As lojas dos museus e o seu papel na valorização e divulgação das instituições museológicas da Região Autónoma da Madeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Luísa Manuela Sousa da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/694
Resumo: Ao longo da sua existência as instituições museológicas foram evoluindo em termos estruturais e culturais e repensando as suas políticas, adaptando-as aos novos tempos. O Museu é agora encarado como um espaço activo, dinâmico e atractivo onde as colecções já não são o único objectivo e a pessoa assume um papel central. Procurando sintonizar-se com as necessidades e exigências das comunidades que pretendem servir, os museus começaram a utilizar o marketing como forma de proporcionar aos seus visitantes um conjunto de benefícios capazes de satisfazer ou melhorar a sua experiência de visita. Efectivamente o sucesso dos museus depende hoje do tipo de produto oferecido ao cliente, dos serviços, da acessibilidade, da comunicação e do entretenimento, além do carácter educativo, tornando-se por isso necessário oferecer um leque mais alargado de serviços, para ir ao encontro de um mercado cada vez mais exigente. A combinação da actividade principal do museu com a oferta de serviços complementares, como as lojas, desempenha um papel fulcral na obtenção de visitas satisfatórias. As lojas de museu são actualmente consideradas como uma política incontornável de valorização e divulgação dos museus, constituindo igualmente uma fonte de financiamento com crescente importância. O propósito deste trabalho, visa o estudo das lojas dos museus da Região Autónoma da Madeira, perceber a sua importância na divulgação dos museus e do património regional e propor melhorias ao seu funcionamento, para que as lojas dos museus locais vejam desenvolvidas todas as suas potencialidades em termos de comunicação e maximização de receitas.
id RCAP_1acd772d7f6c9964a0a43debc70efbc9
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/694
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As lojas dos museus e o seu papel na valorização e divulgação das instituições museológicas da Região Autónoma da MadeiraMuseuMarketing culturalLojas de museuValorização do patrimónioDivulgação culturalDesenvolvimentoMadeira (Portugal)Gestão Cultural.Centro de Artes e HumanidadesAo longo da sua existência as instituições museológicas foram evoluindo em termos estruturais e culturais e repensando as suas políticas, adaptando-as aos novos tempos. O Museu é agora encarado como um espaço activo, dinâmico e atractivo onde as colecções já não são o único objectivo e a pessoa assume um papel central. Procurando sintonizar-se com as necessidades e exigências das comunidades que pretendem servir, os museus começaram a utilizar o marketing como forma de proporcionar aos seus visitantes um conjunto de benefícios capazes de satisfazer ou melhorar a sua experiência de visita. Efectivamente o sucesso dos museus depende hoje do tipo de produto oferecido ao cliente, dos serviços, da acessibilidade, da comunicação e do entretenimento, além do carácter educativo, tornando-se por isso necessário oferecer um leque mais alargado de serviços, para ir ao encontro de um mercado cada vez mais exigente. A combinação da actividade principal do museu com a oferta de serviços complementares, como as lojas, desempenha um papel fulcral na obtenção de visitas satisfatórias. As lojas de museu são actualmente consideradas como uma política incontornável de valorização e divulgação dos museus, constituindo igualmente uma fonte de financiamento com crescente importância. O propósito deste trabalho, visa o estudo das lojas dos museus da Região Autónoma da Madeira, perceber a sua importância na divulgação dos museus e do património regional e propor melhorias ao seu funcionamento, para que as lojas dos museus locais vejam desenvolvidas todas as suas potencialidades em termos de comunicação e maximização de receitas.Pestana, Maria Isabel Câmara Santa Clara GomesSilva, Álvaro Fernando Duarte de Sousa eDigitUMaSilva, Luísa Manuela Sousa da2015-02-03T12:08:29Z2015-02-032012-09-01T00:00:00Z2012-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/694201165414porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:24Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/694Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:03:23.895280Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As lojas dos museus e o seu papel na valorização e divulgação das instituições museológicas da Região Autónoma da Madeira
title As lojas dos museus e o seu papel na valorização e divulgação das instituições museológicas da Região Autónoma da Madeira
spellingShingle As lojas dos museus e o seu papel na valorização e divulgação das instituições museológicas da Região Autónoma da Madeira
Silva, Luísa Manuela Sousa da
Museu
Marketing cultural
Lojas de museu
Valorização do património
Divulgação cultural
Desenvolvimento
Madeira (Portugal)
Gestão Cultural
.
Centro de Artes e Humanidades
title_short As lojas dos museus e o seu papel na valorização e divulgação das instituições museológicas da Região Autónoma da Madeira
title_full As lojas dos museus e o seu papel na valorização e divulgação das instituições museológicas da Região Autónoma da Madeira
title_fullStr As lojas dos museus e o seu papel na valorização e divulgação das instituições museológicas da Região Autónoma da Madeira
title_full_unstemmed As lojas dos museus e o seu papel na valorização e divulgação das instituições museológicas da Região Autónoma da Madeira
title_sort As lojas dos museus e o seu papel na valorização e divulgação das instituições museológicas da Região Autónoma da Madeira
author Silva, Luísa Manuela Sousa da
author_facet Silva, Luísa Manuela Sousa da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pestana, Maria Isabel Câmara Santa Clara Gomes
Silva, Álvaro Fernando Duarte de Sousa e
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Luísa Manuela Sousa da
dc.subject.por.fl_str_mv Museu
Marketing cultural
Lojas de museu
Valorização do património
Divulgação cultural
Desenvolvimento
Madeira (Portugal)
Gestão Cultural
.
Centro de Artes e Humanidades
topic Museu
Marketing cultural
Lojas de museu
Valorização do património
Divulgação cultural
Desenvolvimento
Madeira (Portugal)
Gestão Cultural
.
Centro de Artes e Humanidades
description Ao longo da sua existência as instituições museológicas foram evoluindo em termos estruturais e culturais e repensando as suas políticas, adaptando-as aos novos tempos. O Museu é agora encarado como um espaço activo, dinâmico e atractivo onde as colecções já não são o único objectivo e a pessoa assume um papel central. Procurando sintonizar-se com as necessidades e exigências das comunidades que pretendem servir, os museus começaram a utilizar o marketing como forma de proporcionar aos seus visitantes um conjunto de benefícios capazes de satisfazer ou melhorar a sua experiência de visita. Efectivamente o sucesso dos museus depende hoje do tipo de produto oferecido ao cliente, dos serviços, da acessibilidade, da comunicação e do entretenimento, além do carácter educativo, tornando-se por isso necessário oferecer um leque mais alargado de serviços, para ir ao encontro de um mercado cada vez mais exigente. A combinação da actividade principal do museu com a oferta de serviços complementares, como as lojas, desempenha um papel fulcral na obtenção de visitas satisfatórias. As lojas de museu são actualmente consideradas como uma política incontornável de valorização e divulgação dos museus, constituindo igualmente uma fonte de financiamento com crescente importância. O propósito deste trabalho, visa o estudo das lojas dos museus da Região Autónoma da Madeira, perceber a sua importância na divulgação dos museus e do património regional e propor melhorias ao seu funcionamento, para que as lojas dos museus locais vejam desenvolvidas todas as suas potencialidades em termos de comunicação e maximização de receitas.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-01T00:00:00Z
2012-09-01T00:00:00Z
2015-02-03T12:08:29Z
2015-02-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/694
201165414
url http://hdl.handle.net/10400.13/694
identifier_str_mv 201165414
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129903819390976