A perceção da sobredotação numa amostra de professores: avaliação da necessidade de formação e elaboração de uma proposta de formação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/28070 |
Resumo: | Os docentes, e na sua prática profissional, contactam com diversos tipos de alunos, entre os quais alunos sobredotados. É necessário compreender se os docentes se encontram devidamente habilitados para reconhecer e encaminhar este tipo de alunos, os quais são, e muitas vezes, marginalizados da sociedade, para além de mal diagnosticados no âmbito da educação. Tendo em consideração estes factos, constata-se que ainda existe uma certa estigmatização destes alunos, inclusive entre os docentes, os quais consideram que estes alunos não existem nas suas salas de aula, existindo sim, e na sua perspetiva, alunos mal comportados, dado que é frequente o docente adotar uma posição de detentor de todo o saber. A presente investigação visou compreender as perceções dos docentes relativamente à sobredotação, bem como ao aluno com altas habilidades. A metodologia adotada foi de caráter qualitativo, dado que se recolheram os dados necessários através da aplicação de um inquérito por questionário. Com base nas respostas obtidas, procedeu-se à elaboração de um curso para a formação de professores, designadamente no sentido de colmatar eventuais lacunas e de informar todos os docentes relativamente à sobredotação. Conclui-se, portanto, que é deveras importante que os docentes tomem conhecimento da realidade da sobredotação e que aprendam mais sobre a mesma para poderem desenvolver estratégias de ensino que auxiliem os alunos sobredotados, podendo também melhorar o ambiente em sala de aula. |
id |
RCAP_9770e80e654e75124078b6d349040127 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/28070 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A perceção da sobredotação numa amostra de professores: avaliação da necessidade de formação e elaboração de uma proposta de formaçãoDocentesAlunosSobredotaçãoOs docentes, e na sua prática profissional, contactam com diversos tipos de alunos, entre os quais alunos sobredotados. É necessário compreender se os docentes se encontram devidamente habilitados para reconhecer e encaminhar este tipo de alunos, os quais são, e muitas vezes, marginalizados da sociedade, para além de mal diagnosticados no âmbito da educação. Tendo em consideração estes factos, constata-se que ainda existe uma certa estigmatização destes alunos, inclusive entre os docentes, os quais consideram que estes alunos não existem nas suas salas de aula, existindo sim, e na sua perspetiva, alunos mal comportados, dado que é frequente o docente adotar uma posição de detentor de todo o saber. A presente investigação visou compreender as perceções dos docentes relativamente à sobredotação, bem como ao aluno com altas habilidades. A metodologia adotada foi de caráter qualitativo, dado que se recolheram os dados necessários através da aplicação de um inquérito por questionário. Com base nas respostas obtidas, procedeu-se à elaboração de um curso para a formação de professores, designadamente no sentido de colmatar eventuais lacunas e de informar todos os docentes relativamente à sobredotação. Conclui-se, portanto, que é deveras importante que os docentes tomem conhecimento da realidade da sobredotação e que aprendam mais sobre a mesma para poderem desenvolver estratégias de ensino que auxiliem os alunos sobredotados, podendo também melhorar o ambiente em sala de aula.Pires, Natália de Jesus Albino, 1970-Cerdeira, José Pedro, 1963-Repositório ComumMartins, Andreia Filipa da Silva2019-03-14T11:59:24Z2019-01-01T00:00:00Z2019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/28070202172899porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:38Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/28070Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:16:28.859810Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A perceção da sobredotação numa amostra de professores: avaliação da necessidade de formação e elaboração de uma proposta de formação |
title |
A perceção da sobredotação numa amostra de professores: avaliação da necessidade de formação e elaboração de uma proposta de formação |
spellingShingle |
A perceção da sobredotação numa amostra de professores: avaliação da necessidade de formação e elaboração de uma proposta de formação Martins, Andreia Filipa da Silva Docentes Alunos Sobredotação |
title_short |
A perceção da sobredotação numa amostra de professores: avaliação da necessidade de formação e elaboração de uma proposta de formação |
title_full |
A perceção da sobredotação numa amostra de professores: avaliação da necessidade de formação e elaboração de uma proposta de formação |
title_fullStr |
A perceção da sobredotação numa amostra de professores: avaliação da necessidade de formação e elaboração de uma proposta de formação |
title_full_unstemmed |
A perceção da sobredotação numa amostra de professores: avaliação da necessidade de formação e elaboração de uma proposta de formação |
title_sort |
A perceção da sobredotação numa amostra de professores: avaliação da necessidade de formação e elaboração de uma proposta de formação |
author |
Martins, Andreia Filipa da Silva |
author_facet |
Martins, Andreia Filipa da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pires, Natália de Jesus Albino, 1970- Cerdeira, José Pedro, 1963- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Andreia Filipa da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docentes Alunos Sobredotação |
topic |
Docentes Alunos Sobredotação |
description |
Os docentes, e na sua prática profissional, contactam com diversos tipos de alunos, entre os quais alunos sobredotados. É necessário compreender se os docentes se encontram devidamente habilitados para reconhecer e encaminhar este tipo de alunos, os quais são, e muitas vezes, marginalizados da sociedade, para além de mal diagnosticados no âmbito da educação. Tendo em consideração estes factos, constata-se que ainda existe uma certa estigmatização destes alunos, inclusive entre os docentes, os quais consideram que estes alunos não existem nas suas salas de aula, existindo sim, e na sua perspetiva, alunos mal comportados, dado que é frequente o docente adotar uma posição de detentor de todo o saber. A presente investigação visou compreender as perceções dos docentes relativamente à sobredotação, bem como ao aluno com altas habilidades. A metodologia adotada foi de caráter qualitativo, dado que se recolheram os dados necessários através da aplicação de um inquérito por questionário. Com base nas respostas obtidas, procedeu-se à elaboração de um curso para a formação de professores, designadamente no sentido de colmatar eventuais lacunas e de informar todos os docentes relativamente à sobredotação. Conclui-se, portanto, que é deveras importante que os docentes tomem conhecimento da realidade da sobredotação e que aprendam mais sobre a mesma para poderem desenvolver estratégias de ensino que auxiliem os alunos sobredotados, podendo também melhorar o ambiente em sala de aula. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-14T11:59:24Z 2019-01-01T00:00:00Z 2019-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/28070 202172899 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/28070 |
identifier_str_mv |
202172899 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130028365053952 |