O MUSEU COMO CONTEXTO DE EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA: UM PROJETO DE PROMOÇÃO DO ENVELHECIMENTO BEM SUCEDIDO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Maria Conceição
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Jesus, Carla Susana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/74213
Resumo: A intervenção aqui descrita resultou de um trabalho de investigação/intervenção desenvolvido com população idosa a frequentar uma oficina de educação de adultos, num museu, cuja finalidade se centrou na promoção do envelhecimento ativo através da animação sociocultural. Abrangeu um grupo de 37 participantes com idades compreendidas entre os 40 e os 90 anos. Recorrendo ao paradigma interpretativo-hermenêutico, foi desenvolvido um trabalho de investigação-ação participativa utilizando as técnicas de animação sociocultural, enquanto metodologias que fomentam a motivação e participação da população-alvo do projeto. Partindo dos interesses, necessidades e potencialidades dos participantes foram desenvolvidos 4 ateliers: Atividades Físicas; Desenvolvimento Interpessoal; (In)Formação e Expressão Artística onde foram dinamizados diversos tipos de atividades a nível físico, cognitivo, lúdico, social e afetivo, que permitiram desenvolver as capacidades funcionais do idoso (mobilidade, memória, criatividade, reflexão crítica); fomentar o convívio e as relações interpessoais. A intervenção teve resultados positivos dado que na avaliação final os participantes destacaram os benefícios do projeto, nomeadamente, aos níveis do bem-estar físico e psicológico, do relacionamento interpessoal e da aquisição de novas aprendizagens. Este projeto reiterou a importância da animação sociocultural como intervenção promotora de aprendizagens, do bem-estar e da qualidade de vida junto da população idosa.
id UFRGS-4_2e0fe2b79a6cdaa9761c5ada48d792cb
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/74213
network_acronym_str UFRGS-4
network_name_str Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
repository_id_str
spelling O MUSEU COMO CONTEXTO DE EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA: UM PROJETO DE PROMOÇÃO DO ENVELHECIMENTO BEM SUCEDIDOEnvelhecimento AtivoMuseuDivulgação Cultural.A intervenção aqui descrita resultou de um trabalho de investigação/intervenção desenvolvido com população idosa a frequentar uma oficina de educação de adultos, num museu, cuja finalidade se centrou na promoção do envelhecimento ativo através da animação sociocultural. Abrangeu um grupo de 37 participantes com idades compreendidas entre os 40 e os 90 anos. Recorrendo ao paradigma interpretativo-hermenêutico, foi desenvolvido um trabalho de investigação-ação participativa utilizando as técnicas de animação sociocultural, enquanto metodologias que fomentam a motivação e participação da população-alvo do projeto. Partindo dos interesses, necessidades e potencialidades dos participantes foram desenvolvidos 4 ateliers: Atividades Físicas; Desenvolvimento Interpessoal; (In)Formação e Expressão Artística onde foram dinamizados diversos tipos de atividades a nível físico, cognitivo, lúdico, social e afetivo, que permitiram desenvolver as capacidades funcionais do idoso (mobilidade, memória, criatividade, reflexão crítica); fomentar o convívio e as relações interpessoais. A intervenção teve resultados positivos dado que na avaliação final os participantes destacaram os benefícios do projeto, nomeadamente, aos níveis do bem-estar físico e psicológico, do relacionamento interpessoal e da aquisição de novas aprendizagens. Este projeto reiterou a importância da animação sociocultural como intervenção promotora de aprendizagens, do bem-estar e da qualidade de vida junto da população idosa.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2018-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresEducação; gedrontologiaapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/7421310.22456/2316-2171.74213Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 23 n. 1 (2018)2316-21711517-2473reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimentoinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/74213/51033Copyright (c) 2018 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAntunes, Maria ConceiçãoJesus, Carla Susana2021-01-06T17:57:06Zoai:seer.ufrgs.br:article/74213Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecerONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/oai3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com2316-21711517-2473opendoar:2021-01-06T17:57:06Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv O MUSEU COMO CONTEXTO DE EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA: UM PROJETO DE PROMOÇÃO DO ENVELHECIMENTO BEM SUCEDIDO
title O MUSEU COMO CONTEXTO DE EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA: UM PROJETO DE PROMOÇÃO DO ENVELHECIMENTO BEM SUCEDIDO
spellingShingle O MUSEU COMO CONTEXTO DE EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA: UM PROJETO DE PROMOÇÃO DO ENVELHECIMENTO BEM SUCEDIDO
Antunes, Maria Conceição
Envelhecimento Ativo
Museu
Divulgação Cultural.
title_short O MUSEU COMO CONTEXTO DE EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA: UM PROJETO DE PROMOÇÃO DO ENVELHECIMENTO BEM SUCEDIDO
title_full O MUSEU COMO CONTEXTO DE EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA: UM PROJETO DE PROMOÇÃO DO ENVELHECIMENTO BEM SUCEDIDO
title_fullStr O MUSEU COMO CONTEXTO DE EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA: UM PROJETO DE PROMOÇÃO DO ENVELHECIMENTO BEM SUCEDIDO
title_full_unstemmed O MUSEU COMO CONTEXTO DE EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA: UM PROJETO DE PROMOÇÃO DO ENVELHECIMENTO BEM SUCEDIDO
title_sort O MUSEU COMO CONTEXTO DE EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA: UM PROJETO DE PROMOÇÃO DO ENVELHECIMENTO BEM SUCEDIDO
author Antunes, Maria Conceição
author_facet Antunes, Maria Conceição
Jesus, Carla Susana
author_role author
author2 Jesus, Carla Susana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Maria Conceição
Jesus, Carla Susana
dc.subject.por.fl_str_mv Envelhecimento Ativo
Museu
Divulgação Cultural.
topic Envelhecimento Ativo
Museu
Divulgação Cultural.
description A intervenção aqui descrita resultou de um trabalho de investigação/intervenção desenvolvido com população idosa a frequentar uma oficina de educação de adultos, num museu, cuja finalidade se centrou na promoção do envelhecimento ativo através da animação sociocultural. Abrangeu um grupo de 37 participantes com idades compreendidas entre os 40 e os 90 anos. Recorrendo ao paradigma interpretativo-hermenêutico, foi desenvolvido um trabalho de investigação-ação participativa utilizando as técnicas de animação sociocultural, enquanto metodologias que fomentam a motivação e participação da população-alvo do projeto. Partindo dos interesses, necessidades e potencialidades dos participantes foram desenvolvidos 4 ateliers: Atividades Físicas; Desenvolvimento Interpessoal; (In)Formação e Expressão Artística onde foram dinamizados diversos tipos de atividades a nível físico, cognitivo, lúdico, social e afetivo, que permitiram desenvolver as capacidades funcionais do idoso (mobilidade, memória, criatividade, reflexão crítica); fomentar o convívio e as relações interpessoais. A intervenção teve resultados positivos dado que na avaliação final os participantes destacaram os benefícios do projeto, nomeadamente, aos níveis do bem-estar físico e psicológico, do relacionamento interpessoal e da aquisição de novas aprendizagens. Este projeto reiterou a importância da animação sociocultural como intervenção promotora de aprendizagens, do bem-estar e da qualidade de vida junto da população idosa.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Educação; gedrontologia
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/74213
10.22456/2316-2171.74213
url https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/74213
identifier_str_mv 10.22456/2316-2171.74213
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/74213/51033
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 23 n. 1 (2018)
2316-2171
1517-2473
reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
collection Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
repository.name.fl_str_mv Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv 3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com
_version_ 1799766094791049216