Os efeitos da resolução criativa de problemas matemáticos numa turma de 6º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carmo, Joana Maria Magalhães do
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/2171
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009
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spelling Os efeitos da resolução criativa de problemas matemáticos numa turma de 6º anoEnsino da matemáticaResolução de problemasCriatividadeTeses de mestrado - 2009Tese de mestrado, Psicologia (Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009Nos dias de hoje o conceito de criatividade revela ser fundamental em diversos domínios, tal como na Matemática. Cada vez mais se apela ao desenvolvimento de resolução de problemas não rotineiros e criativos (ME-DEB, 2001) pelo que parece clara a pertinência de uma proposta de estudo focada na Resolução Criativa de Problemas. O presente estudo procurou avaliar a eficácia de estratégias de Resolução Criativa de Problemas na apreensão de conceitos específicos de área e perímetro, em duas turmas de 6.º ano. Pretendeu, também, saber se a resolução criativa através da manipulação de materiais (grupo experimental) promove uma maior apreensão de conceitos matemáticos, quando comparada com a resolução tradicional (grupo de controlo). Esta investigação apresentou-se num design quasi-experimental, envolvendo três fases pré-teste, treino e pós-teste onde colaboraram 50 participantes, distribuídos por dois grupos-turma. Embora estas fases contemplassem os mesmos problemas, o modo de os resolver diferia no grupo de controlo e no experimental. Procurou-se ainda avaliar alguns indicadores de criatividade, presentes nas estratégias de resolução de problemas: adequação, flexibilidade e originalidade (Torrance, 1976). Contrariamente ao esperado, a classificação geral diminuiu do pré-teste para o pós-teste, em ambos os grupos, contudo, para o grupo controlo estas diferenças foram mais significativas, verificando-se o efeito positivo da intervenção realizada no grupo experimental, que demonstrou igualmente um aumento das estratégias criativas utilizadas no pós-teste. Enquanto que o grupo experimental melhora de uma forma inequívoca ao nível da flexibilidade e da originalidade, o grupo de controlo melhora de uma forma menos visível ao nível da adequação, e da originalidade. Esta intervenção surtiu assim um efeito positivo, revelando-se eficaz na mudança de algumas estratégias de ensino e aprendizagem no domínio da matemática.Nowadays, the concept of creativity reveals its importance in various subjects, such as Mathematics. The recognition that the development of non routine and creative problem solving is needed (ME-DEB, 2001), makes study Creative Problem Solving a priority. The present study attempted to evaluate the efficiency of Creative Problem Solving strategies in the apprehension of the specific concepts of area and perimeter in two 6th form classes. The study also aimed at understanding if creative solving through the manipulation of materials (experimental group) promoted a better understanding of mathematical concepts, when compared to traditional problem solving (control group). This investigation used a quasi-experimental design, involving three phases pre-test, training and post-test with 50 participants, distributed in two class-groups. Although these phases contemplated the same problems, the way to solve them, differed in the control and experimental groups. Indicators of creativity pertaining to the strategies in the solution of problems were also evaluated: adequacy, flexibility and originality (Torrance, 1976). Contrarily to the initial expectation, the overall score in the post-test diminished in both of the groups. However, for the control group, the differences between the scores in the pre and post-tests were more significant, due to the positive effect of the intervention operated in the experimental group who also demonstrated an increase in the use of creative strategies in post-test. While the experimental group increases in an unquestionable way in terms of flexibility and originality, the control group increases in a less visible way in terms of adequacy and originality. Thus, the intervention achieved a positive effect, showing efficiency in the changing of some strategies of teaching and learning in the area of mathematics.Santos, Sara Bahia dos, 1959-Repositório da Universidade de LisboaCarmo, Joana Maria Magalhães do2010-12-09T13:14:49Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdftext/xmlhttp://hdl.handle.net/10451/2171porhttp://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000581059info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:42:24Zoai:repositorio.ul.pt:10451/2171Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:28:37.752064Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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