Students' attitude towards mathematics at the University of Évora, Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bayudan, Kenny Juntilla
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/11825
Resumo: Este estudo é uma tentativa de determinar a atitude dos estudantes de primeiro ano, que tiveram como objecto de estudo a matemática no primeiro semestre no ano académico de 13/14 na universidade de Évora, Portugal. Um questionário foi feito, passou por verificações de fiabilidade e validade, e serviu para reunir dados sobre a atitude dos estudantes em relação a matemática tais como a motivação, interesses, compreensão e níveis de ansiedade. Os resultados desta pesquisa mostraram que os alunos de primeiro ano normalmente têm uma atitude positiva em relação à matemática antes de entrarem na universidade. Existe uma forte correlação ente a atitude, motivação e interesse, perceção da competência e nível de ansiedade. Esta avaliação é importante para a universidade e para o seu corpo administrativo pois levanta preocupações sobre o fator aprendizagem. Também ajuda a entender a predisposição dos estudantes para a matemática e ajuda a criar hipóteses de intervenção para ajudar aqueles que tem uma atitude mais negativa em relação ao objecto de estudo; ### Abstract: Students’ Attitude towards Mathematics at the University of Évora, Portugal This study is an attempt to determine the attitude of freshmen students who were taking a math subject in the fall semester of the academic year 2013- 2014 at the University of Évora, Portugal. A questionnaire was developed, which underwent validity and reliability analyses, and used to gather data about students’ attitude towards math and their motivation, interest, perceived competence, and anxiety levels. The results of this research show that freshmen students generally have positive attitude towards mathematics prior to commencing university formation. There is a strong positive correlation between attitude and the motivation and interest, perceived competence and anxiety dimensions. This assessment is important to the university faculty and administration as it raises concern on the affective aspect of learning. It also helps them to understand the disposition of their students in math and create possible means of intervention to help those with a negative attitude towards the subject.
id RCAP_1b2fd27c4514ca5865bb811c1bbd30cb
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/11825
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Students' attitude towards mathematics at the University of Évora, PortugalAtitude em relação à matemáticaAnálise fatorialEstudantes do primeiro ano na universidadeEscala de LikertAttitude towards mathFactor analysisFreshman studentsLikert summated rating scaleEste estudo é uma tentativa de determinar a atitude dos estudantes de primeiro ano, que tiveram como objecto de estudo a matemática no primeiro semestre no ano académico de 13/14 na universidade de Évora, Portugal. Um questionário foi feito, passou por verificações de fiabilidade e validade, e serviu para reunir dados sobre a atitude dos estudantes em relação a matemática tais como a motivação, interesses, compreensão e níveis de ansiedade. Os resultados desta pesquisa mostraram que os alunos de primeiro ano normalmente têm uma atitude positiva em relação à matemática antes de entrarem na universidade. Existe uma forte correlação ente a atitude, motivação e interesse, perceção da competência e nível de ansiedade. Esta avaliação é importante para a universidade e para o seu corpo administrativo pois levanta preocupações sobre o fator aprendizagem. Também ajuda a entender a predisposição dos estudantes para a matemática e ajuda a criar hipóteses de intervenção para ajudar aqueles que tem uma atitude mais negativa em relação ao objecto de estudo; ### Abstract: Students’ Attitude towards Mathematics at the University of Évora, Portugal This study is an attempt to determine the attitude of freshmen students who were taking a math subject in the fall semester of the academic year 2013- 2014 at the University of Évora, Portugal. A questionnaire was developed, which underwent validity and reliability analyses, and used to gather data about students’ attitude towards math and their motivation, interest, perceived competence, and anxiety levels. The results of this research show that freshmen students generally have positive attitude towards mathematics prior to commencing university formation. There is a strong positive correlation between attitude and the motivation and interest, perceived competence and anxiety dimensions. This assessment is important to the university faculty and administration as it raises concern on the affective aspect of learning. It also helps them to understand the disposition of their students in math and create possible means of intervention to help those with a negative attitude towards the subject.Universidade de Évora2014-11-20T13:07:56Z2014-11-202014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/11825http://hdl.handle.net/10174/11825TID:201142813engDepartamento de Matemáticakennyjbayudan@gmail.com334Bayudan, Kenny Juntillainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:55:47Zoai:dspace.uevora.pt:10174/11825Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:27.280726Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Students' attitude towards mathematics at the University of Évora, Portugal
title Students' attitude towards mathematics at the University of Évora, Portugal
spellingShingle Students' attitude towards mathematics at the University of Évora, Portugal
Bayudan, Kenny Juntilla
Atitude em relação à matemática
Análise fatorial
Estudantes do primeiro ano na universidade
Escala de Likert
Attitude towards math
Factor analysis
Freshman students
Likert summated rating scale
title_short Students' attitude towards mathematics at the University of Évora, Portugal
title_full Students' attitude towards mathematics at the University of Évora, Portugal
title_fullStr Students' attitude towards mathematics at the University of Évora, Portugal
title_full_unstemmed Students' attitude towards mathematics at the University of Évora, Portugal
title_sort Students' attitude towards mathematics at the University of Évora, Portugal
author Bayudan, Kenny Juntilla
author_facet Bayudan, Kenny Juntilla
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bayudan, Kenny Juntilla
dc.subject.por.fl_str_mv Atitude em relação à matemática
Análise fatorial
Estudantes do primeiro ano na universidade
Escala de Likert
Attitude towards math
Factor analysis
Freshman students
Likert summated rating scale
topic Atitude em relação à matemática
Análise fatorial
Estudantes do primeiro ano na universidade
Escala de Likert
Attitude towards math
Factor analysis
Freshman students
Likert summated rating scale
description Este estudo é uma tentativa de determinar a atitude dos estudantes de primeiro ano, que tiveram como objecto de estudo a matemática no primeiro semestre no ano académico de 13/14 na universidade de Évora, Portugal. Um questionário foi feito, passou por verificações de fiabilidade e validade, e serviu para reunir dados sobre a atitude dos estudantes em relação a matemática tais como a motivação, interesses, compreensão e níveis de ansiedade. Os resultados desta pesquisa mostraram que os alunos de primeiro ano normalmente têm uma atitude positiva em relação à matemática antes de entrarem na universidade. Existe uma forte correlação ente a atitude, motivação e interesse, perceção da competência e nível de ansiedade. Esta avaliação é importante para a universidade e para o seu corpo administrativo pois levanta preocupações sobre o fator aprendizagem. Também ajuda a entender a predisposição dos estudantes para a matemática e ajuda a criar hipóteses de intervenção para ajudar aqueles que tem uma atitude mais negativa em relação ao objecto de estudo; ### Abstract: Students’ Attitude towards Mathematics at the University of Évora, Portugal This study is an attempt to determine the attitude of freshmen students who were taking a math subject in the fall semester of the academic year 2013- 2014 at the University of Évora, Portugal. A questionnaire was developed, which underwent validity and reliability analyses, and used to gather data about students’ attitude towards math and their motivation, interest, perceived competence, and anxiety levels. The results of this research show that freshmen students generally have positive attitude towards mathematics prior to commencing university formation. There is a strong positive correlation between attitude and the motivation and interest, perceived competence and anxiety dimensions. This assessment is important to the university faculty and administration as it raises concern on the affective aspect of learning. It also helps them to understand the disposition of their students in math and create possible means of intervention to help those with a negative attitude towards the subject.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-20T13:07:56Z
2014-11-20
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/11825
http://hdl.handle.net/10174/11825
TID:201142813
url http://hdl.handle.net/10174/11825
identifier_str_mv TID:201142813
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Matemática
kennyjbayudan@gmail.com
334
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136539399159808