Objectos transformativos - objectos transicionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matias, Paulo Alexandre da Fonseca Almeida Rodrigues
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/11354
Resumo: Este estudo tem por base a pesquisa e trabalho realizados nos últimos quatro anos em torno da problemática do objecto como material artístico, em particular sobre o valor de certos objectos utilitários quando reunidos e apresentados de forma integrada num contexto especifico. Explora-se a importância do lugar de exposição dos objectos no seu duplo papel de conferidor do estatuto de obra, e de influência direta sobre o autor. A necessidade de a obra se expor para existir enquanto tal, condiciona a escolha do espaço e dos materiais em função das possibilidades de leitura e enriquecimento da significação da obra. Deste encontro entre espaço de respiração da obra e espaço de acção do artista, nascem lugares que influenciam a produção e exposição dos objectos neles produzidos. A vitalidade das propostas artísticas depende em muito da capacidade de potenciar, em diferentes espaços, diferentes leituras junto de cada espectador; Abstract: Transformative Objects – Transitional Objects This study is based on the research and work developed along the past four years on the issue of objects as artistic material, and on the value certain objects acquire when (cohesively) assembled and presented in specific contexts. We explore the importance of exhibition space and its twofold purpose of definer of the object as artwork, and of direct influence over the author. The art piece only becomes such when exposed, and this determines the author’s choice of space and materials, to enhance different interpretations, and to enrich the artwork’s significance. New places and ideas surface from this juxtaposition of the art piece’s and the artist’s spaces of action, influencing the production and exhibition of objects. The vitality of art proposals depends largely on the ability to use different exhibition spaces to offer to each viewer different potential interpretations.
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