dos museus e o seu papel na valorização e divulgação das instituições museológicas da Região Autónoma da Madeira |
title_fullStr |
As lojas dos museus e o seu papel na valorização e divulgação das instituições museológicas da Região Autónoma da Madeira |
title_full_unstemmed |
As lojas dos museus e o seu papel na valorização e divulgação das instituições museológicas da Região Autónoma da Madeira |
title_sort |
As lojas dos museus e o seu papel na valorização e divulgação das instituições museológicas da Região Autónoma da Madeira |
author |
Silva, Luísa Manuela Sousa da |
author_facet |
Silva, Luísa Manuela Sousa da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pestana, Maria Isabel Câmara Santa Clara Gomes Silva, Álvaro Fernando Duarte de Sousa e DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Luísa Manuela Sousa da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Museu Marketing cultural Lojas de museu Valorização do património Divulgação cultural Desenvolvimento Madeira (Portugal) Gestão Cultural . Centro de Artes e Humanidades |
topic |
Museu Marketing cultural Lojas de museu Valorização do património Divulgação cultural Desenvolvimento Madeira (Portugal) Gestão Cultural . Centro de Artes e Humanidades |
description |
Ao longo da sua existência as instituições museológicas foram evoluindo em termos estruturais e culturais e repensando as suas políticas, adaptando-as aos novos tempos. O Museu é agora encarado como um espaço activo, dinâmico e atractivo onde as colecções já não são o único objectivo e a pessoa assume um papel central. Procurando sintonizar-se com as necessidades e exigências das comunidades que pretendem servir, os museus começaram a utilizar o marketing como forma de proporcionar aos seus visitantes um conjunto de benefícios capazes de satisfazer ou melhorar a sua experiência de visita. Efectivamente o sucesso dos museus depende hoje do tipo de produto oferecido ao cliente, dos serviços, da acessibilidade, da comunicação e do entretenimento, além do carácter educativo, tornando-se por isso necessário oferecer um leque mais alargado de serviços, para ir ao encontro de um mercado cada vez mais exigente. A combinação da actividade principal do museu com a oferta de serviços complementares, como as lojas, desempenha um papel fulcral na obtenção de visitas satisfatórias. As lojas de museu são actualmente consideradas como uma política incontornável de valorização e divulgação dos museus, constituindo igualmente uma fonte de financiamento com crescente importância. O propósito deste trabalho, visa o estudo das lojas dos museus da Região Autónoma da Madeira, perceber a sua importância na divulgação dos museus e do património regional e propor melhorias ao seu funcionamento, para que as lojas dos museus locais vejam desenvolvidas todas as suas potencialidades em termos de comunicação e maximização de receitas. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-09-01T00:00:00Z 2012-09-01T00:00:00Z 2015-02-03T12:08:29Z 2015-02-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/694 201165414 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/694 |
identifier_str_mv |
201165414 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129903819390976 |