A importância da comunicação interna em teletrabalho: um estudo de perceções em agências de comunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Catarina Amarante
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/84407
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (especialização em Publicidade e Relações Públicas)
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spelling A importância da comunicação interna em teletrabalho: um estudo de perceções em agências de comunicaçãoAgências de comunicaçãoComunicaçãoComunicação internaCOVID-19TeletrabalhoCommunication agenciesCommunicationInternal communicationRemote workCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (especialização em Publicidade e Relações Públicas)O presente relatório decorre da realização de um estágio curricular numa agência de comunicação, a Amazing Ideas. Procura analisar os conhecimentos adquiridos através da experiência de trabalho e, além disso, propõe refletir criticamente sobre a importância da comunicação interna em contexto de teletrabalho, dentro das agências de comunicação. Devido à pandemia da Covid-19, o processo comunicativo nas organizações teve de ser reajustado de forma a garantir que o trabalho remoto fosse possível. Tais mudanças provocaram novos desafios e oportunidades para as empresas a nível da comunicação interna. Estas necessitaram de priorizar a comunicação entre os seus membros e de encontrar formas de comunicação mais eficazes para manter os níveis de produtividade e de satisfação dentro da organização, permitindo e facilitando a circulação de ideias e de diálogo, fundamental para a sobrevivência. Uma necessidade porventura ainda mais premente no caso das agências de comunicação. Deste modo, entende-se que a comunicação interna em contexto de teletrabalho é um tema atual, mas que se encontra pouco estudado. Assim, o presente relatório procura perceber se as agências de comunicação desenvolvem uma boa comunicação interna em contexto de teletrabalho. Para além disso, pretende-se mapear as principais potencialidades e desafios impostos pelo teletrabalho às agências de comunicação, discutir a eficácia das novas ferramentas digitais para a realização de um processo comunicativo completo, procurar novas soluções para melhorar a comunicação entre a empresa e o público interno, bem como explorar a possibilidade deste método de trabalho ser o futuro do panorama laboral. Neste relatório faz-se um enquadramento teórico do tema, tendo em consideração os autores que abordam as questões relevantes, e promove-se uma investigação a partir da observação, usando uma metodologia qualitativa, com base em entrevistas a agências de comunicação que experienciaram o teletrabalho. Como principais conclusões, compreende-se que houve um aumento da relevância da comunicação interna, nas agências de comunicação, quando o trabalho remoto foi implementado. Verifica-se que as agências de comunicação têm uma maior apreensão pela forma como devem comunicar com a sua equipa. Sentem dificuldades em manter a eficiência do processo comunicativo quando se dá um aumento do volume de trabalho e reconhece-se que, sendo os seres humanos seres sociais, a falta da dimensão presencial será o principal problema na adoção do teletrabalho.This report is the result of a curricular internship in a communication agency, Amazing Ideas. It seeks to analyze the knowledge acquired through work experience and, in addition, it proposes the critically reflect on the importance of internal communication in the context of remote work, within communication agencies. Due to the Covid-19 pandemic, the communication process in organizations had to be readjusted to ensure that remote work was possible. Such changes have created new challenges and opportunities for companies in terms of internal communication. They needed to prioritize communication between their members and find more effective forms of communication to maintain levels of productivity and satisfaction within the organization, allowing and facilitating the circulation of ideas and dialogue, fundamental for survival. A need that perhaps is even more pressing in the case of communication agencies. Therefore, it is understandable that internal communication in the context of remote work is a current topic but needs further study. Therefore, this report seeks to understand whether communication agencies develop good internal communication in the context of remote work. In addition, it is intended to map the main potentialities and challenges imposed by remote work to communication agencies, discuss the effectiveness of new digital tools for carrying out a complete communicative process, look for new solutions to improve communication between the company and the internal public, as well as exploring the possibility of this method of work being the future of the work landscape. Thisreport presents a theoretical framework of the topic, considering the authors who approach the relevant issues, and an investigation is promoted based on observation, using a qualitative methodology, based on interviews with communication agencies that have experienced remote work. As main conclusions, it is understandable that there was an increase in the relevance of internal communication, in communication agencies, when remote work was implemented. It appears that communication agencies have a greater apprehension about the way they should communicate with their team. They find it difficult to maintain the efficiency of the communicative process when there is an increase in the volume of work and it is recognized that, as human beings are social beings, the lack of the face-to-face dimension will be the main problem in the adoption of remote work.Duarte Melo, AnaUniversidade do MinhoAlves, Catarina Amarante2023-02-122023-02-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/84407por203262751info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:29:16Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/84407Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:24:14.312704Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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