Importância de um plano de comunicação e disseminação coeso para sucesso dos projetos europeus H2020 – Twinning

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Ana Luísa Rodrigues
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/139326
Resumo: É notória, ao longo das últimas décadas, a necessidade de criar interações entre o sector académico e o sector industrial de modo a maximizar o valor socio-económico dos avanços científicos. É este um dos motes do quadro de financiamento científico europeu Horizon 2020, que promove o desenvolvimento de determinada área científica através do estabelecimento de redes de colaboração com vários stakeholders para além do meio académico, entre eles o sector industrial. Ao mesmo tempo que é promovido pela Comissão Europeia a criação de diálogo entre a academia e a indústria, parece haver desconhecimento por parte dos coordenadores e gestores de projetos em como abordar estas interações, em parte devido ao não conhecimento de quem são os intervenientes do lado da indústria, como estabelecer os primeiros contactos e que ferramentas de comunicação usar. Igualmente, o meio académico parece não valorizar ou compreender a utilidade em estabelecer uma colaboração próxima com a indústria, o que leva muitas vezes os beneficiários dos projetos do quadro Horizon 2020 a não priorizarem este diálogo, apesar das obrigações dos contractos de financiamento. Assim, muitas das ações organizadas neste sentido acabam por não ser frutíferas, uma vez que são desprovidas de um objetivo específico e com uso inadequando dos recursos materiais e humanos. Então como podem os coordenadores de projetos Horizon 2020 corresponder às exigências europeias no que toca ao estabelecimento de relações com a indústria? Através da análise da bibliografia, de projetos Horizon 2020 coordenados por instituições portuguesas e de entrevistas a elementos de institutos de investigação portugueses, foi possível criar um guia prático no qual são identificados e enumerados exemplos de bons procedimentos e considerações, que têm como objetivo servir como linhas orientadoras para futuros coordenadores e gestores de projeto no desenho estratégico dos seus planos de comunicação com potenciais colaboradores do sector industrial.
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