Curso de formação contínua de professores: aulas de campo no ensino das ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.9/3799 |
Resumo: | RESUMO: Neste trabalho pretende dar-se a conhecer parte dos resultados de um processo de avaliação num curso de formação de professores sobre a implementação de aulas de campo (AC), com recurso ao modelo de Orion. Os professores (15) pertenciam aos grupos de recrutamento 230, 420 e 520 e lecionavam áreas curriculares dos 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário em escolas do distrito de Viseu, Portugal. Os resultados mostram que embora as AC sejam consideradas, uma estratégia muito importante no ensino e aprendizagem das ciências continuam a ser pouco utilizadas, bem como o modelo de Orion desconhecido pela maioria dos participantes. O uso de cartas, topográficas e geológicas, e o site do Google Earth são adequados para a dinamização de AC, no entanto apenas este último tem alguma preferência na utilização. |
id |
RCAP_1b0319824a6d1d3e326bb9d74e50f146 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.lneg.pt:10400.9/3799 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Curso de formação contínua de professores: aulas de campo no ensino das ciênciasTeacher’s continuing education: fieldwork in teaching sciencesAvaliaçãoEnsino e aprendizagemModelo de OrionTrabalho práticoAssessmentTeaching and learningOrion modelPractical workRESUMO: Neste trabalho pretende dar-se a conhecer parte dos resultados de um processo de avaliação num curso de formação de professores sobre a implementação de aulas de campo (AC), com recurso ao modelo de Orion. Os professores (15) pertenciam aos grupos de recrutamento 230, 420 e 520 e lecionavam áreas curriculares dos 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário em escolas do distrito de Viseu, Portugal. Os resultados mostram que embora as AC sejam consideradas, uma estratégia muito importante no ensino e aprendizagem das ciências continuam a ser pouco utilizadas, bem como o modelo de Orion desconhecido pela maioria dos participantes. O uso de cartas, topográficas e geológicas, e o site do Google Earth são adequados para a dinamização de AC, no entanto apenas este último tem alguma preferência na utilização.ABSTRACT: This paper intends to present part of the results of an assessment processin a teacher-training course on the fieldwork implementation, using the Orion model.The teachers(15) where from the recruitment groups 230, 420 and 520, and taught curricular areas of middle and high schoolsin the Viseu district, Portugal. The resultsshow, that although fieldwork is considered a very impor tantstrategy in teaching and learning ofsciences, it continuesto be not fully ap plied, as well asthe Orion model, an unknown methodology for the majority of the participants. The use of topographic and geological charts, and the site Google Earth are adequate in use of fieldwork development, however only this last tool has some preference among the participants.LNEG - Laboratório Nacional de Energia e GeologiaRepositório do LNEGP. Correia, GinaFrancisco Ramos Pires, EstefâniaAbrantes, Isabel2022-03-08T16:10:22Z2020-08-01T00:00:00Z2020-08-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.9/3799porCorreia, Pires & Abrantes 2020, ‘Curso de formação contínua de professores: aulas de campo no ensino das ciências’, Comunicações Geológicas, vol. 107, nº 1 (especial), pp. 169-172. https://doi.org/10.34637/m37e-w5330873-948Xhttps://doi.org/10.34637/m37e-w5331647-581Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T12:29:35Zoai:repositorio.lneg.pt:10400.9/3799Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:37:03.429060Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Curso de formação contínua de professores: aulas de campo no ensino das ciências Teacher’s continuing education: fieldwork in teaching sciences |
title |
Curso de formação contínua de professores: aulas de campo no ensino das ciências |
spellingShingle |
Curso de formação contínua de professores: aulas de campo no ensino das ciências P. Correia, Gina Avaliação Ensino e aprendizagem Modelo de Orion Trabalho prático Assessment Teaching and learning Orion model Practical work |
title_short |
Curso de formação contínua de professores: aulas de campo no ensino das ciências |
title_full |
Curso de formação contínua de professores: aulas de campo no ensino das ciências |
title_fullStr |
Curso de formação contínua de professores: aulas de campo no ensino das ciências |
title_full_unstemmed |
Curso de formação contínua de professores: aulas de campo no ensino das ciências |
title_sort |
Curso de formação contínua de professores: aulas de campo no ensino das ciências |
author |
P. Correia, Gina |
author_facet |
P. Correia, Gina Francisco Ramos Pires, Estefânia Abrantes, Isabel |
author_role |
author |
author2 |
Francisco Ramos Pires, Estefânia Abrantes, Isabel |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório do LNEG |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
P. Correia, Gina Francisco Ramos Pires, Estefânia Abrantes, Isabel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Ensino e aprendizagem Modelo de Orion Trabalho prático Assessment Teaching and learning Orion model Practical work |
topic |
Avaliação Ensino e aprendizagem Modelo de Orion Trabalho prático Assessment Teaching and learning Orion model Practical work |
description |
RESUMO: Neste trabalho pretende dar-se a conhecer parte dos resultados de um processo de avaliação num curso de formação de professores sobre a implementação de aulas de campo (AC), com recurso ao modelo de Orion. Os professores (15) pertenciam aos grupos de recrutamento 230, 420 e 520 e lecionavam áreas curriculares dos 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário em escolas do distrito de Viseu, Portugal. Os resultados mostram que embora as AC sejam consideradas, uma estratégia muito importante no ensino e aprendizagem das ciências continuam a ser pouco utilizadas, bem como o modelo de Orion desconhecido pela maioria dos participantes. O uso de cartas, topográficas e geológicas, e o site do Google Earth são adequados para a dinamização de AC, no entanto apenas este último tem alguma preferência na utilização. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-01T00:00:00Z 2020-08-01T00:00:00Z 2022-03-08T16:10:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.9/3799 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.9/3799 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Correia, Pires & Abrantes 2020, ‘Curso de formação contínua de professores: aulas de campo no ensino das ciências’, Comunicações Geológicas, vol. 107, nº 1 (especial), pp. 169-172. https://doi.org/10.34637/m37e-w533 0873-948X https://doi.org/10.34637/m37e-w533 1647-581X |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
LNEG - Laboratório Nacional de Energia e Geologia |
publisher.none.fl_str_mv |
LNEG - Laboratório Nacional de Energia e Geologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130236831399936 |