Diferenciação e regulação emocional na idade adulta : tradução e validação de dois instrumentos de avaliação para a população portuguesa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/9898 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Psicologia (área de conhecimento em Psicologia Clínica) |
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Diferenciação e regulação emocional na idade adulta : tradução e validação de dois instrumentos de avaliação para a população portuguesa159.942Dissertação de mestrado em Psicologia (área de conhecimento em Psicologia Clínica)As emoções enquanto reacções subjectivas e idiossincráticas a um determinado evento do ambiente interno ou externo, são caracterizadas por mudanças fisiológicas, cognitivas, experienciais e comportamentais que permitem ao indivíduo a atribuição de um significado à experiência e o preparam para a acção (Sroufe, 1996). Esta dissertação tem como objectivo central traduzir e validar, para a população portuguesa, dois instrumentos de avaliação de dois componentes do processo emocional na idade adulta: o repertório e diferenciação emocional e a regulação emocional. O segundo objectivo desta dissertação é analisar a relação entre a capacidade de diferenciação emocional e as estratégias de regulação emocional utilizadas por adultos. Para tal, foram conduzidos dois estudos. No Estudo 1, pretendeu-se traduzir e validar para a população portuguesa, a Range and Differentiation of Emotional Experience Scale (Kang & Shaver, 2004), a qual avalia o repertório e a capacidade do indivíduo para experienciar e diferenciar emoções, bem como o Emotion Regulation Questionnaire (Gross & John, 2003), que avalia as estratégias de regulação emocional utilizadas na idade adulta. Mais especificamente, pretendeuse avaliar as características psicométricas de ambos os instrumentos em termos da sua sensibilidade, validade de construto e fidelidade numa amostra de 851 adultos, com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos e diferentes habilitações académicas. O Estudo 2 centrou-se na relação entre o repertório e a capacidade de diferenciação emocional e as estratégias de regulação emocional utilizadas pelos indivíduos, nomeadamente reavaliação cognitiva e supressão emocional. Os resultados obtidos no primeiro estudo evidenciaram boas características psicométricas de ambos os instrumentos de avaliação para a população portuguesa. No segundo estudo, verificou-se que a capacidade de diferenciação emocional dos indivíduos se relaciona positivamente com a reavaliação cognitiva (estratégia de regulação emocional adaptativa) e negativamente com a supressão emocional (estratégia de regulação emocional desadaptativa).Emotions as subjective and idiosyncratic reactions to a particular event occurred in the organism’s external or internal environment are defined by physiological, cognitive, experiential and behavioural changes, which allow the individual to attribute meaning to his/her experience and prepare for action (Sroufe, 1996). Based on studies within the field of conceptualization and assessment of emotions, this thesis aims mainly at translating and validating for the Portuguese population two instruments to assess two components of the emotional process in adults, emotional range and differentiation and emotional regulation. A second aim of this work is to analyse the relation between the ability to differentiate emotions and strategies used by adults to regulate emotions. We conducted two studies. Study 1 aimed at translating and validating to the Portuguese population the Range and Differentiation of Emotional Experience Scale (Kang & Shaver, 2004), which assesses the ability to experience and differentiate diverse emotional states (Lindquist, Barrett, Bliss-Moreau & Russell, 2006) and the Emotion Regulation Questionnaire (Gross & John, 2003), which aims at assessing the strategies used for emotional regulation. More specifically, we aimed at evaluating the psychometric qualities of both instruments, namely sensitivity, construct validity and reliability, using a sample of 851 adults with 18 to 65 years and different levels of education. Study 2 evaluated the relationship between, on the one hand, the range and the ability to differentiate emotions and, on the other hand, the strategies used to regulate emotions, especially cognitive reappraisal and emotional suppression. Results from Study 1 proved good psychometric qualities of both instruments when used with the Portuguese population. Ain the second study emotional differentiation ability was found to relate positively with the use of cognitive reassessment (adaptative emotion regulation strategie) and to relate negatively with the use of emotional suppression (non-adaptative emotion regulation strategie).Martins, CarlaUniversidade do MinhoVaz, Filipa Joana da Silva Machado2009-05-062009-05-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/9898porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:47:43Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/9898Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:45:49.478251Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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