Supervisão em enfermagem na aprendizagem clínica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://repositorio.esenfc.pt/?url=u0jmG9nS |
Resumo: | O presente estudo tem por base fundamental a supervisão em enfermagem na aprendizagem clínica sendo o seu objetivo de investigação a identificação das estratégias de supervisão em uso na Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente do Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho,EPE e a sua adequação às aprendizagens dos estudantes supervisados. Com este estudo pretendemos identificar quais as estratégias apontadas como preferenciais com vista à melhoria do processo de supervisão em enfermagem na aprendizagem clínica e, a par, dar conta daquelas que são colocadas em prática, partindo, desta observação, para a construção de sugestões que beneficiem supervisores e estudantes na construção de um saber firmado na experiência, mas alargado a um vasto campo referencial onde as relações inter-pessoais e a reflexão assumem papel de destaque. Para atingir o objetivo proposto empreendemos um estudo de caso de natureza qualitativa, e carater exploratório, que teve por base de observação uma amostra composta por supervisores e estudantes dividos em dois grupos, a partir dos quais aferimos que as estratégias apontadas como mais importantes no contexto da supervisão em enfermagem na aprendizagem clínica são a experiência do supervisor e a possibilidade de efetuar muitas experiências em contexto clínico por parte do estudante. Sobressai também, no presente estudo, a ideia de que a supervisão em enfermagem se assume como componente cada vez mais importante da prática de enfermagem, capaz de contribuir para as boas-práticas da profissão e para a promoção da mesma ao nível social. |
id |
RCAP_1aee274aa62d3f141ae671894e0755bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esenfc.pt:5364 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Supervisão em enfermagem na aprendizagem clínicaSupervisão em EnfermagemAprendizagem ClínicaSupervisorEstudante de EnfermagemEstratégiasO presente estudo tem por base fundamental a supervisão em enfermagem na aprendizagem clínica sendo o seu objetivo de investigação a identificação das estratégias de supervisão em uso na Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente do Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho,EPE e a sua adequação às aprendizagens dos estudantes supervisados. Com este estudo pretendemos identificar quais as estratégias apontadas como preferenciais com vista à melhoria do processo de supervisão em enfermagem na aprendizagem clínica e, a par, dar conta daquelas que são colocadas em prática, partindo, desta observação, para a construção de sugestões que beneficiem supervisores e estudantes na construção de um saber firmado na experiência, mas alargado a um vasto campo referencial onde as relações inter-pessoais e a reflexão assumem papel de destaque. Para atingir o objetivo proposto empreendemos um estudo de caso de natureza qualitativa, e carater exploratório, que teve por base de observação uma amostra composta por supervisores e estudantes dividos em dois grupos, a partir dos quais aferimos que as estratégias apontadas como mais importantes no contexto da supervisão em enfermagem na aprendizagem clínica são a experiência do supervisor e a possibilidade de efetuar muitas experiências em contexto clínico por parte do estudante. Sobressai também, no presente estudo, a ideia de que a supervisão em enfermagem se assume como componente cada vez mais importante da prática de enfermagem, capaz de contribuir para as boas-práticas da profissão e para a promoção da mesma ao nível social.Escola Superior de Enfermagem de Coimbra2015-06-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.esenfc.pt/?url=u0jmG9nSTID:201076160porhttp://repositorio.esenfc.pt/?url=u0jmG9nSCarmo, Paula Cristina Barbedoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2015-08-03T00:00:00Zoai:repositorio.esenfc.pt:5364Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:11:51.670382Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Supervisão em enfermagem na aprendizagem clínica |
title |
Supervisão em enfermagem na aprendizagem clínica |
spellingShingle |
Supervisão em enfermagem na aprendizagem clínica Carmo, Paula Cristina Barbedo Supervisão em Enfermagem Aprendizagem Clínica Supervisor Estudante de Enfermagem Estratégias |
title_short |
Supervisão em enfermagem na aprendizagem clínica |
title_full |
Supervisão em enfermagem na aprendizagem clínica |
title_fullStr |
Supervisão em enfermagem na aprendizagem clínica |
title_full_unstemmed |
Supervisão em enfermagem na aprendizagem clínica |
title_sort |
Supervisão em enfermagem na aprendizagem clínica |
author |
Carmo, Paula Cristina Barbedo |
author_facet |
Carmo, Paula Cristina Barbedo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carmo, Paula Cristina Barbedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Supervisão em Enfermagem Aprendizagem Clínica Supervisor Estudante de Enfermagem Estratégias |
topic |
Supervisão em Enfermagem Aprendizagem Clínica Supervisor Estudante de Enfermagem Estratégias |
description |
O presente estudo tem por base fundamental a supervisão em enfermagem na aprendizagem clínica sendo o seu objetivo de investigação a identificação das estratégias de supervisão em uso na Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente do Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho,EPE e a sua adequação às aprendizagens dos estudantes supervisados. Com este estudo pretendemos identificar quais as estratégias apontadas como preferenciais com vista à melhoria do processo de supervisão em enfermagem na aprendizagem clínica e, a par, dar conta daquelas que são colocadas em prática, partindo, desta observação, para a construção de sugestões que beneficiem supervisores e estudantes na construção de um saber firmado na experiência, mas alargado a um vasto campo referencial onde as relações inter-pessoais e a reflexão assumem papel de destaque. Para atingir o objetivo proposto empreendemos um estudo de caso de natureza qualitativa, e carater exploratório, que teve por base de observação uma amostra composta por supervisores e estudantes dividos em dois grupos, a partir dos quais aferimos que as estratégias apontadas como mais importantes no contexto da supervisão em enfermagem na aprendizagem clínica são a experiência do supervisor e a possibilidade de efetuar muitas experiências em contexto clínico por parte do estudante. Sobressai também, no presente estudo, a ideia de que a supervisão em enfermagem se assume como componente cada vez mais importante da prática de enfermagem, capaz de contribuir para as boas-práticas da profissão e para a promoção da mesma ao nível social. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.esenfc.pt/?url=u0jmG9nS TID:201076160 |
url |
http://repositorio.esenfc.pt/?url=u0jmG9nS |
identifier_str_mv |
TID:201076160 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://repositorio.esenfc.pt/?url=u0jmG9nS |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137219357704192 |