Curso de formação contínua de professores: aulas de campo no ensino das ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: P. Correia, Gina
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Francisco Ramos Pires, Estefânia, Abrantes, Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.9/3799
Resumo: RESUMO: Neste trabalho pretende dar-se a conhecer parte dos resultados de um processo de avaliação num curso de formação de professores sobre a implementação de aulas de campo (AC), com recurso ao modelo de Orion. Os professores (15) pertenciam aos grupos de recrutamento 230, 420 e 520 e lecionavam áreas curriculares dos 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário em escolas do distrito de Viseu, Portugal. Os resultados mostram que embora as AC sejam consideradas, uma estratégia muito importante no ensino e aprendizagem das ciências continuam a ser pouco utilizadas, bem como o modelo de Orion desconhecido pela maioria dos participantes. O uso de cartas, topográficas e geológicas, e o site do Google Earth são adequados para a dinamização de AC, no entanto apenas este último tem alguma preferência na utilização.
id RCAP_1b0319824a6d1d3e326bb9d74e50f146
oai_identifier_str oai:repositorio.lneg.pt:10400.9/3799
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Curso de formação contínua de professores: aulas de campo no ensino das ciênciasTeacher’s continuing education: fieldwork in teaching sciencesAvaliaçãoEnsino e aprendizagemModelo de OrionTrabalho práticoAssessmentTeaching and learningOrion modelPractical workRESUMO: Neste trabalho pretende dar-se a conhecer parte dos resultados de um processo de avaliação num curso de formação de professores sobre a implementação de aulas de campo (AC), com recurso ao modelo de Orion. Os professores (15) pertenciam aos grupos de recrutamento 230, 420 e 520 e lecionavam áreas curriculares dos 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário em escolas do distrito de Viseu, Portugal. Os resultados mostram que embora as AC sejam consideradas, uma estratégia muito importante no ensino e aprendizagem das ciências continuam a ser pouco utilizadas, bem como o modelo de Orion desconhecido pela maioria dos participantes. O uso de cartas, topográficas e geológicas, e o site do Google Earth são adequados para a dinamização de AC, no entanto apenas este último tem alguma preferência na utilização.ABSTRACT: This paper intends to present part of the results of an assessment processin a teacher-training course on the fieldwork implementation, using the Orion model.The teachers(15) where from the recruitment groups 230, 420 and 520, and taught curricular areas of middle and high schoolsin the Viseu district, Portugal. The resultsshow, that although fieldwork is considered a very impor tantstrategy in teaching and learning ofsciences, it continuesto be not fully ap plied, as well asthe Orion model, an unknown methodology for the majority of the participants. The use of topographic and geological charts, and the site Google Earth are adequate in use of fieldwork development, however only this last tool has some preference among the participants.LNEG - Laboratório Nacional de Energia e GeologiaRepositório do LNEGP. Correia, GinaFrancisco Ramos Pires, EstefâniaAbrantes, Isabel2022-03-08T16:10:22Z2020-08-01T00:00:00Z2020-08-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.9/3799porCorreia, Pires & Abrantes 2020, ‘Curso de formação contínua de professores: aulas de campo no ensino das ciências’, Comunicações Geológicas, vol. 107, nº 1 (especial), pp. 169-172. https://doi.org/10.34637/m37e-w5330873-948Xhttps://doi.org/10.34637/m37e-w5331647-581Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T12:29:35Zoai:repositorio.lneg.pt:10400.9/3799Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:37:03.429060Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Curso de formação contínua de professores: aulas de campo no ensino das ciências
Teacher’s continuing education: fieldwork in teaching sciences
title Curso de formação contínua de professores: aulas de campo no ensino das ciências
spellingShingle Curso de formação contínua de professores: aulas de campo no ensino das ciências
P. Correia, Gina
Avaliação
Ensino e aprendizagem
Modelo de Orion
Trabalho prático
Assessment
Teaching and learning
Orion model
Practical work
title_short Curso de formação contínua de professores: aulas de campo no ensino das ciências
title_full Curso de formação contínua de professores: aulas de campo no ensino das ciências
title_fullStr Curso de formação contínua de professores: aulas de campo no ensino das ciências
title_full_unstemmed Curso de formação contínua de professores: aulas de campo no ensino das ciências
title_sort Curso de formação contínua de professores: aulas de campo no ensino das ciências
author P. Correia, Gina
author_facet P. Correia, Gina
Francisco Ramos Pires, Estefânia
Abrantes, Isabel
author_role author
author2 Francisco Ramos Pires, Estefânia
Abrantes, Isabel
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório do LNEG
dc.contributor.author.fl_str_mv P. Correia, Gina
Francisco Ramos Pires, Estefânia
Abrantes, Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Ensino e aprendizagem
Modelo de Orion
Trabalho prático
Assessment
Teaching and learning
Orion model
Practical work
topic Avaliação
Ensino e aprendizagem
Modelo de Orion
Trabalho prático
Assessment
Teaching and learning
Orion model
Practical work
description RESUMO: Neste trabalho pretende dar-se a conhecer parte dos resultados de um processo de avaliação num curso de formação de professores sobre a implementação de aulas de campo (AC), com recurso ao modelo de Orion. Os professores (15) pertenciam aos grupos de recrutamento 230, 420 e 520 e lecionavam áreas curriculares dos 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário em escolas do distrito de Viseu, Portugal. Os resultados mostram que embora as AC sejam consideradas, uma estratégia muito importante no ensino e aprendizagem das ciências continuam a ser pouco utilizadas, bem como o modelo de Orion desconhecido pela maioria dos participantes. O uso de cartas, topográficas e geológicas, e o site do Google Earth são adequados para a dinamização de AC, no entanto apenas este último tem alguma preferência na utilização.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-01T00:00:00Z
2020-08-01T00:00:00Z
2022-03-08T16:10:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.9/3799
url http://hdl.handle.net/10400.9/3799
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Correia, Pires & Abrantes 2020, ‘Curso de formação contínua de professores: aulas de campo no ensino das ciências’, Comunicações Geológicas, vol. 107, nº 1 (especial), pp. 169-172. https://doi.org/10.34637/m37e-w533
0873-948X
https://doi.org/10.34637/m37e-w533
1647-581X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv LNEG - Laboratório Nacional de Energia e Geologia
publisher.none.fl_str_mv LNEG - Laboratório Nacional de Energia e Geologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130236831399936