Robótica e resolução de problemas : uma experiência com o sistema Lego Mindstorms no 12º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Mário
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/2093
Resumo: Tese de mestrado, Ciências da Educação (Tecnologias Educativas), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009
id RCAP_11c2e2ee11d16105b923c574e609bf6a
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/2093
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Robótica e resolução de problemas : uma experiência com o sistema Lego Mindstorms no 12º anoRobóticaResolução de problemasEnsino secundárioTeses de mestrado - 2009Tese de mestrado, Ciências da Educação (Tecnologias Educativas), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009A integração da robótica e da resolução de problemas no currículo do Ensino Secundário constitui o ponto de partida desta investigação. Assim, procurámos avaliar o impacto da utilização da robótica no processo de ensino e aprendizagem baseado na resolução de problemas e na capacidade de planeamento dos alunos. Foi desenvolvida uma experiência ao longo de um ano lectivo em que os sujeitos tinham de resolver um conjunto de problemas de robótica. Para a avaliação do impacto deste ambiente educativo, optámos por uma metodologia experimental com design quase-experimental, com descrição do processo; os instrumentos de recolha de dados usados nos pré e pós-teste foram uma Prova de Planeamento concebida para este trabalho e a Escala Colectiva de Desenvolvimento Lógico (ECDL). Para a descrição do processo recorremos à entrevista semi-dirigida, à observação participante, à análise documental e a um questionário sobre a relação entre a robótica e a Física. Os resultados da investigação revelaram que o grupo experimental sofreu uma evolução significativa (a 10%) ao nível do planeamento (p-value = 0,063), o que não se verificou para o grupo de controlo (p-value = 0,426). Quanto à descrição do processo de resolução dos problemas, verificámos, pela análise dos dados, que os sujeitos usam uma estratégia que corresponde à sequência: representação do problema, estabelecimento do plano, experimentação da proposta de solução, observação/análise do comportamento do robô e tomada de uma decisão sobre a reformulação do plano ou o avanço para uma nova etapa. Ao nível da relação entre a robótica e a Física, o estudo mostrou que os sujeitos do grupo experimental tendem a identificar os conceitos/leis da Física de forma coerente com cada problema de robótica ensaiado.This research study sets out to focus on the inclusion of robotics and problem-solving in the secondary education curriculum. Thus, we have tried to evaluate the impact of using robotics in the teaching and learning process, through problem-solving and students' ability to plan. An experiment was carried out over the course of an academic year, where participants had to resolve a number of robotic problems. In order to assess the impact of such an educational environment, we chose an experimental methodology with a quasi-experimental design and a description of the process. A Planning Test drawn up for this project and the Collective Scale of Logic Development were the data collection instruments used in the pre and post tests. For the process description, we used semi-structured interviews, participant observation, document analysis and a questionnaire on the relationship between robotics and physics. The research findings showed that the experimental group evolved significantly (10%) in terms of planning (p-value = 0,063), which was not the case with the control group (p-value = 0,426). As for the description of the problem-solving process, through our analysis of the data we found that the individuals use a strategy equal to a sequence: representation of the problem, experimentation of the solution proposal, observation/analysis of the robot's behaviour and a decision with regard to a plan reformulation or moving on to a next stage. As far as the relationship between robotics and physics is concerned, the study showed that those in the experimental group tend to identify the concepts/laws of physics in a coherent manner, having tested each robotic problem.Miranda, Guilhermina LobatoPereira, Gilda Maria de Carvalho Fernandes Soromenho, 1957-Repositório da Universidade de LisboaMelo, Mário2010-12-09T13:13:32Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdftext/xmlhttp://hdl.handle.net/10451/2093porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:42:17Zoai:repositorio.ul.pt:10451/2093Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:28:34.060434Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Robótica e resolução de problemas : uma experiência com o sistema Lego Mindstorms no 12º ano
title Robótica e resolução de problemas : uma experiência com o sistema Lego Mindstorms no 12º ano
spellingShingle Robótica e resolução de problemas : uma experiência com o sistema Lego Mindstorms no 12º ano
Melo, Mário
Robótica
Resolução de problemas
Ensino secundário
Teses de mestrado - 2009
title_short Robótica e resolução de problemas : uma experiência com o sistema Lego Mindstorms no 12º ano
title_full Robótica e resolução de problemas : uma experiência com o sistema Lego Mindstorms no 12º ano
title_fullStr Robótica e resolução de problemas : uma experiência com o sistema Lego Mindstorms no 12º ano
title_full_unstemmed Robótica e resolução de problemas : uma experiência com o sistema Lego Mindstorms no 12º ano
title_sort Robótica e resolução de problemas : uma experiência com o sistema Lego Mindstorms no 12º ano
author Melo, Mário
author_facet Melo, Mário
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Miranda, Guilhermina Lobato
Pereira, Gilda Maria de Carvalho Fernandes Soromenho, 1957-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Mário
dc.subject.por.fl_str_mv Robótica
Resolução de problemas
Ensino secundário
Teses de mestrado - 2009
topic Robótica
Resolução de problemas
Ensino secundário
Teses de mestrado - 2009
description Tese de mestrado, Ciências da Educação (Tecnologias Educativas), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009-01-01T00:00:00Z
2010-12-09T13:13:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/2093
url http://hdl.handle.net/10451/2093
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
text/xml
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134169491570688