A Dramaturgia do teatro de marionetas hoje: modos de fazer e modos de ver
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/2827 |
Resumo: | A dramaturgia é um conceito-chave na metalinguagem dos estudos de teatro. No sentido convencional do termo, sabe-se que designa um campo decisivo na construção do espectáculo teatral, enquanto prática de leitura do texto em articulação com a sua passagem para a cena. Pouco adequado à identidade artística do teatro da marioneta clássica ou tradicional focalizado na marioneta, o termo parece ter ganho uma efectiva pertinência na nossa época, em que o teatro de marionetas passou a integrar as mudanças do teatro contemporâneo. Abstract: Dramaturgy is a key-concept of Theatre Studies. Traditionaly, it refers to a field considered as fundamental in the constructing process of the performance, as a practice of analysis of the text to be performed. Inadequate to be aplied to classical or traditional puppettry, more focused on the puppet itself, the term seems to have nowadays a real importance since puppettry adopted the main trends of contemporary theatre. |
id |
RCAP_1b12147ddfd2d948df24a2408e023192 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/2827 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A Dramaturgia do teatro de marionetas hoje: modos de fazer e modos de verdramaturgia; texto; marionetasDramaturgy; text; puppetryA dramaturgia é um conceito-chave na metalinguagem dos estudos de teatro. No sentido convencional do termo, sabe-se que designa um campo decisivo na construção do espectáculo teatral, enquanto prática de leitura do texto em articulação com a sua passagem para a cena. Pouco adequado à identidade artística do teatro da marioneta clássica ou tradicional focalizado na marioneta, o termo parece ter ganho uma efectiva pertinência na nossa época, em que o teatro de marionetas passou a integrar as mudanças do teatro contemporâneo. Abstract: Dramaturgy is a key-concept of Theatre Studies. Traditionaly, it refers to a field considered as fundamental in the constructing process of the performance, as a practice of analysis of the text to be performed. Inadequate to be aplied to classical or traditional puppettry, more focused on the puppet itself, the term seems to have nowadays a real importance since puppettry adopted the main trends of contemporary theatre.SCAR/UDESC2011-11-10T11:09:06Z2011-11-102011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/2827http://hdl.handle.net/10174/2827porMóin-Móin, revista de estudos sobre teatro de formas animadas, Ano 07 - Numero 08 - 2011 ISSN 1809-1385http://www.ceart.udesc.br/ppgt/publicacoes_moinmoin.htmlDepartamento de Artes Cénicas (DAC)Centro de História da Arte e investigação artística (CHAIA)zurbach@uevora.pt203Zurbach, Christineinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:39:30Zoai:dspace.uevora.pt:10174/2827Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:58:24.357934Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Dramaturgia do teatro de marionetas hoje: modos de fazer e modos de ver |
title |
A Dramaturgia do teatro de marionetas hoje: modos de fazer e modos de ver |
spellingShingle |
A Dramaturgia do teatro de marionetas hoje: modos de fazer e modos de ver Zurbach, Christine dramaturgia; texto; marionetas Dramaturgy; text; puppetry |
title_short |
A Dramaturgia do teatro de marionetas hoje: modos de fazer e modos de ver |
title_full |
A Dramaturgia do teatro de marionetas hoje: modos de fazer e modos de ver |
title_fullStr |
A Dramaturgia do teatro de marionetas hoje: modos de fazer e modos de ver |
title_full_unstemmed |
A Dramaturgia do teatro de marionetas hoje: modos de fazer e modos de ver |
title_sort |
A Dramaturgia do teatro de marionetas hoje: modos de fazer e modos de ver |
author |
Zurbach, Christine |
author_facet |
Zurbach, Christine |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zurbach, Christine |
dc.subject.por.fl_str_mv |
dramaturgia; texto; marionetas Dramaturgy; text; puppetry |
topic |
dramaturgia; texto; marionetas Dramaturgy; text; puppetry |
description |
A dramaturgia é um conceito-chave na metalinguagem dos estudos de teatro. No sentido convencional do termo, sabe-se que designa um campo decisivo na construção do espectáculo teatral, enquanto prática de leitura do texto em articulação com a sua passagem para a cena. Pouco adequado à identidade artística do teatro da marioneta clássica ou tradicional focalizado na marioneta, o termo parece ter ganho uma efectiva pertinência na nossa época, em que o teatro de marionetas passou a integrar as mudanças do teatro contemporâneo. Abstract: Dramaturgy is a key-concept of Theatre Studies. Traditionaly, it refers to a field considered as fundamental in the constructing process of the performance, as a practice of analysis of the text to be performed. Inadequate to be aplied to classical or traditional puppettry, more focused on the puppet itself, the term seems to have nowadays a real importance since puppettry adopted the main trends of contemporary theatre. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-11-10T11:09:06Z 2011-11-10 2011-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/2827 http://hdl.handle.net/10174/2827 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/2827 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Móin-Móin, revista de estudos sobre teatro de formas animadas, Ano 07 - Numero 08 - 2011 ISSN 1809-1385 http://www.ceart.udesc.br/ppgt/publicacoes_moinmoin.html Departamento de Artes Cénicas (DAC)Centro de História da Arte e investigação artística (CHAIA) zurbach@uevora.pt 203 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
SCAR/UDESC |
publisher.none.fl_str_mv |
SCAR/UDESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136467125010432 |