Relatório de estágio realizado na Escola Básica Eugénio dos Santos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Edgar Alexandre Piazentim Ferreira da Mota e
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/18884
Resumo: Se qualquer ação no âmbito da formação de docentes fará parte de um conhecimento em construção (Onofre, 2003) e se todas as ações se realizaram para efeitos formativos, então todas as ações de estágio produziram conhecimento (seja tácito seja consciente). O relatório de estágio produzido procurou, enquanto dissecando, autorrelexivamente e sob supervisão, a própria experiência vivida, no culminar da sua formação, enumerar, descrever e analisar os restantes fatores que condicionam e influenciam positivamente o processo ensino-aprendizagem (PEA – Área 1), explanando as estratégias de sucesso. A implementação dos planos e a avaliação foram conseguidas, quer ao nível do sucesso dos alunos quer em matéria de avaliação dos próprios processos. Sobre a investigação-ação (IA – Área 2) pendem contributos relativos ao refinamento dos critérios de avaliação, pelo potencial das soluções apresentadas. O ensino do Desporto Escolar (DE – Área 3), apesar do manancial de conhecimentos teóricos e contextuais mais reduzido, possibilitou a consecução dos objetivos competitivos. A participação na escola e a ligação entre esta e a comunidade foram, pela atividade desenvolvida, obtidas eficazmente. O acompanhamento da Direção de Turma (DT – Área 4) teve relevantes repercussões, ao nível da gestão eficiente e eficaz de uma turma, especialmente nas vertentes logística e comportamental.
id RCAP_1ad2e824479ccb60d7c1aadd616f3356
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/18884
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio realizado na Escola Básica Eugénio dos SantosAvaliaçãoAutorreflexãoCurrículoDesporto escolarEducação FísicaEnsino BásicoEstágio pedagógicoInvestigação-açãoProcesso ensino-aprendizagemSupervisãoAction researchAssessmentCurriculumMiddle-schoolPedagogical iInternshipPhysical educationSchool sportsSelf-reflectionSupervisionTeaching-learning processDomínio/Área Científica::Ciências SociaisSe qualquer ação no âmbito da formação de docentes fará parte de um conhecimento em construção (Onofre, 2003) e se todas as ações se realizaram para efeitos formativos, então todas as ações de estágio produziram conhecimento (seja tácito seja consciente). O relatório de estágio produzido procurou, enquanto dissecando, autorrelexivamente e sob supervisão, a própria experiência vivida, no culminar da sua formação, enumerar, descrever e analisar os restantes fatores que condicionam e influenciam positivamente o processo ensino-aprendizagem (PEA – Área 1), explanando as estratégias de sucesso. A implementação dos planos e a avaliação foram conseguidas, quer ao nível do sucesso dos alunos quer em matéria de avaliação dos próprios processos. Sobre a investigação-ação (IA – Área 2) pendem contributos relativos ao refinamento dos critérios de avaliação, pelo potencial das soluções apresentadas. O ensino do Desporto Escolar (DE – Área 3), apesar do manancial de conhecimentos teóricos e contextuais mais reduzido, possibilitou a consecução dos objetivos competitivos. A participação na escola e a ligação entre esta e a comunidade foram, pela atividade desenvolvida, obtidas eficazmente. O acompanhamento da Direção de Turma (DT – Área 4) teve relevantes repercussões, ao nível da gestão eficiente e eficaz de uma turma, especialmente nas vertentes logística e comportamental.If any action in teachers training configures knowledge under construction (Onofre, 2003) and if all actions were carried out for formative purposes, then all internship actions produced tacit or conscious knowledge. The generated internship report tried to, by self-reflection and under supervision, dissecting one’s own experience, ending one’s formation, enumerate, describe and analyze the remaining multitude of factors that positively influence and regulate the teaching-learning process (TLP - Area 1), while dissecting its strategies. The implementation of those plans and their resulting evaluation were achieved, both by student success and by the evaluation of the processes themselves. Regarding the action research (AR – Area 2), there are contributions to the refinement level of the evaluation criteria, due to the potential of the presented solutions. Teaching in the context of School Sports (SS - Area 3), despite the scarcer theoretical and contextual knowledge, was successfully achieved. The participation in school and the connection between the school and the community were effectively obtained reflected by the developed internal activity. The accompaniment of Form Tutor’s role (FT - Area 4) resulted in significant effects, in terms of efficient and effective management of a class, especially within the logistic and behavioral aspects.Ferro, Nuno Alberto SerucaRepositório da Universidade de LisboaSousa, Edgar Alexandre Piazentim Ferreira da Mota e2019-11-28T08:54:33Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/18884TID:202303365porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:48:26Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/18884Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:03:51.879305Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio realizado na Escola Básica Eugénio dos Santos
title Relatório de estágio realizado na Escola Básica Eugénio dos Santos
spellingShingle Relatório de estágio realizado na Escola Básica Eugénio dos Santos
Sousa, Edgar Alexandre Piazentim Ferreira da Mota e
Avaliação
Autorreflexão
Currículo
Desporto escolar
Educação Física
Ensino Básico
Estágio pedagógico
Investigação-ação
Processo ensino-aprendizagem
Supervisão
Action research
Assessment
Curriculum
Middle-school
Pedagogical iInternship
Physical education
School sports
Self-reflection
Supervision
Teaching-learning process
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
title_short Relatório de estágio realizado na Escola Básica Eugénio dos Santos
title_full Relatório de estágio realizado na Escola Básica Eugénio dos Santos
title_fullStr Relatório de estágio realizado na Escola Básica Eugénio dos Santos
title_full_unstemmed Relatório de estágio realizado na Escola Básica Eugénio dos Santos
title_sort Relatório de estágio realizado na Escola Básica Eugénio dos Santos
author Sousa, Edgar Alexandre Piazentim Ferreira da Mota e
author_facet Sousa, Edgar Alexandre Piazentim Ferreira da Mota e
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferro, Nuno Alberto Seruca
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Edgar Alexandre Piazentim Ferreira da Mota e
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Autorreflexão
Currículo
Desporto escolar
Educação Física
Ensino Básico
Estágio pedagógico
Investigação-ação
Processo ensino-aprendizagem
Supervisão
Action research
Assessment
Curriculum
Middle-school
Pedagogical iInternship
Physical education
School sports
Self-reflection
Supervision
Teaching-learning process
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
topic Avaliação
Autorreflexão
Currículo
Desporto escolar
Educação Física
Ensino Básico
Estágio pedagógico
Investigação-ação
Processo ensino-aprendizagem
Supervisão
Action research
Assessment
Curriculum
Middle-school
Pedagogical iInternship
Physical education
School sports
Self-reflection
Supervision
Teaching-learning process
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
description Se qualquer ação no âmbito da formação de docentes fará parte de um conhecimento em construção (Onofre, 2003) e se todas as ações se realizaram para efeitos formativos, então todas as ações de estágio produziram conhecimento (seja tácito seja consciente). O relatório de estágio produzido procurou, enquanto dissecando, autorrelexivamente e sob supervisão, a própria experiência vivida, no culminar da sua formação, enumerar, descrever e analisar os restantes fatores que condicionam e influenciam positivamente o processo ensino-aprendizagem (PEA – Área 1), explanando as estratégias de sucesso. A implementação dos planos e a avaliação foram conseguidas, quer ao nível do sucesso dos alunos quer em matéria de avaliação dos próprios processos. Sobre a investigação-ação (IA – Área 2) pendem contributos relativos ao refinamento dos critérios de avaliação, pelo potencial das soluções apresentadas. O ensino do Desporto Escolar (DE – Área 3), apesar do manancial de conhecimentos teóricos e contextuais mais reduzido, possibilitou a consecução dos objetivos competitivos. A participação na escola e a ligação entre esta e a comunidade foram, pela atividade desenvolvida, obtidas eficazmente. O acompanhamento da Direção de Turma (DT – Área 4) teve relevantes repercussões, ao nível da gestão eficiente e eficaz de uma turma, especialmente nas vertentes logística e comportamental.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
2019-11-28T08:54:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/18884
TID:202303365
url http://hdl.handle.net/10400.5/18884
identifier_str_mv TID:202303365
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131130208714752