As mulheres e o teatro de marionetas e formas animadas em Portugal: desafios, poéticas e modos de criar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/36101 |
Resumo: | O presente relatório pretendeu refletir sobre a relação entre o teatro de marionetas e formas animadas e a dramaturgia criada por mulheres-criadoras portuguesas, ou que desenvolvem o seu trabalho em Portugal, tendo como objeto de estudo o processo criativo de um espetáculo de teatro de objetos, que teve por mote a palavra “mulher”. O processo criativo articulou vários aspetos, nomeadamente oficinas com a comunidade, entrevistas a colegas criadoras do Teatro de Marionetas e Formas Animadas, a exploração do teatro de objetos, a relação entre a atriz e o objeto e a música/som. A dramaturgia da peça foi sendo criada ao longo de seis meses, resultado da interação de todos estes elementos. Assim, o relatório encontra-se dividido em duas partes, sendo que no primeiro capítulo se procede à contextualização da problemática e conceitos que norteiam o projeto, enquanto que no segundo capítulo se avança para a reflexão do mesmo, procurando responder à questão de partida “Que representações e poéticas emergem de produções feitas por mulheres no teatro de marionetas e formas animadas?” - Women and Puppetry and Animated Forms Theater in Portugal: Challenges, Poetics, and Modes of Creation Abstract: This report aims to reflect on the relationship between puppetry and animated forms theater and the dramaturgy created by Portuguese women creators or those working in Portugal, focusing on the creative process of a theater performance involving objects, inspired by the word "woman." The creative process involves various aspects, including community workshops, interviews with fellow creators in the Puppetry and Animated Forms Theater, exploration of object theater, the relationship between the actress and the object, and music/sound. The play's dramaturgy was developed over six months, resulting from the interaction of all these elements. As a result, the report is divided into two parts. The first chapter provides context for the issue and concepts guiding the project, while the second chapter delves into its reflection while seeking to answer the initial question: "What representations and poetics emerge from productions created by women in puppetry and animated forms theater?" |
id |
RCAP_23cc5358c95d0c94478eef4805ed795d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/36101 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As mulheres e o teatro de marionetas e formas animadas em Portugal: desafios, poéticas e modos de criarAtriz-objetoProcesso criativoDramaturgiaMulherTeatro de marionetas e formas animadasTeatro de objetosActress-objectCreative processDramaturgyWomanPuppetry theaterObject theateO presente relatório pretendeu refletir sobre a relação entre o teatro de marionetas e formas animadas e a dramaturgia criada por mulheres-criadoras portuguesas, ou que desenvolvem o seu trabalho em Portugal, tendo como objeto de estudo o processo criativo de um espetáculo de teatro de objetos, que teve por mote a palavra “mulher”. O processo criativo articulou vários aspetos, nomeadamente oficinas com a comunidade, entrevistas a colegas criadoras do Teatro de Marionetas e Formas Animadas, a exploração do teatro de objetos, a relação entre a atriz e o objeto e a música/som. A dramaturgia da peça foi sendo criada ao longo de seis meses, resultado da interação de todos estes elementos. Assim, o relatório encontra-se dividido em duas partes, sendo que no primeiro capítulo se procede à contextualização da problemática e conceitos que norteiam o projeto, enquanto que no segundo capítulo se avança para a reflexão do mesmo, procurando responder à questão de partida “Que representações e poéticas emergem de produções feitas por mulheres no teatro de marionetas e formas animadas?” - Women and Puppetry and Animated Forms Theater in Portugal: Challenges, Poetics, and Modes of Creation Abstract: This report aims to reflect on the relationship between puppetry and animated forms theater and the dramaturgy created by Portuguese women creators or those working in Portugal, focusing on the creative process of a theater performance involving objects, inspired by the word "woman." The creative process involves various aspects, including community workshops, interviews with fellow creators in the Puppetry and Animated Forms Theater, exploration of object theater, the relationship between the actress and the object, and music/sound. The play's dramaturgy was developed over six months, resulting from the interaction of all these elements. As a result, the report is divided into two parts. The first chapter provides context for the issue and concepts guiding the project, while the second chapter delves into its reflection while seeking to answer the initial question: "What representations and poetics emerge from productions created by women in puppetry and animated forms theater?"Universidade de Évora2024-01-15T19:33:40Z2024-01-152023-11-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/36101http://hdl.handle.net/10174/36101TID:203447263porDepartamento de Artes Cénicasmarionetka@gmail.com203Ribeiro, Ângela Sofia Brancoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-16T01:50:18Zoai:dspace.uevora.pt:10174/36101Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:44:48.490184Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As mulheres e o teatro de marionetas e formas animadas em Portugal: desafios, poéticas e modos de criar |
title |
As mulheres e o teatro de marionetas e formas animadas em Portugal: desafios, poéticas e modos de criar |
spellingShingle |
As mulheres e o teatro de marionetas e formas animadas em Portugal: desafios, poéticas e modos de criar Ribeiro, Ângela Sofia Branco Atriz-objeto Processo criativo Dramaturgia Mulher Teatro de marionetas e formas animadas Teatro de objetos Actress-object Creative process Dramaturgy Woman Puppetry theater Object theate |
title_short |
As mulheres e o teatro de marionetas e formas animadas em Portugal: desafios, poéticas e modos de criar |
title_full |
As mulheres e o teatro de marionetas e formas animadas em Portugal: desafios, poéticas e modos de criar |
title_fullStr |
As mulheres e o teatro de marionetas e formas animadas em Portugal: desafios, poéticas e modos de criar |
title_full_unstemmed |
As mulheres e o teatro de marionetas e formas animadas em Portugal: desafios, poéticas e modos de criar |
title_sort |
As mulheres e o teatro de marionetas e formas animadas em Portugal: desafios, poéticas e modos de criar |
author |
Ribeiro, Ângela Sofia Branco |
author_facet |
Ribeiro, Ângela Sofia Branco |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Ângela Sofia Branco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atriz-objeto Processo criativo Dramaturgia Mulher Teatro de marionetas e formas animadas Teatro de objetos Actress-object Creative process Dramaturgy Woman Puppetry theater Object theate |
topic |
Atriz-objeto Processo criativo Dramaturgia Mulher Teatro de marionetas e formas animadas Teatro de objetos Actress-object Creative process Dramaturgy Woman Puppetry theater Object theate |
description |
O presente relatório pretendeu refletir sobre a relação entre o teatro de marionetas e formas animadas e a dramaturgia criada por mulheres-criadoras portuguesas, ou que desenvolvem o seu trabalho em Portugal, tendo como objeto de estudo o processo criativo de um espetáculo de teatro de objetos, que teve por mote a palavra “mulher”. O processo criativo articulou vários aspetos, nomeadamente oficinas com a comunidade, entrevistas a colegas criadoras do Teatro de Marionetas e Formas Animadas, a exploração do teatro de objetos, a relação entre a atriz e o objeto e a música/som. A dramaturgia da peça foi sendo criada ao longo de seis meses, resultado da interação de todos estes elementos. Assim, o relatório encontra-se dividido em duas partes, sendo que no primeiro capítulo se procede à contextualização da problemática e conceitos que norteiam o projeto, enquanto que no segundo capítulo se avança para a reflexão do mesmo, procurando responder à questão de partida “Que representações e poéticas emergem de produções feitas por mulheres no teatro de marionetas e formas animadas?” - Women and Puppetry and Animated Forms Theater in Portugal: Challenges, Poetics, and Modes of Creation Abstract: This report aims to reflect on the relationship between puppetry and animated forms theater and the dramaturgy created by Portuguese women creators or those working in Portugal, focusing on the creative process of a theater performance involving objects, inspired by the word "woman." The creative process involves various aspects, including community workshops, interviews with fellow creators in the Puppetry and Animated Forms Theater, exploration of object theater, the relationship between the actress and the object, and music/sound. The play's dramaturgy was developed over six months, resulting from the interaction of all these elements. As a result, the report is divided into two parts. The first chapter provides context for the issue and concepts guiding the project, while the second chapter delves into its reflection while seeking to answer the initial question: "What representations and poetics emerge from productions created by women in puppetry and animated forms theater?" |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-13T00:00:00Z 2024-01-15T19:33:40Z 2024-01-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/36101 http://hdl.handle.net/10174/36101 TID:203447263 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/36101 |
identifier_str_mv |
TID:203447263 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Artes Cénicas marionetka@gmail.com 203 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136944232333312 |