Processo de planeamento estratégico e internacionalização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Cláudia Sofia dos Santos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/9621
Resumo: Com o aumento das estratégias de internacionalização têm existido um destaque em relação ao contexto empresarial. As empresas não se podem limitar a coexistir no mercado derivado à ampliação da abertura dos mercados, com o aumento da concorrência e do ritmo de inovação. As empresas cada vez mais, têm de ser capazes de reagir aos desafios que lhes são propostos e fazer frente às adversidades para a sua sobrevivência não ser colocada em causa. A internacionalização obriga que a empresa tenha as competências necessárias, para que a possibilitem diferenciar-se no mercado alvo. Nesta conjuntura, é relevante investigar de que forma a competitividade se baseia nos fatores como a marca, customização e serviços associados ao produto, bem como acordos de colaboração com outros players no mercado. O objetivo desta dissertação é compreender as principais motivações e barreiras, que o empresário encontra quando pretende internacionalizar através de exportação direta para entrar no mercado argelino, bem como analisar quais as vantagens e desvantagens compreendidas quando se recorre a esta forma de entrada no mercado. Assim, optei por escolher para estudo caso a empresa do ramo de eletrotécnica com a designação de Francisco C. Diegues, S.A. Para responder a estas perguntas de investigação foi utilizado o método qualitativo, através de um estudo de caso à empresa Francisco C. Diegues, S, A, executado através de uma entrevista semiestruturada e numa recolha de informação com dados secundários, designadamente pela pesquisa de informações da Argélia, conhecimentos disponibilizados pela a empresa e pela a utilização do site racius para ter acesso à parte financeira. O estudo permitiu concluir que, no caso da Francisco C. Diegues, S. A, que se trata de uma internacionalização para um país que existe pouca informação, e que o método que optou foi o mais correto derivado ter a disponibilização financeira necessária, a experiência e ter realizado trabalhos já na localidade o que colocou com a empresa em vantagem perante outras empresas recém-chegadas.
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O objetivo desta dissertação é compreender as principais motivações e barreiras, que o empresário encontra quando pretende internacionalizar através de exportação direta para entrar no mercado argelino, bem como analisar quais as vantagens e desvantagens compreendidas quando se recorre a esta forma de entrada no mercado. Assim, optei por escolher para estudo caso a empresa do ramo de eletrotécnica com a designação de Francisco C. Diegues, S.A. Para responder a estas perguntas de investigação foi utilizado o método qualitativo, através de um estudo de caso à empresa Francisco C. Diegues, S, A, executado através de uma entrevista semiestruturada e numa recolha de informação com dados secundários, designadamente pela pesquisa de informações da Argélia, conhecimentos disponibilizados pela a empresa e pela a utilização do site racius para ter acesso à parte financeira. O estudo permitiu concluir que, no caso da Francisco C. Diegues, S. A, que se trata de uma internacionalização para um país que existe pouca informação, e que o método que optou foi o mais correto derivado ter a disponibilização financeira necessária, a experiência e ter realizado trabalhos já na localidade o que colocou com a empresa em vantagem perante outras empresas recém-chegadas.With the increase of the internationalization strategies have been a highlight in relation to the business context. Companies cannot limit the derivative market to coexist in the expansion of the opening up of markets, increased competition and the pace of innovation. Increasingly, companies must be able to react to the challenges which they are proposed and cope with the adversities to his survival not be put in question. Internationalization requires that the enterprise has the necessary skills, so that to allow to differentiate the target market. At this juncture, it is important to investigate how the competitiveness is based on factors such as the brand, customization and services associated with the product, as well as collaboration agreements with other players in the market. The goal of this dissertation is to understand the main motivations and barriers, which the businessman is when you want to internationalize through direct exports to enter the Algerian market, as well as analyze what advantages and disadvantages included when you use this form of market entry. So, I decided to choose to study if the electrotechnical company with the name of Francisco c. Diegues, S.A. To answer these research questions qualitative method was used, through a case study of the company Francisco c. Diegues, S, A, run through a semi-structured interview and a collection of information with secondary data, in particular for the research of Algeria, knowledge information provided by the company and by the use of the site to access the racius financials. The study made it possible to conclude that, in the case of Francisco c. Diegues, S. The, is an internationalization for a country that there is little information, and the method chosen was the more correct derived have the provision necessary financial experience and have performed works already in the location you put with the company an advantage in the presence of other newly arrived companies.Ribeiro, Maria Clara Dias PintoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSilva, Cláudia Sofia dos Santos2017-03-16T09:37:17Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/9621TID:201635682porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:51:03Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/9621Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:30:09.675556Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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