As mulheres e o teatro de marionetas e formas animadas em Portugal: desafios, poéticas e modos de criar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Ângela Sofia Branco
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/36101
Resumo: O presente relatório pretendeu refletir sobre a relação entre o teatro de marionetas e formas animadas e a dramaturgia criada por mulheres-criadoras portuguesas, ou que desenvolvem o seu trabalho em Portugal, tendo como objeto de estudo o processo criativo de um espetáculo de teatro de objetos, que teve por mote a palavra “mulher”. O processo criativo articulou vários aspetos, nomeadamente oficinas com a comunidade, entrevistas a colegas criadoras do Teatro de Marionetas e Formas Animadas, a exploração do teatro de objetos, a relação entre a atriz e o objeto e a música/som. A dramaturgia da peça foi sendo criada ao longo de seis meses, resultado da interação de todos estes elementos. Assim, o relatório encontra-se dividido em duas partes, sendo que no primeiro capítulo se procede à contextualização da problemática e conceitos que norteiam o projeto, enquanto que no segundo capítulo se avança para a reflexão do mesmo, procurando responder à questão de partida “Que representações e poéticas emergem de produções feitas por mulheres no teatro de marionetas e formas animadas?” - Women and Puppetry and Animated Forms Theater in Portugal: Challenges, Poetics, and Modes of Creation Abstract: This report aims to reflect on the relationship between puppetry and animated forms theater and the dramaturgy created by Portuguese women creators or those working in Portugal, focusing on the creative process of a theater performance involving objects, inspired by the word "woman." The creative process involves various aspects, including community workshops, interviews with fellow creators in the Puppetry and Animated Forms Theater, exploration of object theater, the relationship between the actress and the object, and music/sound. The play's dramaturgy was developed over six months, resulting from the interaction of all these elements. As a result, the report is divided into two parts. The first chapter provides context for the issue and concepts guiding the project, while the second chapter delves into its reflection while seeking to answer the initial question: "What representations and poetics emerge from productions created by women in puppetry and animated forms theater?"
id RCAP_23cc5358c95d0c94478eef4805ed795d
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/36101
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As mulheres e o teatro de marionetas e formas animadas em Portugal: desafios, poéticas e modos de criarAtriz-objetoProcesso criativoDramaturgiaMulherTeatro de marionetas e formas animadasTeatro de objetosActress-objectCreative processDramaturgyWomanPuppetry theaterObject theateO presente relatório pretendeu refletir sobre a relação entre o teatro de marionetas e formas animadas e a dramaturgia criada por mulheres-criadoras portuguesas, ou que desenvolvem o seu trabalho em Portugal, tendo como objeto de estudo o processo criativo de um espetáculo de teatro de objetos, que teve por mote a palavra “mulher”. O processo criativo articulou vários aspetos, nomeadamente oficinas com a comunidade, entrevistas a colegas criadoras do Teatro de Marionetas e Formas Animadas, a exploração do teatro de objetos, a relação entre a atriz e o objeto e a música/som. A dramaturgia da peça foi sendo criada ao longo de seis meses, resultado da interação de todos estes elementos. Assim, o relatório encontra-se dividido em duas partes, sendo que no primeiro capítulo se procede à contextualização da problemática e conceitos que norteiam o projeto, enquanto que no segundo capítulo se avança para a reflexão do mesmo, procurando responder à questão de partida “Que representações e poéticas emergem de produções feitas por mulheres no teatro de marionetas e formas animadas?” - Women and Puppetry and Animated Forms Theater in Portugal: Challenges, Poetics, and Modes of Creation Abstract: This report aims to reflect on the relationship between puppetry and animated forms theater and the dramaturgy created by Portuguese women creators or those working in Portugal, focusing on the creative process of a theater performance involving objects, inspired by the word "woman." The creative process involves various aspects, including community workshops, interviews with fellow creators in the Puppetry and Animated Forms Theater, exploration of object theater, the relationship between the actress and the object, and music/sound. The play's dramaturgy was developed over six months, resulting from the interaction of all these elements. As a result, the report is divided into two parts. The first chapter provides context for the issue and concepts guiding the project, while the second chapter delves into its reflection while seeking to answer the initial question: "What representations and poetics emerge from productions created by women in puppetry and animated forms theater?"Universidade de Évora2024-01-15T19:33:40Z2024-01-152023-11-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/36101http://hdl.handle.net/10174/36101TID:203447263porDepartamento de Artes Cénicasmarionetka@gmail.com203Ribeiro, Ângela Sofia Brancoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-16T01:50:18Zoai:dspace.uevora.pt:10174/36101Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:44:48.490184Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As mulheres e o teatro de marionetas e formas animadas em Portugal: desafios, poéticas e modos de criar
title As mulheres e o teatro de marionetas e formas animadas em Portugal: desafios, poéticas e modos de criar
spellingShingle As mulheres e o teatro de marionetas e formas animadas em Portugal: desafios, poéticas e modos de criar
Ribeiro, Ângela Sofia Branco
Atriz-objeto
Processo criativo
Dramaturgia
Mulher
Teatro de marionetas e formas animadas
Teatro de objetos
Actress-object
Creative process
Dramaturgy
Woman
Puppetry theater
Object theate
title_short As mulheres e o teatro de marionetas e formas animadas em Portugal: desafios, poéticas e modos de criar
title_full As mulheres e o teatro de marionetas e formas animadas em Portugal: desafios, poéticas e modos de criar
title_fullStr As mulheres e o teatro de marionetas e formas animadas em Portugal: desafios, poéticas e modos de criar
title_full_unstemmed As mulheres e o teatro de marionetas e formas animadas em Portugal: desafios, poéticas e modos de criar
title_sort As mulheres e o teatro de marionetas e formas animadas em Portugal: desafios, poéticas e modos de criar
author Ribeiro, Ângela Sofia Branco
author_facet Ribeiro, Ângela Sofia Branco
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Ângela Sofia Branco
dc.subject.por.fl_str_mv Atriz-objeto
Processo criativo
Dramaturgia
Mulher
Teatro de marionetas e formas animadas
Teatro de objetos
Actress-object
Creative process
Dramaturgy
Woman
Puppetry theater
Object theate
topic Atriz-objeto
Processo criativo
Dramaturgia
Mulher
Teatro de marionetas e formas animadas
Teatro de objetos
Actress-object
Creative process
Dramaturgy
Woman
Puppetry theater
Object theate
description O presente relatório pretendeu refletir sobre a relação entre o teatro de marionetas e formas animadas e a dramaturgia criada por mulheres-criadoras portuguesas, ou que desenvolvem o seu trabalho em Portugal, tendo como objeto de estudo o processo criativo de um espetáculo de teatro de objetos, que teve por mote a palavra “mulher”. O processo criativo articulou vários aspetos, nomeadamente oficinas com a comunidade, entrevistas a colegas criadoras do Teatro de Marionetas e Formas Animadas, a exploração do teatro de objetos, a relação entre a atriz e o objeto e a música/som. A dramaturgia da peça foi sendo criada ao longo de seis meses, resultado da interação de todos estes elementos. Assim, o relatório encontra-se dividido em duas partes, sendo que no primeiro capítulo se procede à contextualização da problemática e conceitos que norteiam o projeto, enquanto que no segundo capítulo se avança para a reflexão do mesmo, procurando responder à questão de partida “Que representações e poéticas emergem de produções feitas por mulheres no teatro de marionetas e formas animadas?” - Women and Puppetry and Animated Forms Theater in Portugal: Challenges, Poetics, and Modes of Creation Abstract: This report aims to reflect on the relationship between puppetry and animated forms theater and the dramaturgy created by Portuguese women creators or those working in Portugal, focusing on the creative process of a theater performance involving objects, inspired by the word "woman." The creative process involves various aspects, including community workshops, interviews with fellow creators in the Puppetry and Animated Forms Theater, exploration of object theater, the relationship between the actress and the object, and music/sound. The play's dramaturgy was developed over six months, resulting from the interaction of all these elements. As a result, the report is divided into two parts. The first chapter provides context for the issue and concepts guiding the project, while the second chapter delves into its reflection while seeking to answer the initial question: "What representations and poetics emerge from productions created by women in puppetry and animated forms theater?"
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-13T00:00:00Z
2024-01-15T19:33:40Z
2024-01-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/36101
http://hdl.handle.net/10174/36101
TID:203447263
url http://hdl.handle.net/10174/36101
identifier_str_mv TID:203447263
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Artes Cénicas
marionetka@gmail.com
203
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136944232333312