A perceção da sobredotação numa amostra de professores: avaliação da necessidade de formação e elaboração de uma proposta de formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Andreia Filipa da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/28070
Resumo: Os docentes, e na sua prática profissional, contactam com diversos tipos de alunos, entre os quais alunos sobredotados. É necessário compreender se os docentes se encontram devidamente habilitados para reconhecer e encaminhar este tipo de alunos, os quais são, e muitas vezes, marginalizados da sociedade, para além de mal diagnosticados no âmbito da educação. Tendo em consideração estes factos, constata-se que ainda existe uma certa estigmatização destes alunos, inclusive entre os docentes, os quais consideram que estes alunos não existem nas suas salas de aula, existindo sim, e na sua perspetiva, alunos mal comportados, dado que é frequente o docente adotar uma posição de detentor de todo o saber. A presente investigação visou compreender as perceções dos docentes relativamente à sobredotação, bem como ao aluno com altas habilidades. A metodologia adotada foi de caráter qualitativo, dado que se recolheram os dados necessários através da aplicação de um inquérito por questionário. Com base nas respostas obtidas, procedeu-se à elaboração de um curso para a formação de professores, designadamente no sentido de colmatar eventuais lacunas e de informar todos os docentes relativamente à sobredotação. Conclui-se, portanto, que é deveras importante que os docentes tomem conhecimento da realidade da sobredotação e que aprendam mais sobre a mesma para poderem desenvolver estratégias de ensino que auxiliem os alunos sobredotados, podendo também melhorar o ambiente em sala de aula.
id RCAP_9770e80e654e75124078b6d349040127
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/28070
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A perceção da sobredotação numa amostra de professores: avaliação da necessidade de formação e elaboração de uma proposta de formaçãoDocentesAlunosSobredotaçãoOs docentes, e na sua prática profissional, contactam com diversos tipos de alunos, entre os quais alunos sobredotados. É necessário compreender se os docentes se encontram devidamente habilitados para reconhecer e encaminhar este tipo de alunos, os quais são, e muitas vezes, marginalizados da sociedade, para além de mal diagnosticados no âmbito da educação. Tendo em consideração estes factos, constata-se que ainda existe uma certa estigmatização destes alunos, inclusive entre os docentes, os quais consideram que estes alunos não existem nas suas salas de aula, existindo sim, e na sua perspetiva, alunos mal comportados, dado que é frequente o docente adotar uma posição de detentor de todo o saber. A presente investigação visou compreender as perceções dos docentes relativamente à sobredotação, bem como ao aluno com altas habilidades. A metodologia adotada foi de caráter qualitativo, dado que se recolheram os dados necessários através da aplicação de um inquérito por questionário. Com base nas respostas obtidas, procedeu-se à elaboração de um curso para a formação de professores, designadamente no sentido de colmatar eventuais lacunas e de informar todos os docentes relativamente à sobredotação. Conclui-se, portanto, que é deveras importante que os docentes tomem conhecimento da realidade da sobredotação e que aprendam mais sobre a mesma para poderem desenvolver estratégias de ensino que auxiliem os alunos sobredotados, podendo também melhorar o ambiente em sala de aula.Pires, Natália de Jesus Albino, 1970-Cerdeira, José Pedro, 1963-Repositório ComumMartins, Andreia Filipa da Silva2019-03-14T11:59:24Z2019-01-01T00:00:00Z2019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/28070202172899porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:38Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/28070Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:16:28.859810Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A perceção da sobredotação numa amostra de professores: avaliação da necessidade de formação e elaboração de uma proposta de formação
title A perceção da sobredotação numa amostra de professores: avaliação da necessidade de formação e elaboração de uma proposta de formação
spellingShingle A perceção da sobredotação numa amostra de professores: avaliação da necessidade de formação e elaboração de uma proposta de formação
Martins, Andreia Filipa da Silva
Docentes
Alunos
Sobredotação
title_short A perceção da sobredotação numa amostra de professores: avaliação da necessidade de formação e elaboração de uma proposta de formação
title_full A perceção da sobredotação numa amostra de professores: avaliação da necessidade de formação e elaboração de uma proposta de formação
title_fullStr A perceção da sobredotação numa amostra de professores: avaliação da necessidade de formação e elaboração de uma proposta de formação
title_full_unstemmed A perceção da sobredotação numa amostra de professores: avaliação da necessidade de formação e elaboração de uma proposta de formação
title_sort A perceção da sobredotação numa amostra de professores: avaliação da necessidade de formação e elaboração de uma proposta de formação
author Martins, Andreia Filipa da Silva
author_facet Martins, Andreia Filipa da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pires, Natália de Jesus Albino, 1970-
Cerdeira, José Pedro, 1963-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Andreia Filipa da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Docentes
Alunos
Sobredotação
topic Docentes
Alunos
Sobredotação
description Os docentes, e na sua prática profissional, contactam com diversos tipos de alunos, entre os quais alunos sobredotados. É necessário compreender se os docentes se encontram devidamente habilitados para reconhecer e encaminhar este tipo de alunos, os quais são, e muitas vezes, marginalizados da sociedade, para além de mal diagnosticados no âmbito da educação. Tendo em consideração estes factos, constata-se que ainda existe uma certa estigmatização destes alunos, inclusive entre os docentes, os quais consideram que estes alunos não existem nas suas salas de aula, existindo sim, e na sua perspetiva, alunos mal comportados, dado que é frequente o docente adotar uma posição de detentor de todo o saber. A presente investigação visou compreender as perceções dos docentes relativamente à sobredotação, bem como ao aluno com altas habilidades. A metodologia adotada foi de caráter qualitativo, dado que se recolheram os dados necessários através da aplicação de um inquérito por questionário. Com base nas respostas obtidas, procedeu-se à elaboração de um curso para a formação de professores, designadamente no sentido de colmatar eventuais lacunas e de informar todos os docentes relativamente à sobredotação. Conclui-se, portanto, que é deveras importante que os docentes tomem conhecimento da realidade da sobredotação e que aprendam mais sobre a mesma para poderem desenvolver estratégias de ensino que auxiliem os alunos sobredotados, podendo também melhorar o ambiente em sala de aula.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-14T11:59:24Z
2019-01-01T00:00:00Z
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/28070
202172899
url http://hdl.handle.net/10400.26/28070
identifier_str_mv 202172899
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130028365053952