À conversa com crianças ciganas sobre pertenças e vizinhanças na periferia da cidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Maria José Almeida Pereira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/33841
Resumo: O projeto de investigação que aqui se apresenta, sob o título “À Conversa com Crianças Ciganas sobre as Suas Pertenças e Vizinhanças na Periferia da Cidade”, foi desenvolvido no âmbito do mestrado em Educação e Formação, na área de especialização em Educação Social e Intervenção Comunitária, na Universidade de Aveiro. O grupo de crianças que participaram neste projeto, foi constituído por 7 crianças, (5 meninas e 2 meninos) com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos, pertencentes à etnia cigana moradoras num Bairro social de Aveiro. Refletimos sobre as nossas condições de encontro e de diálogo com crianças ciganas de um bairro invisível e socialmente marginalizado onde as situações de conflitualidade latente e manifesta separam a vida da comunidade da pertença e vizinhança da vida na escola e na sociedade dominante. O nosso principal objetivo foi identificar em que condições o desempenho das crianças, do papel de investigadores sobre raízes comunitárias, pertenças familiares e ao território – Bairro e País- pode contribuir para a reconstrução da sua identidade social e responsabilidade na comunidade. Utilizámos a metodologia investigação-ação participativa com recurso à Genealogia.
id RCAP_1affb9b1f55cb3730ff12d22da22fc6c
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/33841
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling À conversa com crianças ciganas sobre pertenças e vizinhanças na periferia da cidadeCrianças investigadorasCultura ciganaEscolaFamíliaBairroO projeto de investigação que aqui se apresenta, sob o título “À Conversa com Crianças Ciganas sobre as Suas Pertenças e Vizinhanças na Periferia da Cidade”, foi desenvolvido no âmbito do mestrado em Educação e Formação, na área de especialização em Educação Social e Intervenção Comunitária, na Universidade de Aveiro. O grupo de crianças que participaram neste projeto, foi constituído por 7 crianças, (5 meninas e 2 meninos) com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos, pertencentes à etnia cigana moradoras num Bairro social de Aveiro. Refletimos sobre as nossas condições de encontro e de diálogo com crianças ciganas de um bairro invisível e socialmente marginalizado onde as situações de conflitualidade latente e manifesta separam a vida da comunidade da pertença e vizinhança da vida na escola e na sociedade dominante. O nosso principal objetivo foi identificar em que condições o desempenho das crianças, do papel de investigadores sobre raízes comunitárias, pertenças familiares e ao território – Bairro e País- pode contribuir para a reconstrução da sua identidade social e responsabilidade na comunidade. Utilizámos a metodologia investigação-ação participativa com recurso à Genealogia.The research project presented here, under the title “Conversation with Gypsy Children about Their Belongings and Neighborhoods on the Outskirts of the City”, was developed within the scope of the Master in Education and Training, in the area of specialization in Social Education and Intervention. Community, at the University of Aveiro. The group of children who participated in this project consisted of 7 children (5 girls and 2 boys) aged between 6 and 10 years old, belonging to the gypsy ethnicity living in a social neighborhood in Aveiro. We reflect on our conditions of encounter and dialogue with gypsy children from an invisible and socially marginalized neighborhood where situations of latent and manifest conflict separate community life from belonging and neighborhood from life at school and in the dominant society. Our main objective was to identify the conditions under which children's performance, in the role of researchers on community roots, family belongings and the territory – Neighborhood and Country – can contribute to the reconstruction of their social identity and responsibility in the community. We used the participatory action-research methodology using Genealogy.2027-01-12T00:00:00Z2021-12-20T00:00:00Z2021-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/33841porDuarte, Maria José Almeida Pereirainfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:05:07Zoai:ria.ua.pt:10773/33841Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:05:11.215880Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv À conversa com crianças ciganas sobre pertenças e vizinhanças na periferia da cidade
title À conversa com crianças ciganas sobre pertenças e vizinhanças na periferia da cidade
spellingShingle À conversa com crianças ciganas sobre pertenças e vizinhanças na periferia da cidade
Duarte, Maria José Almeida Pereira
Crianças investigadoras
Cultura cigana
Escola
Família
Bairro
title_short À conversa com crianças ciganas sobre pertenças e vizinhanças na periferia da cidade
title_full À conversa com crianças ciganas sobre pertenças e vizinhanças na periferia da cidade
title_fullStr À conversa com crianças ciganas sobre pertenças e vizinhanças na periferia da cidade
title_full_unstemmed À conversa com crianças ciganas sobre pertenças e vizinhanças na periferia da cidade
title_sort À conversa com crianças ciganas sobre pertenças e vizinhanças na periferia da cidade
author Duarte, Maria José Almeida Pereira
author_facet Duarte, Maria José Almeida Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Maria José Almeida Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças investigadoras
Cultura cigana
Escola
Família
Bairro
topic Crianças investigadoras
Cultura cigana
Escola
Família
Bairro
description O projeto de investigação que aqui se apresenta, sob o título “À Conversa com Crianças Ciganas sobre as Suas Pertenças e Vizinhanças na Periferia da Cidade”, foi desenvolvido no âmbito do mestrado em Educação e Formação, na área de especialização em Educação Social e Intervenção Comunitária, na Universidade de Aveiro. O grupo de crianças que participaram neste projeto, foi constituído por 7 crianças, (5 meninas e 2 meninos) com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos, pertencentes à etnia cigana moradoras num Bairro social de Aveiro. Refletimos sobre as nossas condições de encontro e de diálogo com crianças ciganas de um bairro invisível e socialmente marginalizado onde as situações de conflitualidade latente e manifesta separam a vida da comunidade da pertença e vizinhança da vida na escola e na sociedade dominante. O nosso principal objetivo foi identificar em que condições o desempenho das crianças, do papel de investigadores sobre raízes comunitárias, pertenças familiares e ao território – Bairro e País- pode contribuir para a reconstrução da sua identidade social e responsabilidade na comunidade. Utilizámos a metodologia investigação-ação participativa com recurso à Genealogia.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-20T00:00:00Z
2021-12-20
2027-01-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/33841
url http://hdl.handle.net/10773/33841
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137707093393408