Mestrados e doutorados profissionais como espaços de formação docente
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/11674 |
Resumo: | Este artigo aborda o papel dos programas profissionais de pós-graduação em Educação no Brasil como lócus de formação docente. Parte-se do pressuposto de que tais programas, considerando sua missão precípua de formar pesquisadores de alto nível e de, em seu trabalho final, apresentar produtos e serviços inovadores que contribuam para o aprimoramento do fazer pedagógico, possam suprir uma lacuna, existente no Brasil, de maior interação do ensino superior com a educação básica. A identidade dos programas profissionais, todavia, encontra-se, ainda, em construção. Com apoio na abordagem qualitativa, de natureza bibliográfica e documental, o presente artigo contextualiza o surgimento dos programas profissionais e analisa experiências de intervenção. Concluindo, afirma que a introdução de programas profissionais de educação, ainda recente, pode se constituir em um movimento importante para a redução de assimetrias presentes na oferta de pós-graduação no país e para o desenvolvimento de conhecimentos teóricos e técnicos necessários à solução de problemas concretos enfrentados pelos docentes e demais profissionais da educação básica em seu cotidiano escolar. |
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Mestrados e doutorados profissionais como espaços de formação docenteEDUCAÇÃOFORMAÇÃO DE PROFESSORESENSINO SUPERIORBRASILEDUCATIONTEACHERS EDUCATIONHIGHER EDUCATIONBRAZILEste artigo aborda o papel dos programas profissionais de pós-graduação em Educação no Brasil como lócus de formação docente. Parte-se do pressuposto de que tais programas, considerando sua missão precípua de formar pesquisadores de alto nível e de, em seu trabalho final, apresentar produtos e serviços inovadores que contribuam para o aprimoramento do fazer pedagógico, possam suprir uma lacuna, existente no Brasil, de maior interação do ensino superior com a educação básica. A identidade dos programas profissionais, todavia, encontra-se, ainda, em construção. Com apoio na abordagem qualitativa, de natureza bibliográfica e documental, o presente artigo contextualiza o surgimento dos programas profissionais e analisa experiências de intervenção. Concluindo, afirma que a introdução de programas profissionais de educação, ainda recente, pode se constituir em um movimento importante para a redução de assimetrias presentes na oferta de pós-graduação no país e para o desenvolvimento de conhecimentos teóricos e técnicos necessários à solução de problemas concretos enfrentados pelos docentes e demais profissionais da educação básica em seu cotidiano escolar.This article addresses the role of professional graduate programs in Education in Brazil as the locus of teacher preparation. The study is based on the premise that these programs, considering their mission to prepare high level researchers who, in their final outputs, present innovative products and services that contribute to the improvement of pedagogical efforts, are able to overcome the gap the currently exists in Brazil between higher and basic education. The identities of the professional programs, however, are still in a process of construction. The article is based on a qualitative study, of a bibliographical and documental nature, that contextualizes the rise of professional programs and analyzes their experiences with social intervention. The study concludes by affirming that the introduction of professional programs in Education, although recent, can constitute an important movement to reduce the asymmetries that characterize graduate education in the country and to develop the theoretical and technical knowledge necessary for the solution of concrete problems that are confronted within schools on daily basis by teachers and other professional personnel.Cet article aborde le rôle des programmes professionnels de troisième cycle dans l’éducation au Brésil comme locus de la formation du corps enseignant. L’étude part de l’hypothèse où de tels programmes, considérant leur mission primordiale de former des chercheurs de haut niveau et de, dans leurs travaux finaux, présenter des produits et services innovants qui contribuent à l’amélioration des pratiques pédagogiques, peut combler des lacunes présentes au Brésil de plus forte interaction de l’enseignement supérieur avec l’éducation de base. L’identité des programmes professionnels, toutefois, se trouve toujours en construction. Il s’agit d’une étude d’abordage qualitatif, de nature bibliographique et documentée, qui contextualise l’apparition des programmes professionnels et analyse les expériences d’intervention. Cette étude conclut affirmant que l’introduction de programmes professionnels d’éducation, encore récente, peut se constituer dans un mouvement important pour la réduction des asymétries présentées dans l’offre de troisième cycle dans le pays et pour le développement de connaissances théoriques et techniques nécessaires pour la solution de problèmes concrets rencontrés par les enseignants et d’autres professionnels de l’éducation de base dans leur quotidien scolaire.Este artículo discute el papel de los programas profesionales de posgrado en educación en Brasil como locus para la formación docente. El estudio supone que tales programas, considerando su misión principal de capacitar a investigadores de alto nivel y, en su trabajo final, presentar productos y servicios innovadores que contribuyan a la mejora de la práctica pedagógica, pueden llenar un vacío en Brasil. Mayor interacción de la educación superior con la educación básica. La identidad de los programas profesionales, sin embargo, todavía está en construcción. Este es un estudio cualitativo, bibliográfico y documental, que contextualiza el surgimiento de programas profesionales y analiza las experiencias de intervención. Este estudio concluye afirmando que la introducción de programas de educación profesional, aún recientes, puede constituir un movimiento importante para reducir las asimetrías presentes en la oferta de posgrado en el país y desarrollar el conocimiento teórico y técnico necesario para la solución de problemas concretos que enfrentan los docentes y otros profesionales de la educación básica en su vida escolar diaria.Edições Universitárias Lusófonas2021-02-05T11:28:56Z2020-01-01T00:00:00Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/11674por1646-401XJunior, Luiz de SousaVerhine, Robert Evaninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-08T01:32:27Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/11674Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:15:01.377735Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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