O estágio com espaço de elaboração dos saberes docentes e a formação do professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Adriana Alves Pugas dos [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/92396
Resumo: Relacionado à linha de pesquisa – Políticas Públicas, Organização Escolar e Formação de Professores – este trabalho, que aborda “O estágio como espaço de elaboração do saber docente e a formação do professor”, teve como ponto de partida refletir sobre o papel do estágio na elaboração dos saberes docentes, na formação do professor. Os objetivos que guiaram esta pesquisa foram realizar um estudo sobre os saberes que poderão ser elaborados a partir das experiências que o futuro professor adquire nas atividades de estágio; investigar e analisar como são previstos os estágios supervisionados no projeto pedagógico do curso de licenciatura em Pedagogia, bem como analisar como os saberes docentes são construídos durante o estágio, a partir das opiniões dos egressos do curso de Pedagogia da Unesp de Presidente Prudente.Devido à natureza desses objetivos, optou-se pela abordagem qualitativa, que permite uma melhor compreensão de fenômenos por meio da obtenção de dados, da análise e da interpretação. Foram analisados o Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia e os Programas de Ensino das disciplinas relacionadas ao estágio. Egressos do curso de Pedagogia, diurno e noturno, que se formaram na Faculdade de Ciências e Tecnologia – UNESP de Presidente Prudente-SP, em 2005, foram selecionados como sujeitos da pesquisa porque já estariam trabalhando e, por isso, poderiam avaliar melhor a relação entre o que aprenderam durante a graduação, a vivência do estágio e a realidade na prática das salas de aula. 39 egressos responderam um questionário para a caracterização do perfil dos sujeitos, nove dos quais foram também entrevistados, visando ao aprofundamento das informações coletadas por escrito. A análise dos dados mostrou que o Projeto Pedagógico do curso pesquisado precisa de uma reestruturação curricular...
id UNSP_6485f52ee47ec6c576916dda648025ec
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/92396
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O estágio com espaço de elaboração dos saberes docentes e a formação do professorEducaçãoProfessores - FormaçãoTeachers’ educationRelacionado à linha de pesquisa – Políticas Públicas, Organização Escolar e Formação de Professores – este trabalho, que aborda “O estágio como espaço de elaboração do saber docente e a formação do professor”, teve como ponto de partida refletir sobre o papel do estágio na elaboração dos saberes docentes, na formação do professor. Os objetivos que guiaram esta pesquisa foram realizar um estudo sobre os saberes que poderão ser elaborados a partir das experiências que o futuro professor adquire nas atividades de estágio; investigar e analisar como são previstos os estágios supervisionados no projeto pedagógico do curso de licenciatura em Pedagogia, bem como analisar como os saberes docentes são construídos durante o estágio, a partir das opiniões dos egressos do curso de Pedagogia da Unesp de Presidente Prudente.Devido à natureza desses objetivos, optou-se pela abordagem qualitativa, que permite uma melhor compreensão de fenômenos por meio da obtenção de dados, da análise e da interpretação. Foram analisados o Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia e os Programas de Ensino das disciplinas relacionadas ao estágio. Egressos do curso de Pedagogia, diurno e noturno, que se formaram na Faculdade de Ciências e Tecnologia – UNESP de Presidente Prudente-SP, em 2005, foram selecionados como sujeitos da pesquisa porque já estariam trabalhando e, por isso, poderiam avaliar melhor a relação entre o que aprenderam durante a graduação, a vivência do estágio e a realidade na prática das salas de aula. 39 egressos responderam um questionário para a caracterização do perfil dos sujeitos, nove dos quais foram também entrevistados, visando ao aprofundamento das informações coletadas por escrito. A análise dos dados mostrou que o Projeto Pedagógico do curso pesquisado precisa de uma reestruturação curricular...Related to the research group – Public Policies, School Organization, and Teacher Education – “Training as teachers´ knowledge development activity and teacher education” is the theme of this paper that had its start with the question: what role does training play in elaborating teachers´ knowledge during their graduation course? To answer that question, Pedagogy graduates who got their Education Major from Faculdade de Ciências e Tecnologia – UNESP/PP in 2005 were chosen as subjects to undergo an investigation whose aim has been to find out how training can help student teachers to acquire the knowledge they must have in order to be prepared for their professional practice. Those graduates have been chosen mainly because most of them have already been teaching and so they would be entitled to evaluate the relation between what they learned during their graduation course and the reality in elementary classroom practices. Investigating in which way Supervised Training Programs are inserted in the university Pedagogic Project, as well as analyzing graduates’ opinions about what kind of knowledge can be developed during training activities are also objectives which have guided this research. Due to the nature of those objectives, a qualitative investigation has been chosen as methodological procedure since it allows phenomena understanding by means of data collecting, analysis, and interpretation. Graduation Teaching Programs and Pedagogic Projects have been analyzed, and 86 daytime and nighttime graduated students have answered... (Complete abstract click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Leite, Yoshie Ussami Ferrari [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Adriana Alves Pugas dos [UNESP]2014-06-11T19:26:01Z2014-06-11T19:26:01Z2008-10-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis170 f. : il.application/pdfSANTOS, Adriana Alves Pugas dos. O estágio com espaço de elaboração dos saberes docentes e a formação do professor. 2008. 170 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2008.http://hdl.handle.net/11449/92396000572041santos_aap_me_prud.pdf33004129044P64339807008555214Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T12:45:22Zoai:repositorio.unesp.br:11449/92396Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:19:46.575919Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O estágio com espaço de elaboração dos saberes docentes e a formação do professor
title O estágio com espaço de elaboração dos saberes docentes e a formação do professor
spellingShingle O estágio com espaço de elaboração dos saberes docentes e a formação do professor
Santos, Adriana Alves Pugas dos [UNESP]
Educação
Professores - Formação
Teachers’ education
title_short O estágio com espaço de elaboração dos saberes docentes e a formação do professor
title_full O estágio com espaço de elaboração dos saberes docentes e a formação do professor
title_fullStr O estágio com espaço de elaboração dos saberes docentes e a formação do professor
title_full_unstemmed O estágio com espaço de elaboração dos saberes docentes e a formação do professor
title_sort O estágio com espaço de elaboração dos saberes docentes e a formação do professor
author Santos, Adriana Alves Pugas dos [UNESP]
author_facet Santos, Adriana Alves Pugas dos [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leite, Yoshie Ussami Ferrari [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Adriana Alves Pugas dos [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Professores - Formação
Teachers’ education
topic Educação
Professores - Formação
Teachers’ education
description Relacionado à linha de pesquisa – Políticas Públicas, Organização Escolar e Formação de Professores – este trabalho, que aborda “O estágio como espaço de elaboração do saber docente e a formação do professor”, teve como ponto de partida refletir sobre o papel do estágio na elaboração dos saberes docentes, na formação do professor. Os objetivos que guiaram esta pesquisa foram realizar um estudo sobre os saberes que poderão ser elaborados a partir das experiências que o futuro professor adquire nas atividades de estágio; investigar e analisar como são previstos os estágios supervisionados no projeto pedagógico do curso de licenciatura em Pedagogia, bem como analisar como os saberes docentes são construídos durante o estágio, a partir das opiniões dos egressos do curso de Pedagogia da Unesp de Presidente Prudente.Devido à natureza desses objetivos, optou-se pela abordagem qualitativa, que permite uma melhor compreensão de fenômenos por meio da obtenção de dados, da análise e da interpretação. Foram analisados o Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia e os Programas de Ensino das disciplinas relacionadas ao estágio. Egressos do curso de Pedagogia, diurno e noturno, que se formaram na Faculdade de Ciências e Tecnologia – UNESP de Presidente Prudente-SP, em 2005, foram selecionados como sujeitos da pesquisa porque já estariam trabalhando e, por isso, poderiam avaliar melhor a relação entre o que aprenderam durante a graduação, a vivência do estágio e a realidade na prática das salas de aula. 39 egressos responderam um questionário para a caracterização do perfil dos sujeitos, nove dos quais foram também entrevistados, visando ao aprofundamento das informações coletadas por escrito. A análise dos dados mostrou que o Projeto Pedagógico do curso pesquisado precisa de uma reestruturação curricular...
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-10-16
2014-06-11T19:26:01Z
2014-06-11T19:26:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Adriana Alves Pugas dos. O estágio com espaço de elaboração dos saberes docentes e a formação do professor. 2008. 170 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2008.
http://hdl.handle.net/11449/92396
000572041
santos_aap_me_prud.pdf
33004129044P6
4339807008555214
identifier_str_mv SANTOS, Adriana Alves Pugas dos. O estágio com espaço de elaboração dos saberes docentes e a formação do professor. 2008. 170 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2008.
000572041
santos_aap_me_prud.pdf
33004129044P6
4339807008555214
url http://hdl.handle.net/11449/92396
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 170 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129415651000320