Supervisão em enfermagem na aprendizagem clínica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carmo, Paula Cristina Barbedo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.esenfc.pt/?url=u0jmG9nS
Resumo: O presente estudo tem por base fundamental a supervisão em enfermagem na aprendizagem clínica sendo o seu objetivo de investigação a identificação das estratégias de supervisão em uso na Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente do Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho,EPE e a sua adequação às aprendizagens dos estudantes supervisados. Com este estudo pretendemos identificar quais as estratégias apontadas como preferenciais com vista à melhoria do processo de supervisão em enfermagem na aprendizagem clínica e, a par, dar conta daquelas que são colocadas em prática, partindo, desta observação, para a construção de sugestões que beneficiem supervisores e estudantes na construção de um saber firmado na experiência, mas alargado a um vasto campo referencial onde as relações inter-pessoais e a reflexão assumem papel de destaque. Para atingir o objetivo proposto empreendemos um estudo de caso de natureza qualitativa, e carater exploratório, que teve por base de observação uma amostra composta por supervisores e estudantes dividos em dois grupos, a partir dos quais aferimos que as estratégias apontadas como mais importantes no contexto da supervisão em enfermagem na aprendizagem clínica são a experiência do supervisor e a possibilidade de efetuar muitas experiências em contexto clínico por parte do estudante. Sobressai também, no presente estudo, a ideia de que a supervisão em enfermagem se assume como componente cada vez mais importante da prática de enfermagem, capaz de contribuir para as boas-práticas da profissão e para a promoção da mesma ao nível social.
id RCAP_1aee274aa62d3f141ae671894e0755bb
oai_identifier_str oai:repositorio.esenfc.pt:5364
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Supervisão em enfermagem na aprendizagem clínicaSupervisão em EnfermagemAprendizagem ClínicaSupervisorEstudante de EnfermagemEstratégiasO presente estudo tem por base fundamental a supervisão em enfermagem na aprendizagem clínica sendo o seu objetivo de investigação a identificação das estratégias de supervisão em uso na Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente do Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho,EPE e a sua adequação às aprendizagens dos estudantes supervisados. Com este estudo pretendemos identificar quais as estratégias apontadas como preferenciais com vista à melhoria do processo de supervisão em enfermagem na aprendizagem clínica e, a par, dar conta daquelas que são colocadas em prática, partindo, desta observação, para a construção de sugestões que beneficiem supervisores e estudantes na construção de um saber firmado na experiência, mas alargado a um vasto campo referencial onde as relações inter-pessoais e a reflexão assumem papel de destaque. Para atingir o objetivo proposto empreendemos um estudo de caso de natureza qualitativa, e carater exploratório, que teve por base de observação uma amostra composta por supervisores e estudantes dividos em dois grupos, a partir dos quais aferimos que as estratégias apontadas como mais importantes no contexto da supervisão em enfermagem na aprendizagem clínica são a experiência do supervisor e a possibilidade de efetuar muitas experiências em contexto clínico por parte do estudante. Sobressai também, no presente estudo, a ideia de que a supervisão em enfermagem se assume como componente cada vez mais importante da prática de enfermagem, capaz de contribuir para as boas-práticas da profissão e para a promoção da mesma ao nível social.Escola Superior de Enfermagem de Coimbra2015-06-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.esenfc.pt/?url=u0jmG9nSTID:201076160porhttp://repositorio.esenfc.pt/?url=u0jmG9nSCarmo, Paula Cristina Barbedoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2015-08-03T00:00:00Zoai:repositorio.esenfc.pt:5364Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:11:51.670382Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Supervisão em enfermagem na aprendizagem clínica
title Supervisão em enfermagem na aprendizagem clínica
spellingShingle Supervisão em enfermagem na aprendizagem clínica
Carmo, Paula Cristina Barbedo
Supervisão em Enfermagem
Aprendizagem Clínica
Supervisor
Estudante de Enfermagem
Estratégias
title_short Supervisão em enfermagem na aprendizagem clínica
title_full Supervisão em enfermagem na aprendizagem clínica
title_fullStr Supervisão em enfermagem na aprendizagem clínica
title_full_unstemmed Supervisão em enfermagem na aprendizagem clínica
title_sort Supervisão em enfermagem na aprendizagem clínica
author Carmo, Paula Cristina Barbedo
author_facet Carmo, Paula Cristina Barbedo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carmo, Paula Cristina Barbedo
dc.subject.por.fl_str_mv Supervisão em Enfermagem
Aprendizagem Clínica
Supervisor
Estudante de Enfermagem
Estratégias
topic Supervisão em Enfermagem
Aprendizagem Clínica
Supervisor
Estudante de Enfermagem
Estratégias
description O presente estudo tem por base fundamental a supervisão em enfermagem na aprendizagem clínica sendo o seu objetivo de investigação a identificação das estratégias de supervisão em uso na Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente do Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho,EPE e a sua adequação às aprendizagens dos estudantes supervisados. Com este estudo pretendemos identificar quais as estratégias apontadas como preferenciais com vista à melhoria do processo de supervisão em enfermagem na aprendizagem clínica e, a par, dar conta daquelas que são colocadas em prática, partindo, desta observação, para a construção de sugestões que beneficiem supervisores e estudantes na construção de um saber firmado na experiência, mas alargado a um vasto campo referencial onde as relações inter-pessoais e a reflexão assumem papel de destaque. Para atingir o objetivo proposto empreendemos um estudo de caso de natureza qualitativa, e carater exploratório, que teve por base de observação uma amostra composta por supervisores e estudantes dividos em dois grupos, a partir dos quais aferimos que as estratégias apontadas como mais importantes no contexto da supervisão em enfermagem na aprendizagem clínica são a experiência do supervisor e a possibilidade de efetuar muitas experiências em contexto clínico por parte do estudante. Sobressai também, no presente estudo, a ideia de que a supervisão em enfermagem se assume como componente cada vez mais importante da prática de enfermagem, capaz de contribuir para as boas-práticas da profissão e para a promoção da mesma ao nível social.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.esenfc.pt/?url=u0jmG9nS
TID:201076160
url http://repositorio.esenfc.pt/?url=u0jmG9nS
identifier_str_mv TID:201076160
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://repositorio.esenfc.pt/?url=u0jmG9nS
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137219357704192