Cor e comunicação: A experiência da cor preta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Joana
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/19224
Resumo: O Design tem como finalidades informar, identificar, persuadir e consciencializar, devendo configurar-se a cada nova necessidade. Portanto, não deve ser pensado como uma área estática, mas sim como uma atividade que se adapta ao contexto em que se insere, ampliando as suas fronteiras de atuação, nomeadamente no campo da interação, experiência, emoção e sensação. Neste contexto, a cor assume um papel determinante, pois através dela, o ser humano experiencia e perceciona o seu meio envolvente, atribuindo significados em função da cultura, tradição e simbologia. A cor é entendida como a chave para a compreensão do mundo e a ela está inerente uma indiscutível função de comunicação, influenciando o estado emocional. A cor preta é a preferida dos designers, pela sua capacidade de evidenciar a praticidade e funcionalidade do objeto, assim como a de credibilizar a comunicação de mensagens escritas. Este estudo tem como objetivo explorar a influência desta cor, mediante o seu contexto simbólico e histórico-social, na perceção do ser humano, despertando as suas sensações através dos órgãos dos sentidos, por intermédio da sinestesia, com recurso a um suporte gráfico. Pretendeu-se ainda incentivar novas formas de pensar o Design, ultrapassando a mera questão visual e material.
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