A Dramaturgia do teatro de marionetas hoje: modos de fazer e modos de ver

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zurbach, Christine
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/2827
Resumo: A dramaturgia é um conceito-chave na metalinguagem dos estudos de teatro. No sentido convencional do termo, sabe-se que designa um campo decisivo na construção do espectáculo teatral, enquanto prática de leitura do texto em articulação com a sua passagem para a cena. Pouco adequado à identidade artística do teatro da marioneta clássica ou tradicional focalizado na marioneta, o termo parece ter ganho uma efectiva pertinência na nossa época, em que o teatro de marionetas passou a integrar as mudanças do teatro contemporâneo. Abstract: Dramaturgy is a key-concept of Theatre Studies. Traditionaly, it refers to a field considered as fundamental in the constructing process of the performance, as a practice of analysis of the text to be performed. Inadequate to be aplied to classical or traditional puppettry, more focused on the puppet itself, the term seems to have nowadays a real importance since puppettry adopted the main trends of contemporary theatre.
id RCAP_1b12147ddfd2d948df24a2408e023192
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/2827
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Dramaturgia do teatro de marionetas hoje: modos de fazer e modos de verdramaturgia; texto; marionetasDramaturgy; text; puppetryA dramaturgia é um conceito-chave na metalinguagem dos estudos de teatro. No sentido convencional do termo, sabe-se que designa um campo decisivo na construção do espectáculo teatral, enquanto prática de leitura do texto em articulação com a sua passagem para a cena. Pouco adequado à identidade artística do teatro da marioneta clássica ou tradicional focalizado na marioneta, o termo parece ter ganho uma efectiva pertinência na nossa época, em que o teatro de marionetas passou a integrar as mudanças do teatro contemporâneo. Abstract: Dramaturgy is a key-concept of Theatre Studies. Traditionaly, it refers to a field considered as fundamental in the constructing process of the performance, as a practice of analysis of the text to be performed. Inadequate to be aplied to classical or traditional puppettry, more focused on the puppet itself, the term seems to have nowadays a real importance since puppettry adopted the main trends of contemporary theatre.SCAR/UDESC2011-11-10T11:09:06Z2011-11-102011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/2827http://hdl.handle.net/10174/2827porMóin-Móin, revista de estudos sobre teatro de formas animadas, Ano 07 - Numero 08 - 2011 ISSN 1809-1385http://www.ceart.udesc.br/ppgt/publicacoes_moinmoin.htmlDepartamento de Artes Cénicas (DAC)Centro de História da Arte e investigação artística (CHAIA)zurbach@uevora.pt203Zurbach, Christineinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:39:30Zoai:dspace.uevora.pt:10174/2827Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:58:24.357934Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Dramaturgia do teatro de marionetas hoje: modos de fazer e modos de ver
title A Dramaturgia do teatro de marionetas hoje: modos de fazer e modos de ver
spellingShingle A Dramaturgia do teatro de marionetas hoje: modos de fazer e modos de ver
Zurbach, Christine
dramaturgia; texto; marionetas
Dramaturgy; text; puppetry
title_short A Dramaturgia do teatro de marionetas hoje: modos de fazer e modos de ver
title_full A Dramaturgia do teatro de marionetas hoje: modos de fazer e modos de ver
title_fullStr A Dramaturgia do teatro de marionetas hoje: modos de fazer e modos de ver
title_full_unstemmed A Dramaturgia do teatro de marionetas hoje: modos de fazer e modos de ver
title_sort A Dramaturgia do teatro de marionetas hoje: modos de fazer e modos de ver
author Zurbach, Christine
author_facet Zurbach, Christine
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zurbach, Christine
dc.subject.por.fl_str_mv dramaturgia; texto; marionetas
Dramaturgy; text; puppetry
topic dramaturgia; texto; marionetas
Dramaturgy; text; puppetry
description A dramaturgia é um conceito-chave na metalinguagem dos estudos de teatro. No sentido convencional do termo, sabe-se que designa um campo decisivo na construção do espectáculo teatral, enquanto prática de leitura do texto em articulação com a sua passagem para a cena. Pouco adequado à identidade artística do teatro da marioneta clássica ou tradicional focalizado na marioneta, o termo parece ter ganho uma efectiva pertinência na nossa época, em que o teatro de marionetas passou a integrar as mudanças do teatro contemporâneo. Abstract: Dramaturgy is a key-concept of Theatre Studies. Traditionaly, it refers to a field considered as fundamental in the constructing process of the performance, as a practice of analysis of the text to be performed. Inadequate to be aplied to classical or traditional puppettry, more focused on the puppet itself, the term seems to have nowadays a real importance since puppettry adopted the main trends of contemporary theatre.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-10T11:09:06Z
2011-11-10
2011-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/2827
http://hdl.handle.net/10174/2827
url http://hdl.handle.net/10174/2827
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Móin-Móin, revista de estudos sobre teatro de formas animadas, Ano 07 - Numero 08 - 2011 ISSN 1809-1385
http://www.ceart.udesc.br/ppgt/publicacoes_moinmoin.html
Departamento de Artes Cénicas (DAC)Centro de História da Arte e investigação artística (CHAIA)
zurbach@uevora.pt
203
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv SCAR/UDESC
publisher.none.fl_str_mv SCAR/UDESC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136467125010432