A Cor como Intenção no Design de Comunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Nuno Miguel Rodrigues de Sousa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/10828
Resumo: A presente dissertação tem como problemática os conceitos e práticas do uso da cor em projetos de design, em particular a intencionalidade da sua aplicação. Para tal escolheu-se como estudo de caso a presença da cor nas edições dos jogos olímpicos de verão desde que estes passaram a integrar programas de identidade. O design e a cor assumem um papel determinante, pois através deles, o ser humano experiencia e perceciona o seu meio envolvente, atribuindo significados em função das culturas, tradições, simbologias ou marcas. Para esclarecer estes conceitos e procurar ainda de que forma a cor contribui para o problema num projeto de design, são abordados fatores relativamente à cor e ao design como meio de comunicação. Consequentemente, fez-se uma exposição de diferentes linhas teóricas em torno dos conceitos de cor, fazendo a ponte para conceitos como a psicologia, perceção e simbologia da cor. Posteriormente e mantendo uma ligação coesa como tema inicial, são abordados aspetos relativamente à área do design, que sendo visto com a finalidade de poder informar, identificar, persuadir, consciencializar e devendo também ser capaz de se configurar a cada nova necessidade do ser humano é feito um levantamento histórico sobre design gráfico como um meio de comunicação. São abordados aspetos quanto à utilização da cor no design gráfico, determinando ainda qual o papel que a cor desempenha numa identidade visual. Assim, para reforçar a questão central de estudo, foram analisadas 15 edições de jogos olímpicos de verão com o intuito de estabelecer uma relação entre design e cor e, percebendo de que forma a cor é usada e encaminhada num projeto de design.
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