À conversa com crianças ciganas sobre pertenças e vizinhanças na periferia da cidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/33841 |
Resumo: | O projeto de investigação que aqui se apresenta, sob o título “À Conversa com Crianças Ciganas sobre as Suas Pertenças e Vizinhanças na Periferia da Cidade”, foi desenvolvido no âmbito do mestrado em Educação e Formação, na área de especialização em Educação Social e Intervenção Comunitária, na Universidade de Aveiro. O grupo de crianças que participaram neste projeto, foi constituído por 7 crianças, (5 meninas e 2 meninos) com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos, pertencentes à etnia cigana moradoras num Bairro social de Aveiro. Refletimos sobre as nossas condições de encontro e de diálogo com crianças ciganas de um bairro invisível e socialmente marginalizado onde as situações de conflitualidade latente e manifesta separam a vida da comunidade da pertença e vizinhança da vida na escola e na sociedade dominante. O nosso principal objetivo foi identificar em que condições o desempenho das crianças, do papel de investigadores sobre raízes comunitárias, pertenças familiares e ao território – Bairro e País- pode contribuir para a reconstrução da sua identidade social e responsabilidade na comunidade. Utilizámos a metodologia investigação-ação participativa com recurso à Genealogia. |
id |
RCAP_1affb9b1f55cb3730ff12d22da22fc6c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/33841 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
À conversa com crianças ciganas sobre pertenças e vizinhanças na periferia da cidadeCrianças investigadorasCultura ciganaEscolaFamíliaBairroO projeto de investigação que aqui se apresenta, sob o título “À Conversa com Crianças Ciganas sobre as Suas Pertenças e Vizinhanças na Periferia da Cidade”, foi desenvolvido no âmbito do mestrado em Educação e Formação, na área de especialização em Educação Social e Intervenção Comunitária, na Universidade de Aveiro. O grupo de crianças que participaram neste projeto, foi constituído por 7 crianças, (5 meninas e 2 meninos) com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos, pertencentes à etnia cigana moradoras num Bairro social de Aveiro. Refletimos sobre as nossas condições de encontro e de diálogo com crianças ciganas de um bairro invisível e socialmente marginalizado onde as situações de conflitualidade latente e manifesta separam a vida da comunidade da pertença e vizinhança da vida na escola e na sociedade dominante. O nosso principal objetivo foi identificar em que condições o desempenho das crianças, do papel de investigadores sobre raízes comunitárias, pertenças familiares e ao território – Bairro e País- pode contribuir para a reconstrução da sua identidade social e responsabilidade na comunidade. Utilizámos a metodologia investigação-ação participativa com recurso à Genealogia.The research project presented here, under the title “Conversation with Gypsy Children about Their Belongings and Neighborhoods on the Outskirts of the City”, was developed within the scope of the Master in Education and Training, in the area of specialization in Social Education and Intervention. Community, at the University of Aveiro. The group of children who participated in this project consisted of 7 children (5 girls and 2 boys) aged between 6 and 10 years old, belonging to the gypsy ethnicity living in a social neighborhood in Aveiro. We reflect on our conditions of encounter and dialogue with gypsy children from an invisible and socially marginalized neighborhood where situations of latent and manifest conflict separate community life from belonging and neighborhood from life at school and in the dominant society. Our main objective was to identify the conditions under which children's performance, in the role of researchers on community roots, family belongings and the territory – Neighborhood and Country – can contribute to the reconstruction of their social identity and responsibility in the community. We used the participatory action-research methodology using Genealogy.2027-01-12T00:00:00Z2021-12-20T00:00:00Z2021-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/33841porDuarte, Maria José Almeida Pereirainfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:05:07Zoai:ria.ua.pt:10773/33841Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:05:11.215880Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
À conversa com crianças ciganas sobre pertenças e vizinhanças na periferia da cidade |
title |
À conversa com crianças ciganas sobre pertenças e vizinhanças na periferia da cidade |
spellingShingle |
À conversa com crianças ciganas sobre pertenças e vizinhanças na periferia da cidade Duarte, Maria José Almeida Pereira Crianças investigadoras Cultura cigana Escola Família Bairro |
title_short |
À conversa com crianças ciganas sobre pertenças e vizinhanças na periferia da cidade |
title_full |
À conversa com crianças ciganas sobre pertenças e vizinhanças na periferia da cidade |
title_fullStr |
À conversa com crianças ciganas sobre pertenças e vizinhanças na periferia da cidade |
title_full_unstemmed |
À conversa com crianças ciganas sobre pertenças e vizinhanças na periferia da cidade |
title_sort |
À conversa com crianças ciganas sobre pertenças e vizinhanças na periferia da cidade |
author |
Duarte, Maria José Almeida Pereira |
author_facet |
Duarte, Maria José Almeida Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte, Maria José Almeida Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Crianças investigadoras Cultura cigana Escola Família Bairro |
topic |
Crianças investigadoras Cultura cigana Escola Família Bairro |
description |
O projeto de investigação que aqui se apresenta, sob o título “À Conversa com Crianças Ciganas sobre as Suas Pertenças e Vizinhanças na Periferia da Cidade”, foi desenvolvido no âmbito do mestrado em Educação e Formação, na área de especialização em Educação Social e Intervenção Comunitária, na Universidade de Aveiro. O grupo de crianças que participaram neste projeto, foi constituído por 7 crianças, (5 meninas e 2 meninos) com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos, pertencentes à etnia cigana moradoras num Bairro social de Aveiro. Refletimos sobre as nossas condições de encontro e de diálogo com crianças ciganas de um bairro invisível e socialmente marginalizado onde as situações de conflitualidade latente e manifesta separam a vida da comunidade da pertença e vizinhança da vida na escola e na sociedade dominante. O nosso principal objetivo foi identificar em que condições o desempenho das crianças, do papel de investigadores sobre raízes comunitárias, pertenças familiares e ao território – Bairro e País- pode contribuir para a reconstrução da sua identidade social e responsabilidade na comunidade. Utilizámos a metodologia investigação-ação participativa com recurso à Genealogia. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-20T00:00:00Z 2021-12-20 2027-01-12T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/33841 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/33841 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137707093393408 |